Edição do dia 13/12/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Santa Cruz perde Arno Frantz
GERAL - Ex-prefeito da cidade faleceu na manhã de ontem, de uma parada respiratória
Pagamento do IPVA com desconto começa dia 17 de dezembro
ECONOMIA
Aulas deverão ser concluídas somente em 2020
EDUCAÇÃO
Senac-RS lança edital para distribuição de vagas gratuitas
GERAL
Lei Geral de Proteção de Dados é tema de evento
GERAL
Novo Cabrais: Quadra de esportes da Linha São João é inaugurada
ESPORTES - Local foi construído pela prefeitura municipal, através de uma emenda parlamentar de Luiz Carlos Heinze
Novo Cabrais: Programação de Natal ocorre nesta sexta-feira
VARIEDADES - Evento contará com diversas atrações no Centro Desportivo Municipal
Novo Cabrais: Projeto sobre meio ambiente é desenvolvido na Teófilo
GERAL
Receita Estadual entrega dados de sonegação ao Ministério Público do RS
ECONOMIA
Saque imediato do FGTS
GERAL - Bolsonaro sanciona lei que aumenta limite
TSE aprova normas para eleição municipal de 2020
GERAL
NAAC realiza o 1º Seminário de Tradutores e intérpretes de Libras
GERAL
Christkindfest: Desfile Natalino é destaque no fim de semana
VARIEDADES
Senac inscreve para curso de Design
GERAL
Christkindfest 2019: Espetáculo Alma Única no dia 18 de dezembro
VARIEDADES
RGE investiu R$ 45,7 milhões no Vale do Rio Pardo
ECONOMIA
Escolas da região doam materiais
EDUCAÇÃO
Empregador assina a carteira digital pelo eSocial
GERAL

Preservação da cultura alemã no traje oficial

VARIEDADES - 20/09/2019

Soberanas apresentaram trajes oficiais ao lado de Caline Machado, proprietária do atelier Soberanas apresentaram trajes oficiais ao lado de Caline Machado, proprietária do atelier Crédito: Francisco Frantz

A Oktoberfest Santa Cruz busca manter as tradições alemãs com o propósito de preservar a herança cultural deixada pelos antepassados. Neste sentido, todas as atividades e detalhes da festa são inspirados na temática do evento, que este ano é História, Cultura e Tradição. Na noite da última terça-feira, 17, as soberanas da 35ª Oktoberfest - Rainha Ana Paula Bohnen, e as Princesas Jayne Inês Heck e Graziela Schoeninger - apresentaram o traje oficial, confeccionado pelo Atelier dos Vestidos, durante jantar realizado no Restaurante Gruta dos Índios, tradicional ponto turístico do município. “O traje foi idealizado com muito amor e carinho para as atuais soberanas. Pensado em cada detalhe, ele carrega o tema Os 35 anos de preservação da cultura alemã”, ressaltou a proprietária do atelier, Caline Machado.
De acordo com Caline, os trajes são apresentados em comemoração ao trigésimo quinto aniversário da Oktoberfest e à história que os antepassados construíram no município. “Quando pensamos em Festa da Alegria, logo estamos diante de muita música, gastronomia típica, cultura e tradição”, destacou. A empresária explicou que as vestimentas foram inspiradas na herança cultural, que também é vivida com muita intensidade nos dias atuais. “O marco deste ano é o famoso avental, pois ele é a representação da força e do trabalho do povo santa-cruzense. E não poderia faltar a folha de cevada bordada em dourado, que representa o sustento de uma terra produtiva”, detalhou.
O avental, que é o grande diferencial da vestimenta deste ano, é todo rendado e bordado com pérolas, missangas, paetês, cristais e vidrilhos. Os vestidos ainda levam o tecido zibeline, nas cores marsala e dourado, e o tecido musseline pérola nas mangas, babados e barras. Além disso, foram utilizadas rendas francesas e guipir, bem como strass dourado. Conforme Caline, todos os detalhes e os materiais de qualidade foram escolhidos para engrandecer os trajes, com todo o requinte e sofisticação que a corte merece. “É um conjunto de um traje típico alemão semelhante aos de nossos antepassados, mas com todo glamour e alegria que o trio de soberanas representa”, frisou.
Caline ainda ressalta a presença de flores nos vestidos, que representam a feminilidade, bem como coroas, que são a realização do sonho das porta-vozes do evento. A equipe responsável pela confecção dos trajes contou com oito profissionais. “Nos sentimos honrados em fazer parte deste momento tão importante. E que venha a 35ª Oktoberfest”, enfatizou. A maior festa alemã do Rio Grande do Sul acontece de 9 a 20 de outubro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.