Edição do dia 21/01/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Aliança Santa Cruz retorna com carnaval infantil
GERAL - A festa irá ocorrer na Sede Campestre
Sítio Pedagógico: Começam as obras de instalação
GERAL
Empresas podem fazer doações diretas ao Consepro
GERAL
Próxima edição será dia 1º de fevereiro
GERAL - Evento será realizado no campinho do Bom Jesus
Praça da Bandeira: Parklet já tem data para instalação
GERAL
Santa Cruz se despede de Wilson Griesang
GERAL
Concurso público bate recorde de inscritos
GERAL
Novas placas de veículos serão obrigatórias a partir de 31 de janeiro
GERAL
Lei que amplia ficha limpa é decretada
GERAL - A partir de agora quem cometeu crimes está vedado em assumir vagas na Câmara
Saúde na Palma da Mão: saiba como baixar o aplicativo
SAÚDE
Salve, salve a lembrança do herói de Santa Cruz do Sul: Arno Frantz
OPINIÃO
Inovação e transparência devem andar de mãos dadas
OPINIÃO
Benditas são as mentes criadoras que combinam sons e silêncio e os transformam em música
OPINIÃO
Dengue: Santa Cruz registra sete casos de suspeita
SAÚDE - Município está entre 99 do Estado com infestação do mosquito
Projeto sugere isenção de IPTU para estacionamentos
GERAL - Vereador também propôs um aplicativo para registro de gastos e receitas do município
Uma agroindústria que empodera
EMPRESARIAL - Programa Arise possibilitou a abertura de uma empresa no interior
Atleta santa-cruzense busca apoio para disputa de competição na França
ESPORTES
União Corinthians empossa departamento de Judô
ESPORTES

Histórico da data

Especial Dia do Professor

EDUCAÇÃO - 15/10/2019

Professores são parte importante da vida de seus alunosProfessores são parte importante da vida de seus alunos Crédito: Freepik

No Brasil, a data é alusiva ao dia 15 de outubro de 1827, quando Dom Pedro I, na época imperador, decretou que deveriam ser criadas as “escolas de primeiras letras”, o Ensino Elementar da época, em “todas as cidades, vilas e lugarejos”. O documento falava, inclusive, sobre um sistema extremamente desenvolvido para o seu tempo, descentralizado, com matérias básicas e salário de professores definidos, uma ordem que certamente foi de extrema importância, mas acabou não gerando a adesão esperada.
O decreto imperial também demonstrava uma característica da época, que hoje, felizmente, não é mais uma realidade. No nível educacional que valia como o ensino fundamental de hoje, meninos deveriam aprender matérias como a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática, enquanto as meninas, excluídas, ficavam encarregadas de aprender as “prendas”, que não passavam de aulas de costura, bordado, cozinha e outras habilidades consideradas importantes para a economia doméstica.
Somente em 1946, cento e vinte anos depois do decreto, um professor paulista teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro. A ideia surgiu porque o período letivo do segundo semestre escolar era muito longo, ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo o período. Liderados por Samuel Becker, um pequeno grupo de professores teve a ideia de organizar um dia de folga para dar a eles e seus colegas um descanso, bem como para analisar os rumos do restante do ano letivo.
Becker, que se tornou conhecido entre a classe pela frase “professor é profissão. Educador é missão”, liderou o movimento que teve a ideia de repetir o dia de folga anualmente, sempre no dia 15, criando uma espécie de dia de confraternização entre os professores, que levavam doces de suas casas para dividirem entre si. A ideia foi de tamanho sucesso que passou a se espalhar por outras escolas da cidade, do Estado e, eventualmente, do país inteiro, passando a se tornar feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.
Assinado pelo presidente João Goulart, o decreto era claro em sua justificativa e definição: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”. Desde então, o dia do professor é celebrado por todos, de modo a valorizar esta que é uma das profissões mais importantes do mundo todo.