Edição do dia 15/10/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Calendário de Eventos 2020
GERAL
35ª Oktoberfest: Shows tradicionalistas são atração desta quarta-feira
GERAL - Festa da Alegria terá apresentações do Grupo Fandangaço, às 20h, e Os Serranos, às 22h30, no Lonão
Festa da Alegria recebe 20 mil pessoas no Dia da Maturidade Ativa
GERAL - Mais de 40 grupos e excursões de todo o Estado estiveram na 35ª Oktoberfest nesta terça-feira, 15 de outubro
Dia do Professor: educação para a erradicação do trabalho infantil
GERAL - Conheça a história de dois profissionais que estão na linha de frente do programa ARISE, iniciativa que muda a realidade de crianças e adolescentes
Praça da Cultura levará o nome de José Paulo Rauber Filho
GERAL - Inauguração do local ocorreu no sábado, 12 e contou com a presença da família do homenageado
Terça-feira será de ponto facultativo nas escolas
GERAL - Além das escolas municipais e estaduais, algumas particulares também não terão aula neste dia
Dia do Eletricista é nesta quinta-feira
GERAL - Data marca a importância do profissional habilitado
Inscrições abertas para a Escola de Educação Infantil
GERAL - Há vagas gratuitas e pagas para crianças de 4 e 5 anos
Rodrigo Solda é o novo presidente
GERAL - Além dele, outros prefeitos foram empossados para a diretoria e conselho fiscal do biênio 2020/2021
Evento discute problemas do contrabando e a pirataria
GERAL - Palestra apresentou dados sobre as ameaças do mercado ilegal para a economia
Sicredi Vale do Rio Pardo enaltece o cooperativismo durante o desfile da 35ª Oktoberfest
GERAL
Quase 17 milhões já foram emprestados pelo município
GERAL
Primeiros dias de Oktoberfest superam 54,6 mil pessoas pagantes
GERAL - Semana segue repleta de atrações
Fala, professor!
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
Histórico da data
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O profissional que dedica a sua vida a ensinar
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O big bang é o Operacional Divino
OPINIÃO
Permitir não é obrigar
OPINIÃO

141 anos Santa Cruz do Sul: Turismo - diversas atrações para os visitantes

ESPECIAIS - 27/09/2019

Sara Rohde
[email protected]

Santa Cruz do Sul cada vez mais reconhecida como a cidade dos investimentos, também tem suas belezas que atraem visitantes e turistas. E porque o município da alegria não pode ser a cidade do turismo? Esta realidade está cada vez mais próxima de acontecer.
Atualmente o município está na categoria B do Mapa do Turismo Brasileiro, mas desde 2013 era classificado na categoria C. As classificações que vão do A ao E são um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais, e servem para subsidiar e priorizar os investimentos em programas do Ministério do Turismo, com ações em infraestrutura turística, qualificação profissional e promoções dos destinos. 
E sem demora a cidade estará na categoria A, já que há tanto para conhecer e para mostrar aos visitantes. Atualmente, conforme registro na Prefeitura Municipal, Santa Cruz do Sul conta com 26 pontos turísticos. 

1 – Aeroporto 
O Aeroporto de Santa Cruz do Sul fica localizado em Linha Santa Cruz, na Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt. O local oferece voos panorâmicos para passeios e aulas de aviação e paraquedismo.  O projeto de balizamento noturno deve ficar pronto até o primeiro trimestre do ano que vem.

2 - Autódromo
Santa Cruz do Sul conta com um Autódromo Internacional que recebe grandes nomes do automobilismo. Localizado na RS 412 o espaço inaugurado em 2015 recebe grandes provas como Stock Car, Fórmula 3, Fórmula Truck e o Campeonato Brasileiro de Velocidade.

3 - Bonecos Fritz e Frida
O cartão de visitas da cidade sede da Festa da Alegria são os mascotes  Fritz e Frida de 4 metros de altura. Mais um ponto turístico que fica localizado na entrada de Santa Cruz, no trevo do acesso Grasel, RSC 287. Os bonecos representam a cultura germânica da cidade junto de seus filhos Max e Milli. 

4 - Casa de Retiro Loyola
A Casa de Retiro Loyola é rodeada pela natureza do Cinturão Verde. São 5,3 hectares de terra com local para encontros, meditação, oração, caminhada e a beleza de uma cachoeira. Localizada no bairro Santo Inácio a Gruta dos Padres conhecida popularmente conta com a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e uma casa de alojamentos.

5 - Casa Regina Simonis
Denominada Casa de Artes Regina Simonis, o espaço com detalhes históricos foi construído em 1922 e tem grande importância em Santa Cruz do Sul, já que sedia eventos culturais, exposições artísticas e exibe obras de diversos artistas locais, da região e do país. Primeiramente seria sede do Banco Pelotense, após, foi local do Banco do Estado Rio Grande do Sul. Também serviu como a Secretaria da Fazenda e Tesouro do Estado.

6 - Catedral São João Batista 
A Catedral São João Batista é conhecida nacionalmente por sua beleza histórica. Construída em 1928, é a maior igreja em estilo neogótico tardio da América Latina. Sua inauguração se deu em 1939, sem a conclusão total das obras, que foram finalizadas em 1977, quando as torres maiores (82 metros) foram erguidas. 
As pinturas internas e os vitrais do ponto turístico feitos por imigrantes alemães destacam a arte sacra. Atrás do altar há uma pintura denominada Grupo da Cruz criada por Arno Seer e posteriormente por Roman Riesch. Na época o custo do empreendimento foi de mil réis. 

A Catedral São João Batista fica localizada em frente à Praça Getúlio Vargas, dois pontos turísticos do municípioA Catedral São João Batista fica localizada em frente à Praça Getúlio Vargas, dois pontos turísticos do município Crédito: Arquivo/RJ

7 - Centro de Cultura
O Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz tem uma história por trás do prédio. No local há parte da ferrovia que ligava Santa Cruz a Ramiz Galvão (Rio Pardo) e parte de um trem que fazia o transporte. Situado na Praça Siegfried Heuser onde se encontra a pista de skate, no local são realizados eventos culturais, oficinas e exposições artísticas.

8 - Country Club
O Country Club inaugurado em 1959 está situado na parte alta da cidade. É um clube que sedia campeonatos de golfe em uma área de 50 hectares abrangida pelo Cinturão Verde. O espaço é o único do interior do Estado que tem 18 buracos para a prática do esporte. No salão também são realizados eventos. 

9 - Estádio dos Eucaliptos
Local para grandes jogos, o Estádio dos Eucaliptos abriga 3 mil pessoas. A sede do Esporte Clube Avenida fica situada no bairro Avenida e foi inaugurada em 1950.

10 - Estádio dos Plátanos
Sede oficial do Futebol Clube Santa Cruz que tem capacidade para 3.500 espectadores. O local também recebe grandes jogos e fica no bairro Higienópolis. 

11 - Estátua de São Cristóvão
A Estátua de São Cristóvão é um dos pontos turísticos mais novos da cidade. Inaugurado no ano passado, representa o símbolo padroeiro dos motoristas e viajantes. A obra de 2,70 metros de altura é do artista plástico Olir Francisco Dutra e fica localizada no Acesso Grasel. 

A Estátua de São Cristóvão fica no Acesso Grasel A Estátua de São Cristóvão fica no Acesso Grasel Crédito: Rolf Steinhaus

12 - Gruta da Coquinha
Uma das belezas que enfeita a Praça da Bandeira é a Gruta da Coquinha, ponto histórico inaugurado em 1915. A gruta é feita de pedras preciosas em homenagem à primeira-dama da época, Maria Cândida Menezes Costa, conhecida carinhosamente como Coquinha. 

13 - Igreja Evangélica
Inaugurada em 1924 a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) apresenta o estilo neorromânico, sendo o maior templo evangélico do Rio Grande do Sul. Localizada no Centro a igreja tem capacidade para 500 pessoas.

14 - Lago Dourado
O Lago Dourado é um dos pontos turísticos onde são realizadas caminhadas, corridas e pedaladas. São seis quilômetros de extensão em uma área de 228,43 hectares. Localizado às margens do Rio Pardinho, na ERS-409, no lago também são realizados treinos dos bombeiros para a temporada de verão e atividades aquáticas. 

Localizado às margens do Rio Pardinho está o Lago Dourado Localizado às margens do Rio Pardinho está o Lago Dourado Crédito: Viviane Fetzer

15 - Monumento ao Imigrante
Por trás do Monumento ao Imigrante tem a história de santa-cruzenses colonizadores alemães. O mosaico construído com centenas de cacos de ladrilhos, trabalhados com torquês e esmeril, representa a imagem real de agricultores semeando a terra fértil. Foi criado por Hildo Müller e inaugurado em 25 de janeiro de 1969.

16 - Museu do Colégio Mauá
No Museu do Colégio Mauá é possível conhecer de perto artefatos que fazem parte da história de vida do planeta Terra. Lá há um acervo com mais de 140 mil unidades onde 4,5 mil estão expostas para visitantes. Periodicamente as peças arqueológicas, históricas, etnográficas, numismática, ciências naturais, pequena pinacoteca de artistas e coleção de armas são trocadas para todas serem exibidas. Desde 1966 o recinto expõe coleção de animais taxidermizados, objetos referentes a colonização alemã, de numismática (coleção de moedas), instrumentos musicais, vitrolas, gramofones, uma caixa de música do início do século XX em pleno funcionamento e uma máquina de fazer cigarros de 1920, além sala com exposições temáticas ou itinerantes.

17 - Palacinho
No Palacinho, localizado na Praça da Bandeira, fica a Prefeitura Municipal. O prédio histórico foi construído em estilo neoclássico, o qual remete as antigas formas dos templos gregos. A obra concluída em 1889 primeiramente seria sede da Câmara Municipal.

 

A Prefeitura Municipal fica na Praça da Bandeira A Prefeitura Municipal fica na Praça da Bandeira Crédito: Rolf Steinhaus

18 - Parque da Gruta
Um dos cartões postais de Santa Cruz é o Parque da Gruta, rodeado pela natureza do Cinturão Verde. Numa área de 17,4 hectares há cavernas, trilhas em meio a mata nativa, cascatas, playground e churrasqueiras. No local foi inaugurado o Restaurante Gruta dos Índios que fica aberto 24 horas e conta com gastronomia típica e atrações para visitantes como pedalinho e infraestrutura com lanchonete, souvenir e brinquedos para a criançada.

Rodeado pela natureza do Cinturão Verde encontra-se um ponto turístico muito procurado: o Parque da Gruta Rodeado pela natureza do Cinturão Verde encontra-se um ponto turístico muito procurado: o Parque da Gruta Crédito: Rolf Steinhaus

19 - Parque da Oktoberfest
A maior festa germânica do Estado é concentrada no Parque da Oktoberfest, uma área central de 14 hectares. Além da Oktoberfest, no local ocorrem ainda a Festa das Cucas, Encontro Sul-Americano de carros antigos, fuscas e derivados, a ContruArte, o Enart (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha) e diversos outros eventos.  No parque há campo de futebol, pista atlética, quadras de basquete, academia ao ar livre, 3 pavilhões para feiras e exposições, a pista de BMX e o Ginásio Poliesportivo com capacidade para 5.750 pessoas, onde ocorrem eventos esportivos e culturais. 

20 - Parque da Santa Cruz
Representado por uma cruz e uma vista exuberante, o Parque da Santa Cruz é outro ponto de turismo de destaque em Santa Cruz do Sul. Aberta desde 1996, a Cruz, como é popularmente chamada, conta com 20 metros de altura, é iluminada com neon, se encontra em uma área de 12 hectares de onde é possível enxergar toda cidade, o Cinturão Verde e o Lago Dourado. Até no ano que vem o Restaurante Parque da Cruz (panorâmico) estará pronto. 

A noite é possível ver a iluminação da cidade e a cruz iluminada com neon. Durante o dia é possível ver o Lago Dourado, o Cinturão Verde e a extensão de Santa Cruz do SulA noite é possível ver a iluminação da cidade e a cruz iluminada com neon. Durante o dia é possível ver o Lago Dourado, o Cinturão Verde e a extensão de Santa Cruz do Sul Crédito: Rolf Steinhaus

21 - Parque de Eventos
O Autódromo Internacional está localizado no Parque de Eventos. Ponto Turístico de 188,77 hectares que recebe fandangos, shows e eventos ligados ao tradicionalismo gaúcho. O espaço conta com pista de rodeios e Galpão Crioulo, além das pistas de veloterra, motocross e jeep cross.

22 - Praça da Bandeira
Na Praça da Bandeira ficam localizados o Palacinho, a Gruta da Coquinha e o monumento em homenagem ao Centenário da Independência do Brasil. No local a comunidade se reúne para tomar um chimarrão e apreciar o movimento no Centro. 

23 - Praça Getúlio Vargas
A Praça Getúlio Vargas foi durante muitos anos o palco para apreciar os desfiles na Rua Marechal Floriano. Nela há monumentos em homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas, às Mães, ao Centenário do Colégio São Luís e aos Cem anos de comemoração do Dia do Trabalho. A praça com muitas árvores conta com playground, chafariz, fica em frente à Catedral São João Batista e recebe diversos eventos como a tradicional Feira do Livro e o Brique da Praça. 

24 - Santuário de Schoenstatt 
O Santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt é uma cópia fiel do Santuário original fundado na Alemanha em 1914. O local aberto em 1977 pelo Padre José Kentenich tem uma estátua em sua homenagem e fica na BR 471 – km 54. 

O Santuário de Schoenstatt fica na BR 471 O Santuário de Schoenstatt fica na BR 471 Crédito: Rolf Steinhaus

25 - Seminário São João Batista
Localizado em Linha Santa Cruz, o Seminário São João Batista é marcado por sua cruz que simboliza a Romaria da Santa Cruz. Em sua fundação em 1968, era o local de aprendizado do ensino médio para os seminaristas. A partir de 1970 iniciou o curso de filosofia que permaneceu até 1980. A partir de então os seminaristas passaram a cursar no Seminário o Curso de Formação Religiosa, Cultural, Afetiva, Humana e Espiritual (Propedeutico).

26 - Túnel Verde
Quem visita Santa Cruz do Sul se depara com o Túnel Verde na Rua Marechal Floriano. São cerca de 300 Tipuanas que formam uma galeria de sombra e embelezam a cidade. As árvores têm cerca de 70 anos e seguem em 10 quadras.