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Unidades de saúde começam a receber os primeiros equipamentos para aferição de ponto biométrico

SAÚDE - 10/10/2019

Começou na última semana a implantação do sistema de controle de frequência por ponto biométrico na estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa). Os equipamentos já foram colocados no prédio novo, na Rua Ernesto Alves, entre a Senador Pinheiro Machado e a Fernando Abott, onde funciona a parte administrativo, a Farmácia do Estado e a Farmácia Municipal, entre outros setores, e no antigo prédio da secretaria, defronte à Estação Férrea, onde agora estão a Central de Regulação e Agendamentos, Vigilância Sanitária e Epidemiológica e Setor de Imunizações.
No momento a implantação acontece no Centro Materno Infantil (Cemai), que hoje funciona em local provisório, Nos próximos dias a equipe responsável pelo serviço fará a instalação também nos postos de saúde e demais unidades de atenção básica e de atenção especializada. Somente na área da Saúde, 54 locais contarão com os novos equipamentos. “O ponto biométrico dá mais transparência e as chefias passam a ter um controle maior do cumprimento da jornada de trabalho dos servidores efetivos. O processo permite um controle das horas trabalhadas e impede fraudes”, observou o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior.
A implantação do ponto biométrico na Prefeitura de Santa Cruz do Sul teve início no mês de maio deste ano e já está 100% concluída na Procuradoria Geral do Município (PGM), no Gabinete do Prefeito (GPM) e nas secretarias municipais de Administração e Transparência (Seat), de Fazenda (Sefaz), e de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepop). Faltam ainda as secretarias de Habitação (Sehab), de Agricultura (Seagri), de Desenvolvimento e Turismo (Sedet), de Educação (SEE), de Cultura (Secult), de Segurança, Defesa Civil e Esportes (Sesde), de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu), de Obras e Infraestrutura (Seoi), de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) e o Gabinete da Vice-Prefeita.
Segundo o secretário municipal de Administração e Transparência, Vanir Ramos de Azevedo, a finalização de todo o processo está prevista para acontecer no primeiro semestre de 2020. “A instalação propriamente dita dos equipamentos é um procedimento rápido, o mais demorado é fazer o cadastramento de todos os servidores, com a informação das respectivas jornadas de trabalho”, explicou.
Com relação aos aspectos positivos desde que a Prefeitura passou a adotar o sistema, ele afirma que tudo ficou mais fácil desde então. “A gestão pública é algo muito dinâmico e precisa estar sendo constantemente aperfeiçoada. Com o ponto biométrico podemos ver em tempo real a jornada de trabalho dos servidores, sabendo se alguém atrasou ou faltou, relatórios que tínhamos à diposição apenas no final do mês. Com o tempo vamos eliminando papel e usando a tecnologia a nosso favor"
Foram adquiridos por meio de licitação, 158 dispositivos ópticos de biometria, em um investimento de R$ 76.630,00. Os equipamentos estão sendo instalados em locais de fácil acesso às dependências dos órgãos da administração, em substituição aos dispositivos atuais – batida manual, batida eletrônica com cartão, biometria tradicional e livro ponto - na marcação da entrada e saída e dos intervalos de almoço dos servidores.