Edição do dia 19/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Nota da Prefeitura esclarece atendimentos na saúde feitos por sindicatos
SAÚDE - Ajustes que foram estabelecidos em comum acordo são apresentados
Projeto Carinhoso: atração cultural beneficiará a terceira idade
GERAL - Artistas locais levarão arte para casas geriátricas a partir do mês que vem
Samu: Regulação compartilhada deve entrar em operação até o fim do ano
SAÚDE
Campanhas estimulam a Solidariedade
GERAL
Escritora santa-cruzense lança o livro Melodia Perversa
VARIEDADES
Lifasc: Soberania dos visitantes domina
ESPORTES
Municipal Feminino: Muitos gols marcam a rodada
ESPORTES
Santa Cruz luta, mas perde nos pênaltis para o Soledade
ESPORTES
Regional 2019:Trombudo sai na frente nas semifinais
ESPORTES - Nos Aspirantes deu o Formosa contra o Unidos
Amigos do Cinema exibe Tarkovski
VARIEDADES
Associação Pró-Cultura: Vernissage abre última mostra
VARIEDADES
NOVEMBRO ROXO: Exposição dá início às atividades
SAÚDE - Hospital Santa Cruz preparou também palestra e oficina sobre o mês da Prematuridade
Cisvale debate temas expressivos para a região
GERAL
Portal Lunetas e Mercur promovem bate-papo sobre Infâncias
GERAL
Confraria Nativista: Nova diretoria será empossada
GERAL
Comissão Especial da OAB promove eventos para abordar a Reforma da Previdência
GERAL
Vacinação contra o Sarampo: Nova fase começou nesta segunda
SAÚDE
Santa Cruz tem oito escolas paralisadas
EDUCAÇÃO - Em outros sete educandários o atendimento é parcial e em quatro as atividades seguem normalmente

Café Empresarial: TecnoUnisc oferece oportunidades de inovação às empresas

EMPRESARIAL - 09/10/2019

Informações foram repassadas aos empresáriosInformações foram repassadas aos empresários Crédito: Fotos Pretzel

“Auxiliar as empresas a inovar é a principal missão do Parque Científico e Tecnológico Regional da UNISC (TecnoUnisc)”. A afirmação do professor Dr. Marco Antonio Fernandes de Oliveira, gestor científico da instituição, é a síntese da palestra que apresentou na edição de outubro do Café Empresarial, ocorrida na manhã desta terça-feira (08), na Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz. O gestor falou para uma plateia formada em grande parte por empresários sobre as inúmeras possibilidades de desenvolvimento tecnológico e inovação que estão disponíveis no TecnoUnisc, trouxe cases de sucesso para darem depoimentos e colocou  a estrutura do Parque à disposição do empresariado regional. Principal evento de netwoking da ACI, o Café Empresarial conta com o patrocínio do Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Universidade de Santa Cruz, Grupo Gazeta de Comunicações e o apoio da Padaria Pritsch.
“Promover a inovação de base tecnológica é o que faz o TecnoUnisc”, define Marco Antônio. Destaca que além da estrutura física, os recursos humanos disponíveis no Parque são diferenciais que podem dar o suporte de alto nível na construção de soluções para os problemas tecnológicos e de inovação das empresas, seja na área de gestão ou de produtos, com grandes ganhos de competitividade. Há inúmeras pesquisas em andamento no campo da saúde, educação e empresarial. Na área corporativa, por exemplo, há o desenvolvimento de softwares para auxiliar na tomada de decisões e inclusive para fazer a inovação. “Qualquer empresa pode se engajar em uma destas pesquisas se entender que tem a ver com o seu negócio ou área de interesse”, afirma.

Como se vincular ao TecnoUnisc

Segundo o gestor científico do TecnUnisc há  quatro modalidades de engajamento ao Parque. A incubação, para empreendimentos que queiram se tornar empresas. Geralmente jovens empreendedores que tenham uma “ideia” para colocar em prática. Recebem orientação até que tenham condições de se apresentar a uma banca de avaliadores. Se forem aprovados, permanecem em média dois anos até os negócios estarem consolidados.
Hospedagem, para empresas que queiram se hospedar no parque, ou que tenham um departamento de Pesquisa e Inovação e queiram sediá-lo neste ambiente. Neste caso, a empresa precisa ter um projeto de pesquisa a partir de um problema do negócio que requeira inovação tecnológica.
Já na modalidade de associação a empresa não se hospeda, continua na sua sede normal, e contrata um projeto de pesquisa para também solucionar um problema tecnológico ou de competitividade.
As empresas também podem acessar os programas de pós-graduação, os quais têm patrocínio de bolsistas, que são mestrandos e doutorandos. Sob encomenda da empresa, podem encaminhar pesquisas para solução de problemas.

Cases de sucesso

Para exemplificar os resultados práticos do TecnoUnisc três empresas deram depoimentos no encontro. Duas que saíram da condição de incubadas e estão hospedadas no parque - Tekann, Owntec - e uma que é associada externa, a Viação União Santa Cruz. Todas desenvolvendo pesquisas na área de desenvolvimento de tecnologias.

“Quando entramos para o parque tínhamos 12 pessoas trabalhando, hoje temos 36. É um ambiente que estimula o aprendizado, a evolução e a auto-superação, pela interação constante com outros parceiros e empresas. Isso é um processo natural lá dentro. Ver outros negócios crescendo é desafiador e nos estimula a também ir além e promover mais inovações.” 
Alison Mann, sócio-diretor de Negócios da Empresa Tekann

“Desenvolvemos soluções para instituições de ensino superior, com cursos de Engenharias. Hoje estamos no mercado nacional, entregando soluções em 25 instituições de ensino e em 5 empresas. A incubadora foi muito importante na gestão da empresa como um todo. Estar dentro da incubadora foi um fator fundamental para o sucesso da empresa até o momento. Tanto para a constituição quanto para o desempenho da organização no mercado atual”.
Luiz Antonio Barbieri – CEO da Owntec

“Estamos no momento desenvolvendo algumas plataformas digitais de mobilidade que façam com que a empresa consiga atingir e interagir com o público digital. Estamos lá há pouco menos de 2 anos. Esse contato com a TecnoUnisc tem auxiliado a transformar o pensamento da empresa com o seu público interno e externo. Uma empresa de 60 anos que se viu estimulada a inovar e se transformar.”
Flávio Alberto Paskulin , diretor vice-presidente da Viação União Santa Cruz