Edição do dia 15/10/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Calendário de Eventos 2020
GERAL
35ª Oktoberfest: Shows tradicionalistas são atração desta quarta-feira
GERAL - Festa da Alegria terá apresentações do Grupo Fandangaço, às 20h, e Os Serranos, às 22h30, no Lonão
Festa da Alegria recebe 20 mil pessoas no Dia da Maturidade Ativa
GERAL - Mais de 40 grupos e excursões de todo o Estado estiveram na 35ª Oktoberfest nesta terça-feira, 15 de outubro
Dia do Professor: educação para a erradicação do trabalho infantil
GERAL - Conheça a história de dois profissionais que estão na linha de frente do programa ARISE, iniciativa que muda a realidade de crianças e adolescentes
Praça da Cultura levará o nome de José Paulo Rauber Filho
GERAL - Inauguração do local ocorreu no sábado, 12 e contou com a presença da família do homenageado
Terça-feira será de ponto facultativo nas escolas
GERAL - Além das escolas municipais e estaduais, algumas particulares também não terão aula neste dia
Dia do Eletricista é nesta quinta-feira
GERAL - Data marca a importância do profissional habilitado
Inscrições abertas para a Escola de Educação Infantil
GERAL - Há vagas gratuitas e pagas para crianças de 4 e 5 anos
Rodrigo Solda é o novo presidente
GERAL - Além dele, outros prefeitos foram empossados para a diretoria e conselho fiscal do biênio 2020/2021
Evento discute problemas do contrabando e a pirataria
GERAL - Palestra apresentou dados sobre as ameaças do mercado ilegal para a economia
Sicredi Vale do Rio Pardo enaltece o cooperativismo durante o desfile da 35ª Oktoberfest
GERAL
Quase 17 milhões já foram emprestados pelo município
GERAL
Primeiros dias de Oktoberfest superam 54,6 mil pessoas pagantes
GERAL - Semana segue repleta de atrações
Fala, professor!
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
Histórico da data
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O profissional que dedica a sua vida a ensinar
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O big bang é o Operacional Divino
OPINIÃO
Permitir não é obrigar
OPINIÃO

Presidente dos Festejos Farroupilhas destaca a importância da cultura gaúcha

VARIEDADES - 17/09/2019

Janice Rocha: 'Quando fui nomeada como presidente da comissão dos Festejos Farroupilhas me senti realmente agraciada pela valorização do trabalho'Janice Rocha: 'Quando fui nomeada como presidente da comissão dos Festejos Farroupilhas me senti realmente agraciada pela valorização do trabalho' Crédito: Sara Rohde

Sara Rohde
[email protected]

Foi realizada na última sexta-feira, 13, a abertura dos festejos alusivos à Semana Farroupilha que neste ano tem o tema ‘Vida e Obras de Paixão Côrtes’. O evento realizado pela Associação Tradicionalista Santa-cruzense (ATS), 5ª Região Tradicionalista, Prefeitura Municipal, 6ª CRE e Brigada Militar, aconteceu mais uma vez no Galpão Crioulo do Parque de Eventos de Santa Cruz do Sul.
Na ocasião participaram autoridades e representantes de entidades tradicionalistas, e cavalarianos levaram a chama crioula que permanecerá acesa até o encerramento dos festejos no dia 20 de Setembro. 
Este ano a presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas é Janice Rocha. Para ela estar à frente da programação representando todas as entidades tradicionalistas e o Poder Público, é uma honra muito grande. “Quando fui nomeada me senti realmente agraciada pela valorização do trabalho. Isso nos leva a crer que o pouco que se faz, está sendo feito com valor. Eu só tenho a agradecer, dizer que é uma honra e pedir ao patrão maior que nos dê luz e que eu possa trazer esta representatividade como todos os santa-cruzenses merecem”.

A abertura ocorreu na última sexta-feira no Galpão Crioulo do Parque de Eventos de Santa Cruz do SulA abertura ocorreu na última sexta-feira no Galpão Crioulo do Parque de Eventos de Santa Cruz do Sul Crédito: Sara Rohde

Janice ainda destacou o quão importante é a cultura gaúcha. “É uma maneira de mantermos acesa a história, tradição e a cultura no Rio Grande do Sul. Este início dos festejos já vem para anunciar que a nossa semana vai ser de sucesso, que todas as entidades estão engajadas para que os festejos ocorram e que vamos estar sempre com os braços abertos para a comunidade de Santa Cruz do Sul”.
O Coordenador da 5ª Região Tradicionalista Clóvis Vieira pediu uma salva de palmas às mulheres e às professoras, “hoje eu não estaria aqui se não fosse pela atenção que as educadoras nos proporcionaram. Agradeço também aos cavalarianos que desde o dia 14 de agosto estavam na estrada e hoje terminam a lida de carregar a centelha da chama crioula. Uma pátria de cavalos que cortou o Rio Grande e hoje se prova que nem o tempo ataca o gaúcho”.
A programação dos festejos segue intensa durante a semana com churrascada, bailes, oficinas a diversas atividades culturais. Conforme o Patrono dos Festejos Farroupilhas, Ibani Bicca, a oportunidade é de reunir a família e os amigos para a festa. “Nós temos que fazer com que os festejos sejam uma festa popular, do povo gaúcho. Ainda existe uma ideia de que a festa é dos tradicionalistas, do pessoal dos CTGs, estes são encarregados de preparar de organizar o evento devido estar vivenciando a cultura gaúcha, mas seria bom se a comunidade se envolvesse mais, pois todos são bem vindos, quem não tem pilcha que venha sem, que venha ouvir uma música, sentar e tomar um chimarrão, escutar uma poesia, comer um churrasco. A Semana Farroupilha é para todas as famílias e não tem idade para participar”.