Edição do dia 28/01/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Fábrica da Philip Morris elimina copos plásticos descartáveis
GERAL
Depois de 7 anos, Boate Kiss segue sem condenados
GERAL - Primeiro julgamento deve acontecer em março, mas nem todos vão a júri em Santa Maria
Riovale Jornal engajado em campanhas
GERAL - Bem na Tampa do Hospital Santa Cruz e Hábito Legal do Hospital Ana Nery continuam arrecadando tampas e lacres recicláveis
Por que há lixo espalhado ao lado de contêineres?
GERAL - Fatos recentes aconteceram em regiões centrais da cidade
Novo Coronavírus deixa o mundo em alerta
SAÚDE - Até o momento estão constadas 80 mortes e 2.761 casos suspeitos
Prefeitura nos Bairros chega ao Bom Jesus
GERAL
Produtores podem devolver suas embalagens vazias de agrotóxicos
GERAL
Receita Estadual inicia primeira fase de Programa de Autorregularização
ECONOMIA
Prefeitura abre inscrições para processo seletivo de estagiários
GERAL
Estado paga segunda parcela do RS Verão Total
SAÚDE
2019: Gastos de brasileiros no exterior caem 5,4%
ECONOMIA
A fila no INSS envergonha o Brasil
OPINIÃO
Feliz safra nova
OPINIÃO
Netflix em busca da estatueta de ouro
OPINIÃO
Dia do Aposentado: Ação de panfletagem marca a data
GERAL - Realizada pelo Cpers, ação se concentrou na Praça Getúlio Vargas
Educação alerta pais e abre segunda chamada
EDUCAÇÃO - 106 crianças de 4 e 5 anos não tiveram suas matrículas efetuadas dentro do prazo
Aspede e Unico firmam parceria
ESPORTES
Patrick completa 100 jogos pelo Inter
ESPORTES

As donas das flores

O trabalho delas é cultivar a natureza que enfeita a cidade

GERAL - 20/09/2019

Noemia Müller: 'é uma alegria muito grande ver as flores crescerem e depois embelezarem a cidade'Noemia Müller: 'é uma alegria muito grande ver as flores crescerem e depois embelezarem a cidade' Crédito: Rolf Steinhaus

Sara Rohde
[email protected]

Plantar, regar, cultivar flores. Um trabalho delicado e que tem o objetivo de embelezar a cidade de Santa Cruz do Sul. Por trás dos canteiros coloridos estão Noemia Müller, Cacilda Gerasch e Lori Sehnem as responsáveis por cuidar das flores que colorem a cidade nos dias que antecedem a Oktoberfest e a primavera. 
Quem visita o município sai com uma impressão boa do cuidado que há com a nossa terra. Quem reside aqui está acostumado com a época mais florida do ano e agora vai saber quem está por trás desse cultivo.
A primavera inicia nesta segunda-feira, 23. Época das flores desabrocharem, as ruas e jardins ficarem mais alegres e vivos, a temperatura mais amena e a umidade do ar elevada, é a estação que precede o verão. Mas o trabalho começa em abril, quando ocorre a semeadura. Até florir, um período de aproximadamente cinco meses é necessário. 

Noemia Müller, Cacilda Gerasch e Lori Sehnem trabalham juntas no cultivo das flores Noemia Müller, Cacilda Gerasch e Lori Sehnem trabalham juntas no cultivo das flores Crédito: Rolf Steinhaus

Quem passa pelas ruas centrais e os principais pontos de acesso ao município enxerga variedades de flores, são elas petúnias, amores-perfeitos, alegrias de jardim, bocas-de-leão e begônias. Conforme Noemia Müller, que há 28 anos cuida das flores da cidade, é um orgulho produzir as mudas. “É uma alegria muito grande ver as flores crescerem e depois embelezarem a cidade. Fico muito feliz ao ver as flores se criarem aqui e estar florescendo em outro lugar”, completa.
Noemia reside em um lugar especial, é o Horto Florestal Municipal da Secretaria de Agricultura, localizado na Estrada Dona Carlota. No local ela trabalha junto de suas colegas e garante seu ganha pão. No espaço são cultivadas todos os anos cerca de 100 mil mudas de flores para a Prefeitura Municipal, além dos mais de 35 mil pés de árvores nativas com 30 variedades diferentes que são doadas às entidades, associações e escolas do município.
E mais que um trabalho, um sentimento de amor durante a produção. “Muito antes de cultivar é preciso haver o amor pelas plantas, pois se não cuidar com carinho ela não vinga”.

Entre as variedades de flores estão as bocas-de-leãoEntre as variedades de flores estão as bocas-de-leão Crédito: Rolf Steinhaus

PRIMAVERA
Os dias mais quentes estão se aproximando. É o fim do inverno e o início da primavera. No Brasil a estação de cores e perfumes inicia às 04h50 do dia 23 de setembro e segue até o dia 22 de dezembro, às 01h19. 
Este ano a previsão do tempo deve registrar uma frente fria vindo da Argentina e do Paraguai trazendo chuva para marcar o início da estação. A informação é oriunda do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).