Edição do dia 15/10/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Calendário de Eventos 2020
GERAL
35ª Oktoberfest: Shows tradicionalistas são atração desta quarta-feira
GERAL - Festa da Alegria terá apresentações do Grupo Fandangaço, às 20h, e Os Serranos, às 22h30, no Lonão
Festa da Alegria recebe 20 mil pessoas no Dia da Maturidade Ativa
GERAL - Mais de 40 grupos e excursões de todo o Estado estiveram na 35ª Oktoberfest nesta terça-feira, 15 de outubro
Dia do Professor: educação para a erradicação do trabalho infantil
GERAL - Conheça a história de dois profissionais que estão na linha de frente do programa ARISE, iniciativa que muda a realidade de crianças e adolescentes
Praça da Cultura levará o nome de José Paulo Rauber Filho
GERAL - Inauguração do local ocorreu no sábado, 12 e contou com a presença da família do homenageado
Terça-feira será de ponto facultativo nas escolas
GERAL - Além das escolas municipais e estaduais, algumas particulares também não terão aula neste dia
Dia do Eletricista é nesta quinta-feira
GERAL - Data marca a importância do profissional habilitado
Inscrições abertas para a Escola de Educação Infantil
GERAL - Há vagas gratuitas e pagas para crianças de 4 e 5 anos
Rodrigo Solda é o novo presidente
GERAL - Além dele, outros prefeitos foram empossados para a diretoria e conselho fiscal do biênio 2020/2021
Evento discute problemas do contrabando e a pirataria
GERAL - Palestra apresentou dados sobre as ameaças do mercado ilegal para a economia
Sicredi Vale do Rio Pardo enaltece o cooperativismo durante o desfile da 35ª Oktoberfest
GERAL
Quase 17 milhões já foram emprestados pelo município
GERAL
Primeiros dias de Oktoberfest superam 54,6 mil pessoas pagantes
GERAL - Semana segue repleta de atrações
Fala, professor!
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
Histórico da data
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O profissional que dedica a sua vida a ensinar
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O big bang é o Operacional Divino
OPINIÃO
Permitir não é obrigar
OPINIÃO

Colégio Mauá: Mais de 600 estudantes participam da 55ª Onase

ESPORTES - 24/09/2019

Alunos que representam Colégio Mauá na ONASEAlunos que representam Colégio Mauá na ONASE Crédito: Divulgação

Como parte inicial das comemorações dos 150 anos do Colégio Mauá, nesta quarta-feira, 25 de setembro, começa a 55ª Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação (Onase) em Santa Cruz do Sul. A cerimônia de abertura acontece às 20 horas, no Ginásio Poliesportivo, do Parque da Oktoberfest. Os jogos se estendem até a sexta-feira, 27, quando ocorre a solenidade de encerramento, a partir das 19h30, no Ginásio Principal do educandário, ocasião que será conhecido o grande campeão da competição. “Estamos prontos para receber os 633 estudantes e realizar um grande evento, marcado pela amizade, pela integração e pelo espírito esportivo”, destaca o diretor geral, Nestor Raschen.
Na Onase 2019 serão disputadas as modalidades voleibol e basquete, masculino e feminino, nas categorias infantil e infanto-juvenil (de 12 a 17 anos). Os jogos acontecem nos ginásios do Colégio Mauá, no Esporte Clube União Corinthians, no Ginásio Poliesportivo e na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Além dos estudantes, provenientes de 19 municípios e 20 escolas, a olímpiada vai contar com 61 equipes e as participações de 57 técnicos e auxiliares. A arbitragem terá 27 profissionais ligados às Federações Gaúchas de Vôlei e Basquete. 
De acordo com coordenador geral do evento, o professor do Colégio Mauá, Rafael Fetter, os professores e alunos do educandário trabalharão de forma voluntária durante a Onase. Os educadores e funcionários da escola foram divididos em comissões, num total de 16, para auxiliar na organização da competição, bem como os alunos do Grêmio Estudantil e do Teatro também foram convidados a participar de alguns grupos. “Todos os alunos e praticamente todos os professores de outros municípios foram alojados em casas de famílias do Colégio Mauá. Teremos um grande evento esportivo e também de integração e hospitalidade”, conta ele.

Onase

A Rede Sinodal de Educação realiza, anualmente, uma Olimpíada Nacional, com a participação de estudantes de toda a Região Sul do Brasil. Em 2019, o Colégio Mauá é o responsável em organizar o evento e receber os mais de 600 alunos para os três dias de competição. “É a oitava vez que sediamos esta grande confraternização do esporte da Rede Sinodal. Esta é a maior já organizada por apenas uma escola”, ressalta Raschen. No ano passado, o colégio santa-cruzense, nas disputas de atletismo e xadrez, realizadas em Teutônia, conquistou o tricampeonato.
A primeira edição da competição aconteceu em 1954, quando era chamada de Olimpíada das Escolas Evangélicas, organizada pelo Colégio Sinodal de São Leopoldo e promovida pelo Departamento de Educação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Durante 20 anos, o campeonato ocorria de dois em dois anos, com disputas de basquete, vôlei, atletismo e xadrez. Em 1974, ela passou a ser anual, com a intercalação das modalidades, duas em duas.
Em 1984, as escolas de Santa Catarina e do Paraná passaram a participar do evento, sendo que, até então, somente competiam educandários do Rio Grande do Sul, filiados à IECLB. No mesmo ano, a denominação mudou para Olimpíada Nacional das Escolas Evangélicas (ONEE). A iniciativa passou a se chamar Onase na sua 36ª edição e permanece até hoje.