Edição do dia 15/10/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Calendário de Eventos 2020
GERAL
35ª Oktoberfest: Shows tradicionalistas são atração desta quarta-feira
GERAL - Festa da Alegria terá apresentações do Grupo Fandangaço, às 20h, e Os Serranos, às 22h30, no Lonão
Festa da Alegria recebe 20 mil pessoas no Dia da Maturidade Ativa
GERAL - Mais de 40 grupos e excursões de todo o Estado estiveram na 35ª Oktoberfest nesta terça-feira, 15 de outubro
Dia do Professor: educação para a erradicação do trabalho infantil
GERAL - Conheça a história de dois profissionais que estão na linha de frente do programa ARISE, iniciativa que muda a realidade de crianças e adolescentes
Praça da Cultura levará o nome de José Paulo Rauber Filho
GERAL - Inauguração do local ocorreu no sábado, 12 e contou com a presença da família do homenageado
Terça-feira será de ponto facultativo nas escolas
GERAL - Além das escolas municipais e estaduais, algumas particulares também não terão aula neste dia
Dia do Eletricista é nesta quinta-feira
GERAL - Data marca a importância do profissional habilitado
Inscrições abertas para a Escola de Educação Infantil
GERAL - Há vagas gratuitas e pagas para crianças de 4 e 5 anos
Rodrigo Solda é o novo presidente
GERAL - Além dele, outros prefeitos foram empossados para a diretoria e conselho fiscal do biênio 2020/2021
Evento discute problemas do contrabando e a pirataria
GERAL - Palestra apresentou dados sobre as ameaças do mercado ilegal para a economia
Sicredi Vale do Rio Pardo enaltece o cooperativismo durante o desfile da 35ª Oktoberfest
GERAL
Quase 17 milhões já foram emprestados pelo município
GERAL
Primeiros dias de Oktoberfest superam 54,6 mil pessoas pagantes
GERAL - Semana segue repleta de atrações
Fala, professor!
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
Histórico da data
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O profissional que dedica a sua vida a ensinar
EDUCAÇÃO - Especial Dia do Professor
O big bang é o Operacional Divino
OPINIÃO
Permitir não é obrigar
OPINIÃO

Uma semana dedicada ao cuidado do planeta

Evento inicia no dia 18 e segue até 27 com ampla programação

GERAL - 08/10/2019

A engenheira ambiental Débora Leonhardt da Silva é embaixadora do ILZ e coordenadora da Semana Lixo Zero no municípioA engenheira ambiental Débora Leonhardt da Silva é embaixadora do ILZ e coordenadora da Semana Lixo Zero no município Crédito: Divulgação

Sara Rohde
[email protected]

Entre os dias 18 e 27 de outubro será realizada em diversas cidades brasileiras a Semana do Lixo Zero que tem por objetivo mobilizar a população em ações de conscientização. O evento idealizado pelo Instituto Lixo Zero (ILZ) também será realizado em Santa Cruz e contará com a organização de voluntários locais que estarão envolvidos em atividades em prol do meio ambiente.  
O intuito é alertar a sociedade sobre a importância da redução, gestão e encaminhamento correto do lixo e também dos investimentos gastos com recursos públicos do município com a destinação dos resíduos aos aterros sanitários. Esses valores poderiam estar sendo investidos em educação e saúde.  
O lixo é o principal responsável pela poluição do planeta devido ao seu descarte incorreto. Os resíduos destinados aos aterros quase não têm reaproveitamento, por isso cabe ressaltar o quão significante é diminuir, separar, destinar corretamente e reciclar o lixo. Para se ter uma ideia o valor investido pelo município com a realização do encaminhamento dos resíduos ao aterro sanitário é de aproximadamente R$ 210.000,00 por mês. Segundo a diretora da Secretaria do Meio Ambiente, Gabriela Ottmann, e conforme dados constatados pelo projeto de recolhimento do lixo, somente para destinação final são 2.564,19 toneladas por mês.
Em Santa Cruz do Sul quem está à frente da campanha de conscientização é a engenheira ambiental, Débora Leonhardt da Silva, que também é embaixadora do ILZ e coordenadora da Semana Lixo Zero no município. A engenheira recebeu o convite juntamente do desafio de organizar a primeira Semana do Lixo Zero a qual contará com vinte ações voluntárias.
“O conceito lixo zero é reduzir em 90% o destino dos resíduos para aterros sanitários, o que não é impossível e esse trabalho de conscientização é o intuito da semana. Como vamos reduzir? Em uma palestra como embaixadora vou explicar, mas entre as alternativas estão o envio dos resíduos orgânicos para compostagens e os recicláveis para cooperativas. Dá para reduzir o lixo significativamente, só que falta conhecimento para a população. Vamos trabalhar o assunto e tentar difundir esse conceito para quem sabe um dia Santa Cruz se tornar uma cidade lixo zero”.
Conforme Débora o evento será extenso e contará com a participação de diversos parceiros. Na programação estão incluídas ações em escolas, palestras, oficinas, roda de conversa, trilha ecológica, feira orgânica e o ponto alto que será o Dia D. “Uma das atividades que marca a semana é o Dia D da Sacolinha, que acontece dia 23, em que voluntários estarão conversando com as pessoas sobre o uso consciente da sacolinha plástica e assuntos relacionados ao meio ambiente. A ideia é essa, difundir o conceito e tentar conscientizar os santa-cruzenses a mudar um pouco”. Segundo Débora a princípio a ação será realizada no Supermercado Miller.
A Semana do Lixo Zero vai acontecer simultaneamente em aproximadamente 150 cidades brasileiras na mesma data. A abertura em Santa Cruz será dia 18, às 14 horas, na Câmara de Vereadores com a presença da embaixadora Débora falando sobre o Conceito Lixo Zero. “É um desafio gigantesco estar à frente do evento como embaixadora. Por mais que eu trabalhe na área, querer mudar o paradigma e a cultura dessas pessoas é bem difícil, mas será extremamente gratificante poder passar um pouco do meu conhecimento, falar sobre isso e tentar mudar um pouquinho Santa Cruz”. 
Mais informações sobre a Semana Lixo Zero, inscrições, participações podem ser acessadas no instagram e facebook @lixozeroscs ou solicitadas no e-mail [email protected] 

Programação do primeiro Fim de Semana do Lixo Zero
Sexta-feira, 18 - Abertura na Câmara de Vereadores, às 14 horas, com a engenheira ambiental Débora Leonhardt da Silva;
Sábado, 19 – Trilha Ecológica e recolhimento de resíduos no Parque da Gruta, às 9 horas com a presença do biólogo Tiago Henkes da Silva;
Domingo, 20 – Feira Orgânica e Ecológica no Multiespaço VIA9, das 10 às 14 horas.