Edição do dia 15/10/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Calendário de Eventos 2020
GERAL
35ª Oktoberfest: Shows tradicionalistas são atração desta quarta-feira
GERAL - Festa da Alegria terá apresentações do Grupo Fandangaço, às 20h, e Os Serranos, às 22h30, no Lonão
Festa da Alegria recebe 20 mil pessoas no Dia da Maturidade Ativa
GERAL - Mais de 40 grupos e excursões de todo o Estado estiveram na 35ª Oktoberfest nesta terça-feira, 15 de outubro
Dia do Professor: educação para a erradicação do trabalho infantil
GERAL - Conheça a história de dois profissionais que estão na linha de frente do programa ARISE, iniciativa que muda a realidade de crianças e adolescentes
Praça da Cultura levará o nome de José Paulo Rauber Filho
GERAL - Inauguração do local ocorreu no sábado, 12 e contou com a presença da família do homenageado
Terça-feira será de ponto facultativo nas escolas
GERAL - Além das escolas municipais e estaduais, algumas particulares também não terão aula neste dia
Dia do Eletricista é nesta quinta-feira
GERAL - Data marca a importância do profissional habilitado
Inscrições abertas para a Escola de Educação Infantil
GERAL - Há vagas gratuitas e pagas para crianças de 4 e 5 anos
Rodrigo Solda é o novo presidente
GERAL - Além dele, outros prefeitos foram empossados para a diretoria e conselho fiscal do biênio 2020/2021
Evento discute problemas do contrabando e a pirataria
GERAL - Palestra apresentou dados sobre as ameaças do mercado ilegal para a economia
Sicredi Vale do Rio Pardo enaltece o cooperativismo durante o desfile da 35ª Oktoberfest
GERAL
Quase 17 milhões já foram emprestados pelo município
GERAL
Primeiros dias de Oktoberfest superam 54,6 mil pessoas pagantes
GERAL - Semana segue repleta de atrações
Fala, professor!
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
Histórico da data
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O profissional que dedica a sua vida a ensinar
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O big bang é o Operacional Divino
OPINIÃO
Permitir não é obrigar
OPINIÃO

Reunião sobre Plantas Biotivas inicia hoje

GERAL - 17/09/2019

Tem início hoje, 17, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Santa Cruz do Sul, a 13ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas e o 1º Congresso Sul Brasileiro de Plantas Bioativas. O evento, que tem como tema “Ciência, saberes e práticas tradicionais em Plantas Bioativas”, visa reunir cerca de 850 pessoas para debater sobre o tema das plantas bioativas, buscando o fortalecimento da cadeia produtiva, bem como da rede de entidades envolvidas, aproximando todas as etapas da produção e oportunizando a troca de experiências, qualificação técnica, atualização, motivação, fortalecimento de parcerias e promoção de ações integradas.
Em cada dia do evento será trabalhado um eixo temático por meio de palestras, relatos de experiências e debates. No primeiro dia, 17, o foco será “Homeopatia e Fitoterapia: princípios e potencialidades”. “As Plantas Medicinais na saúde pública” é o eixo apresentado no segundo dia do evento, 18 e, na quinta-feira, 19, encerrando as atividades, será destaque “Meio Ambiente, Biodiversidade e Sustentabilidade a partir das Plantas Bioativas”.
“Esse é um evento diverso e esperamos que, por meio dos eixos temáticos, ele possa abranger uma boa quantidade de público sobre as perspectivas do que esperamos para a prática do uso das plantas bioativas no futuro, tanto de trabalho, pesquisa e sobre o seu uso. Também será abordada a legislação e as experiências no uso das plantas na saúde humana e nos sistemas de produção agrícola e pecuário”, explica o engenheiro agrônomo e extensionista rural da Emater/RS-Ascar, José Claudio Secchi Motta.
A programação conta ainda com oficinas sobre diferentes temas. Serão realizadas mais de dez oficinas nos dois primeiros dias do evento, que abordarão assuntos como o controle de doenças e insetos com plantas bioativas na produção orgânica agroecológica, uso e manejo correto de plantas medicinais, florais, mandalas, compostagem, extração e análise de óleos essenciais, sabonete medicinal, entre outros. As inscrições para as oficinas são realizadas na recepção do evento.
No Espaço do Cuidado serão disponibilizadas práticas como atendimento homeopático, reflexologia podal, quick massagem, maquiagem, cristal terapia, aromaterapia, auriculoterapia, drenagem linfática, reflexologia com aromaterapia e terapias faciais como hidratação, limpeza de pele, mascara de argila e peeling de diamantes.
Interessados em participar do evento podem realizar as inscrições por meio do link: https://www.unisc.br/site/plantas-bioativas/, no valor de R$ 50,00, até o dia 17. Na inscrição estão inclusos o certificado de participação no evento e materiais de apoio para os três dias. 
A 13ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas e o 1º Congresso Sul Brasileiro de Plantas Bioativas são promovidos pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Unisc e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).