Edição do dia 21/01/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Salve, salve a lembrança do herói de Santa Cruz do Sul: Arno Frantz
OPINIÃO
Inovação e transparência devem andar de mãos dadas
OPINIÃO
Benditas são as mentes criadoras que combinam sons e silêncio e os transformam em música
OPINIÃO
Dengue: Santa Cruz registra sete casos de suspeita
SAÚDE - Município está entre 99 do Estado com infestação do mosquito
Projeto sugere isenção de IPTU para estacionamentos
GERAL - Vereador também propôs um aplicativo para registro de gastos e receitas do município
Uma agroindústria que empodera
EMPRESARIAL - Programa Arise possibilitou a abertura de uma empresa no interior
Atleta santa-cruzense busca apoio para disputa de competição na França
ESPORTES
União Corinthians empossa departamento de Judô
ESPORTES
Lifasc: Definidos os confrontos da segunda fase
ESPORTES - Última rodada teve 41 gols em oito jogos disputados pelos aspirantes e titulares
Copinha: Gaúchos estão na semifinal
ESPORTES
Gauchão inicia com seis partidas
ESPORTES
Gauchão inicia com seis partidas
ESPORTES
Recopa Gaúcha: Pelotas conquista o bi nos pênaltis
ESPORTES
Toto retorna ao Avenida
ESPORTES - Volante de 33 anos chegou nesta segunda, 20, no Estádio dos Eucaliptos
Desfile de Carnaval pode ser retomado em 2020
GERAL - Reunião entre Prefeitura e Associação das Entidades Carnavalescas define detalhes sobre apoio para a realização do evento
Vazamentos de água são registrados em Santa Cruz
GERAL - Rompimentos de rede ocorreram na sexta, 17, em dois pontos do Centro
Trilegal: Santa Cruz tem quatro novos ganhadores
GERAL
PRE combate a embriaguez no trânsito
POLÍCIA

Tchê Bistrô e Arte: enaltecendo a tradição gaúcha

VARIEDADES - 17/09/2019

Tatiana Gomes: 'sou uma pessoa que só quer resgatar a arte, a cultura e os valores'Tatiana Gomes: 'sou uma pessoa que só quer resgatar a arte, a cultura e os valores' Crédito: Sara Rohde

Sara Rohde
[email protected]

Um bom chimarrão, café campeiro com gastronomia do sul, decoração antiga e histórica com artigos como pelego, fogão à lenha, um toque com artefatos da tradição gaúcha. A ideia de criar o espaço Tchê Bistrô e Arte, localizado na entrada do Shopping Germânia, vem de infância, disse a idealizadora Tatiana Gomes. 
O objetivo é claro, resgatar toda a cultura que já vem de muitas batalhas travadas no Rio Grande do Sul e que a maioria das pessoas não conhece, então para agregar valor aos gaúchos, apresentar não só a temática, mas também a gastronomia e a história, foi criado o projeto. 
A ideia nasceu de um sonho antigo, pois crescer dentro de um café gaúcho rende boas histórias. “Passei minha infância dentro de um café e este seria o nome, Café Gaúcho, mas a palavra Tchê aproxima mais e aí ficou definido Tchê Bistrô e Arte”, disse. 
Aliar a vontade com o resgate cultural foi fundamental para a abertura. “Na verdade, sou uma pessoa que só quer resgatar a arte, a cultura e os valores, porque hoje em dia esse tripé está totalmente decadente e as pessoas não acreditam em mais nada e estão muito menos preocupadas nos valores. Elas só estão preocupadas em aparecer na sociedade, ostentar o que não é a realidade e a verdade é muito diferente, não têm conteúdo algum”.
O trabalho da Tatiana está aliado com o crescimento do shopping, ou seja, fazer com que as pessoas comecem a ter um novo olhar para o estabelecimento. E maior que o sonho vem a coragem em abraçar a causa e realizar o evento. “É preciso coragem porque eu levantei do nada e disse vou fazer o evento e poucas pessoas acreditaram no meu sonho, depois passaram uns dias e começou a aparecer gente de todos os lados”, contou. “O nosso intuito é fazer com que as pessoas de Santa Cruz comecem a ter um novo olhar para a gestão que existe em torno da cidade, porque a colonização germânica é muito forte, e neste pequeno espaço queremos mostrar para toda a cidade, que é enorme culturalmente e que não conhece o Shopping Germânia, o resgate de toda uma história”.

A ideia do espaço Tchê Bistro e Arte nasceu de um sonho antigo da idealizadoraA ideia do espaço Tchê Bistro e Arte nasceu de um sonho antigo da idealizadora Crédito: Rolf Steinhaus

A programação do espaço iniciou na última semana repleta de atividades. Um dos pontos altos foi o momento de contos gaúchos realizado no último sábado com crianças, em que o objetivo era explicar e mostrar um pouco da cultura e trabalhar a educação como um todo. Outro destaque foi a rodada tripla de chope da Souza’s Bier que deixou o local completamente lotado na última sexta-feira. 
E para dar seguimento aos festejos farroupilhas, nesta terça-feira, 17, será servido um jantar de carreteiro de linguiça, mais salada de cebola e tomate. É às 19 horas com ingressos limitados à venda por R$ 18,00. Lembrando que o café campeiro é servido todos os dias das 14 às 20 horas, até o dia 21 de setembro. 
A programação oficial do espaço encerra dia 30, mas o projeto não termina por aí. Muitas pessoas que passaram por lá pediram para que o espaço fique aberto mais uns dias. Conforme Tatiana, novidades já vem para outubro com a chegada da Oktoberfest, em novembro também há planos de abrir uns dias e em dezembro uma programação especial já está sendo pensada, é o Natal Luz Germânico.
Para o evento acontecer as parcerias do Shopping Germânia, Gut Sorvetes e Boutique da Arte foram essenciais.