Edição do dia 13/12/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Pagamento do IPVA com desconto começa dia 17 de dezembro
ECONOMIA
Aulas deverão ser concluídas somente em 2020
EDUCAÇÃO
Senac-RS lança edital para distribuição de vagas gratuitas
GERAL
Lei Geral de Proteção de Dados é tema de evento
GERAL
Novo Cabrais: Quadra de esportes da Linha São João é inaugurada
ESPORTES - Local foi construído pela prefeitura municipal, através de uma emenda parlamentar de Luiz Carlos Heinze
Novo Cabrais: Programação de Natal ocorre nesta sexta-feira
VARIEDADES - Evento contará com diversas atrações no Centro Desportivo Municipal
Novo Cabrais: Projeto sobre meio ambiente é desenvolvido na Teófilo
GERAL
Receita Estadual entrega dados de sonegação ao Ministério Público do RS
ECONOMIA
Saque imediato do FGTS
GERAL - Bolsonaro sanciona lei que aumenta limite
TSE aprova normas para eleição municipal de 2020
GERAL
NAAC realiza o 1º Seminário de Tradutores e intérpretes de Libras
GERAL
Christkindfest: Desfile Natalino é destaque no fim de semana
VARIEDADES
Senac inscreve para curso de Design
GERAL
Christkindfest 2019: Espetáculo Alma Única no dia 18 de dezembro
VARIEDADES
RGE investiu R$ 45,7 milhões no Vale do Rio Pardo
ECONOMIA
Escolas da região doam materiais
EDUCAÇÃO
Empregador assina a carteira digital pelo eSocial
GERAL
Reuniões com as fumageiras terminam sem definição de preço
ECONOMIA

Dia do Contador: A saúde financeira do seu negócio depende dele

Conheça um pouco mais sobre a profissão do contador e sua data comemorativa

ESPECIAIS - 20/09/2019

Profissional é essencial para você manter as contas da empresa em diaProfissional é essencial para você manter as contas da empresa em dia Crédito: Pixabay

Um dos profissionais mais importantes em uma empresa é o contador, profissional que tem seu ofício celebrado no dia 22 de setembro, neste domingo. Sem ele, o enorme trabalho de manter as contas do seu negócio em dia pode se tornar uma tarefa árdua e extremamente demorada, especialmente quando se trata de cálculos referentes a tributação. No entanto, a profissão também é de grande valia para nós, pessoas físicas, que dependemos de um bom nome da área para garantir, por exemplo, uma declaração de renda sem erros e que resulte na melhor restituição de IR possível.
No Brasil a data é comemorada em alusão ao Decreto de Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo ex-presidente Getúlio Vargas, que regulamentava e tornava oficial a criação do primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Até o momento só existiam cursos técnicos e profissionalizantes na área de contabilidade.
Os primeiros registros históricos relacionados ao ofício de contador datam de 2000 a.C., pelos os sumérios. Em um cenário em que o escambo era o principal meio de troca, os primeiros “contadores” definiam quanto as pessoas possuíam de determinada mercadoria para, então, apontar um valor de troca dela em relação a outra. Logo em seguida, com o desenvolvimento tecnológico da escrita e de maiores possibilidades de registros, a função passou a ser cada vez mais crucial na cobrança de impostos e registros financeiros de impérios.
Frequentemente ocorre uma certa confusão entre a profissão de contador e o contabilista. Embora existam semelhanças, contador é o profissional que possui curso superior em Ciências Contábeis, enquanto o contabilista tem curso profissionalizante ou técnico em Contabilidade. Ambos os profissionais, no entanto, têm que estar registrados no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). De acordo com um levantamento realizado pelo CRC, em 2016 o Brasil já contava com 572.961 trabalhadores com registro e 53.321 empresas ativas. O Dia da Contabilidade é comemorado anualmente em 25 de abril.
Hoje o contador pode trabalhar em diversos ramos, como por exemplo, assessor (prestação de serviços), professor do segmento contábil, colaborador de pessoas jurídicas (atuando na escrituração contábil, no departamento fiscal ou pessoal), auditor (independente, interno ou externo), analista de contabilidade, perito contábil (agente fiscal de tributos), sócio ou proprietário de escritório contábil (realizando consultoria), etc.