Edição do dia 21/01/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Aliança Santa Cruz retorna com carnaval infantil
GERAL - A festa irá ocorrer na Sede Campestre
Sítio Pedagógico: Começam as obras de instalação
GERAL
Empresas podem fazer doações diretas ao Consepro
GERAL
Próxima edição será dia 1º de fevereiro
GERAL - Evento será realizado no campinho do Bom Jesus
Praça da Bandeira: Parklet já tem data para instalação
GERAL
Santa Cruz se despede de Wilson Griesang
GERAL
Concurso público bate recorde de inscritos
GERAL
Novas placas de veículos serão obrigatórias a partir de 31 de janeiro
GERAL
Lei que amplia ficha limpa é decretada
GERAL - A partir de agora quem cometeu crimes está vedado em assumir vagas na Câmara
Saúde na Palma da Mão: saiba como baixar o aplicativo
SAÚDE
Salve, salve a lembrança do herói de Santa Cruz do Sul: Arno Frantz
OPINIÃO
Inovação e transparência devem andar de mãos dadas
OPINIÃO
Benditas são as mentes criadoras que combinam sons e silêncio e os transformam em música
OPINIÃO
Dengue: Santa Cruz registra sete casos de suspeita
SAÚDE - Município está entre 99 do Estado com infestação do mosquito
Projeto sugere isenção de IPTU para estacionamentos
GERAL - Vereador também propôs um aplicativo para registro de gastos e receitas do município
Uma agroindústria que empodera
EMPRESARIAL - Programa Arise possibilitou a abertura de uma empresa no interior
Atleta santa-cruzense busca apoio para disputa de competição na França
ESPORTES
União Corinthians empossa departamento de Judô
ESPORTES

Emoção e homenagens marcam comemoração dos 100 anos

EMPRESARIAL - 24/09/2019

Homenagem a familiares e ex-presidentesHomenagem a familiares e ex-presidentes Crédito: Junio Nunes

A noite do último sábado, 21, será inesquecível para a Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo. Com a presença de mais de 800 convidados, entre coordenadores de Núcleos, conselheiros, dirigentes, colaboradores, ex-presidentes, autoridades e imprensa, a cooperativa comemorou seu primeiro século de história, no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest. A cerimônia, marcada por emoção e homenagens, iniciou com a apresentação do Hino Nacional pela cantora e colaboradora da Sicredi de Rio Pardo, Vanessa Gaedke.
Um vídeo com a história dos 100 anos antecedeu a fala do anfitrião da noite, o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry. Emocionado, ele falou sobre a honra e privilégio de representar a grande família da cooperativa. “Falar de 100 anos é difícil. Temos que reverenciar todos que participaram desta história e inspirados pelo passado temos compromisso com o futuro”, destacou o presidente. Neste contexto, Petry enalteceu as iniciativas sociais lideradas pela cooperativa, focadas na educação e formação. “As cooperativas escolares são inspiradoras e enaltecem o ser cooperativo na prática. O Programa União Faz a Vida, em parceria com municípios e entidades que acreditam nesta causa, está preparando o futuro”, frisou. Ele ainda destacou o Fundo Social, criado este ano e que vai beneficiar 100 projetos da região, e a linha de financiamento para geração de energia fotovoltaica. “O cooperativismo é uma ação coletiva e o melhor caminho para um mundo melhor e mais fraterno. Muito obrigado a cada um que deu a sua contribuição”, completou.

Mais de 800 convidados participaram da comemoraçãoMais de 800 convidados participaram da comemoração Crédito: Junio Nunes

Homenagens
Durante a solenidade, foram homenageados com cartões de prata o ex-presidente Eloy Junges (1974-1976), que também representou seu pai, Pedro Junges, presidente de 1976 a 1987; e os familiares de ex-presidentes: Maria Hoppe Kipper representando seu avô, Felix Hoppe, que foi presidente de 1919 a 1945; Marcelino Hoppe representando seu pai, Edmundo Hoppe (1945); Miriam Faller representando seu pai, Bruno Agnes (1946 a 1961); Carlos Alberto Morch representando seu pai Leopoldo Morsch (1961 a 1968); Carlos Antonio Rech representando seu pai Aloysio Rech (1968 a 1974); Ana Musskopf, representando seu marido Theodoro Musskopf (1987 a 2002); e Elsídio Alvino Frantz, que recebeu como vice-presidente de 2002 a 2011, e também em nome do ex-presidente Mário Kuntz (2002 a 2011).
Também foram reconhecidos, os associados mais antigos Arlindo Manz  e Valfredo Mueller, que estavam presentes, e Vilibaldo Pedro Geller, Ivo Sandri e Renato Luiz Mahl, que receberão a distinção posteriormente; e a colaboradora mais antiga, com 33 anos de serviços prestados à cooperativa, Ângela Maria de Borba. As cooperativas coirmãs que integram o Sistema Sicredi e estiveram presentes no evento, também prestaram homenagem à Sicredi VRP, com a entrega de presentes e flores.

Momentos marcantes da comemoração dos 100 anos da SicrediMomentos marcantes da comemoração dos 100 anos da Sicredi Crédito: Junio Nunes

Pronunciamentos
A noite também foi marcada por mensagens das principais autoridades presentes: o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Fernando Dall Agnese, o presidente do Sistema Ocergs/Sescoop, Vergílio Frederico Perius; o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch; o deputado estadual Edson Brum; o deputado federal Heitor Schuch; o secretário nacional da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Abastecimento, Fernando Henrique Schwanke;  e o senador Luis Carlos Heinze.
Por fim, a bênção ecumênica foi conduzida pelo padre Roque Hammes e pelo pastor Marcio Trentin, culminando com a oração do Pai Nosso. O Hino Rio Grandense encerrou a solenidade, com mais uma bela performance da colaboradora Vanessa Gaedke, cantando a capela. Após o jantar, teve início a festa, com o tradicional parabéns a você, com direito a bolo alusivo à data e a um brinde ao som de Ein Prosit. Neste momento, a Rainha da 35ª Oktoberfest, Ana Paula Bohnen, acompanhada pelas princesas Jayne Inês Heck e Graziela Schoeninger, fez um convite para o evento, que ocorre de 9 a 20 de outubro. O baile, animado pela Banda Magia, teve início com uma valsa em homenagem aos 100 anos.