Edição do dia 15/10/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Calendário de Eventos 2020
GERAL
35ª Oktoberfest: Shows tradicionalistas são atração desta quarta-feira
GERAL - Festa da Alegria terá apresentações do Grupo Fandangaço, às 20h, e Os Serranos, às 22h30, no Lonão
Festa da Alegria recebe 20 mil pessoas no Dia da Maturidade Ativa
GERAL - Mais de 40 grupos e excursões de todo o Estado estiveram na 35ª Oktoberfest nesta terça-feira, 15 de outubro
Dia do Professor: educação para a erradicação do trabalho infantil
GERAL - Conheça a história de dois profissionais que estão na linha de frente do programa ARISE, iniciativa que muda a realidade de crianças e adolescentes
Praça da Cultura levará o nome de José Paulo Rauber Filho
GERAL - Inauguração do local ocorreu no sábado, 12 e contou com a presença da família do homenageado
Terça-feira será de ponto facultativo nas escolas
GERAL - Além das escolas municipais e estaduais, algumas particulares também não terão aula neste dia
Dia do Eletricista é nesta quinta-feira
GERAL - Data marca a importância do profissional habilitado
Inscrições abertas para a Escola de Educação Infantil
GERAL - Há vagas gratuitas e pagas para crianças de 4 e 5 anos
Rodrigo Solda é o novo presidente
GERAL - Além dele, outros prefeitos foram empossados para a diretoria e conselho fiscal do biênio 2020/2021
Evento discute problemas do contrabando e a pirataria
GERAL - Palestra apresentou dados sobre as ameaças do mercado ilegal para a economia
Sicredi Vale do Rio Pardo enaltece o cooperativismo durante o desfile da 35ª Oktoberfest
GERAL
Quase 17 milhões já foram emprestados pelo município
GERAL
Primeiros dias de Oktoberfest superam 54,6 mil pessoas pagantes
GERAL - Semana segue repleta de atrações
Fala, professor!
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
Histórico da data
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O profissional que dedica a sua vida a ensinar
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O big bang é o Operacional Divino
OPINIÃO
Permitir não é obrigar
OPINIÃO

Exposição comemora os 170 anos da Imigração Alemã

VARIEDADES - 08/10/2019

A mostra também ficará disponível até o dia 20 de dezembroA mostra também ficará disponível até o dia 20 de dezembro Crédito: Divulgação

Durante a 35ª Oktoberfest, o Museu do Colégio Mauá realiza uma exposição em comemoração aos 170 anos da Imigração Alemã em Santa Cruz do Sul. A abertura aconteceu nesta segunda-feira, 7 de outubro, no museu, localizado na Rua Marechal Floriano, 274, em frente à Praça da Bandeira. Na mostra, chamada de Santa Cruz, 170 anos de Imigração, estão expostos objetos dos mais variados usados pelos imigrantes ou seus descendentes que fizeram a diferença em solo gaúcho, como instrumentos musicais, baú, perna de pau, ferramentas, livros, uniformes de sociedades, utensílios domésticos e de trabalho, cópias de documentos, fotografias, entre outros.
No dia 19 de dezembro de 1849, os primeiros doze imigrantes oriundos da Europa, Silésia e Prússia, chegaram à Colônia de Santa Cruz, recém-criada pelo governo da Província do Rio Grande de São Pedro. Eles ocuparam as terras devolutas da “Alte Pikade”, hoje bairro Linha Santa Cruz. A exposição, além de comemorar os 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul, busca mostrar um pouco desta trajetória através de peças valiosas e enriquecedoras de conhecimento. “Relembrar a nossa história nos torna mais ricos em cultura e nos ajuda a valorizar nossos antepassados que construíram o que usufruímos hoje. É preciso conhecer a história de nosso local de origem para que compreendamos a história do mundo e da humanidade”, ressaltou a diretora do Museu, Maria Luiza Rauber Schuster.
Maria Luíza destaca que na exposição é possível admirar um baú de viagem, de 1875, usado pela imigrante Gertrud Justen; um fragmento da vela do navio “Sofie”, que trouxe o imigrante Carl Friedrich Wilhelm Oldenburg, em 27 de junho de 1859; e a perna de pau usada pelo imigrante Antonio Balthazar Englert, que imigrou em 1883. Além disso, ela conta que está exposto um violino infantil que pertenceu a menina Maria Bieri e ressalta que a garota tocou o instrumento musical em Porto Alegre, no Teatro São Pedro, por ocasião da visita da Princesa Isabel. “Está na exposição também uma sela feminina que foi inovadora, pois até a chegada dos imigrantes alemães, as mulheres usavam a mesma sela que os homens”, enfatizou.
O Museu do Colégio Mauá é uma importante referência local e regional da preservação da história. O seu acervo é composto por doações feitas pela comunidade regional e Museu Escolar, com peças arqueológicas, objetos indígenas, materiais referentes aos imigrantes alemães, rara coleção de animais taxidermizados (empalhados), entre outros. A exposição Santa Cruz, 170 anos de Imigração pode ser conferida pelos visitantes da 35ª Oktoberfest, que acontece de 9 a 20 de outubro. A mostra também ficará disponível até o dia 20 de dezembro. O museu funciona de terça-feira a sexta-feira, das 14h às 17 horas, com ingressos a R$ 1,50 para estudantes e aposentados e R$ 3,00 para os demais. Grupos devem fazer o agendamento pelo telefone (51) 3715-0496.