Edição do dia 13/12/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Santa Cruz perde Arno Frantz
GERAL - Ex-prefeito da cidade faleceu na manhã de ontem, de uma parada respiratória
Obrigado, "seu Arno"
EDITORIAL
Pagamento do IPVA com desconto começa dia 17 de dezembro
ECONOMIA
Aulas deverão ser concluídas somente em 2020
EDUCAÇÃO
Senac-RS lança edital para distribuição de vagas gratuitas
GERAL
Lei Geral de Proteção de Dados é tema de evento
GERAL
Novo Cabrais: Quadra de esportes da Linha São João é inaugurada
ESPORTES - Local foi construído pela prefeitura municipal, através de uma emenda parlamentar de Luiz Carlos Heinze
Novo Cabrais: Programação de Natal ocorre nesta sexta-feira
VARIEDADES - Evento contará com diversas atrações no Centro Desportivo Municipal
Novo Cabrais: Projeto sobre meio ambiente é desenvolvido na Teófilo
GERAL
Receita Estadual entrega dados de sonegação ao Ministério Público do RS
ECONOMIA
Saque imediato do FGTS
GERAL - Bolsonaro sanciona lei que aumenta limite
TSE aprova normas para eleição municipal de 2020
GERAL
NAAC realiza o 1º Seminário de Tradutores e intérpretes de Libras
GERAL
Christkindfest: Desfile Natalino é destaque no fim de semana
VARIEDADES
Senac inscreve para curso de Design
GERAL
Christkindfest 2019: Espetáculo Alma Única no dia 18 de dezembro
VARIEDADES
RGE investiu R$ 45,7 milhões no Vale do Rio Pardo
ECONOMIA
Escolas da região doam materiais
EDUCAÇÃO

Presidente dos Festejos Farroupilhas destaca a importância da cultura gaúcha

VARIEDADES - 17/09/2019

Janice Rocha: 'Quando fui nomeada como presidente da comissão dos Festejos Farroupilhas me senti realmente agraciada pela valorização do trabalho'Janice Rocha: 'Quando fui nomeada como presidente da comissão dos Festejos Farroupilhas me senti realmente agraciada pela valorização do trabalho' Crédito: Sara Rohde

Sara Rohde
[email protected]

Foi realizada na última sexta-feira, 13, a abertura dos festejos alusivos à Semana Farroupilha que neste ano tem o tema ‘Vida e Obras de Paixão Côrtes’. O evento realizado pela Associação Tradicionalista Santa-cruzense (ATS), 5ª Região Tradicionalista, Prefeitura Municipal, 6ª CRE e Brigada Militar, aconteceu mais uma vez no Galpão Crioulo do Parque de Eventos de Santa Cruz do Sul.
Na ocasião participaram autoridades e representantes de entidades tradicionalistas, e cavalarianos levaram a chama crioula que permanecerá acesa até o encerramento dos festejos no dia 20 de Setembro. 
Este ano a presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas é Janice Rocha. Para ela estar à frente da programação representando todas as entidades tradicionalistas e o Poder Público, é uma honra muito grande. “Quando fui nomeada me senti realmente agraciada pela valorização do trabalho. Isso nos leva a crer que o pouco que se faz, está sendo feito com valor. Eu só tenho a agradecer, dizer que é uma honra e pedir ao patrão maior que nos dê luz e que eu possa trazer esta representatividade como todos os santa-cruzenses merecem”.

A abertura ocorreu na última sexta-feira no Galpão Crioulo do Parque de Eventos de Santa Cruz do SulA abertura ocorreu na última sexta-feira no Galpão Crioulo do Parque de Eventos de Santa Cruz do Sul Crédito: Sara Rohde

Janice ainda destacou o quão importante é a cultura gaúcha. “É uma maneira de mantermos acesa a história, tradição e a cultura no Rio Grande do Sul. Este início dos festejos já vem para anunciar que a nossa semana vai ser de sucesso, que todas as entidades estão engajadas para que os festejos ocorram e que vamos estar sempre com os braços abertos para a comunidade de Santa Cruz do Sul”.
O Coordenador da 5ª Região Tradicionalista Clóvis Vieira pediu uma salva de palmas às mulheres e às professoras, “hoje eu não estaria aqui se não fosse pela atenção que as educadoras nos proporcionaram. Agradeço também aos cavalarianos que desde o dia 14 de agosto estavam na estrada e hoje terminam a lida de carregar a centelha da chama crioula. Uma pátria de cavalos que cortou o Rio Grande e hoje se prova que nem o tempo ataca o gaúcho”.
A programação dos festejos segue intensa durante a semana com churrascada, bailes, oficinas a diversas atividades culturais. Conforme o Patrono dos Festejos Farroupilhas, Ibani Bicca, a oportunidade é de reunir a família e os amigos para a festa. “Nós temos que fazer com que os festejos sejam uma festa popular, do povo gaúcho. Ainda existe uma ideia de que a festa é dos tradicionalistas, do pessoal dos CTGs, estes são encarregados de preparar de organizar o evento devido estar vivenciando a cultura gaúcha, mas seria bom se a comunidade se envolvesse mais, pois todos são bem vindos, quem não tem pilcha que venha sem, que venha ouvir uma música, sentar e tomar um chimarrão, escutar uma poesia, comer um churrasco. A Semana Farroupilha é para todas as famílias e não tem idade para participar”.