Edição do dia 12/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Pequenas atitudes
OPINIÃO
Verrugas Estelares
OPINIÃO
Em defesa da vida
OPINIÃO
CDL aponta 800 vagas temporárias
ECONOMIA - Expectativa é de boas oportunidades de emprego para o período
ACI: Eleição ocorre hoje
GERAL
Vigilância Colaborativa: Lançamento do Programa acontece hoje
GERAL
GREVE: Polícia Civil paralisa nesta quarta-feira
POLÍCIA
Campeonato Municipal inicia no próximo dia 22
ESPORTES
AMO/Unimed VTRP: Atletas brilham pelo estado
ESPORTES
Dois times largam com vitória na estreia da Copa Lisaruth
ESPORTES
Estadual sub 19: Santa Cruz vence fora e fica perto da final
ESPORTES
Regional: São José larga na frente nas semifinais
ESPORTES
Universidade aguarda mais de cinco mil estudantes
GERAL
Bate papo: Doações por incentivos fiscais
ECONOMIA
Comdica realiza 4ª Noite Cultural na Unisc
VARIEDADES - O evento que tem entrada franca visa enaltecer projetos sociais realizados por diversas entidades
Enart deverá reunir mais 30 mil pessoas
VARIEDADES - A programação inicia às 16 horas de sexta, 15, e se estende até o domingo no Parque da Oktoberfest
Prefeitura pretende atrair mais médicos
GERAL - Proposta será encaminhada ao legislativo para análise e votação
Prefeitura pretende pavimentar Dona Leopoldina
GERAL - Telmo assinou o edital de licitação para a travessa que é uma das entradas da cidade

Histórico da data

Especial Dia do Professor

EDUCAÇÃO - 15/10/2019

Professores são parte importante da vida de seus alunosProfessores são parte importante da vida de seus alunos Crédito: Freepik

No Brasil, a data é alusiva ao dia 15 de outubro de 1827, quando Dom Pedro I, na época imperador, decretou que deveriam ser criadas as “escolas de primeiras letras”, o Ensino Elementar da época, em “todas as cidades, vilas e lugarejos”. O documento falava, inclusive, sobre um sistema extremamente desenvolvido para o seu tempo, descentralizado, com matérias básicas e salário de professores definidos, uma ordem que certamente foi de extrema importância, mas acabou não gerando a adesão esperada.
O decreto imperial também demonstrava uma característica da época, que hoje, felizmente, não é mais uma realidade. No nível educacional que valia como o ensino fundamental de hoje, meninos deveriam aprender matérias como a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática, enquanto as meninas, excluídas, ficavam encarregadas de aprender as “prendas”, que não passavam de aulas de costura, bordado, cozinha e outras habilidades consideradas importantes para a economia doméstica.
Somente em 1946, cento e vinte anos depois do decreto, um professor paulista teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro. A ideia surgiu porque o período letivo do segundo semestre escolar era muito longo, ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo o período. Liderados por Samuel Becker, um pequeno grupo de professores teve a ideia de organizar um dia de folga para dar a eles e seus colegas um descanso, bem como para analisar os rumos do restante do ano letivo.
Becker, que se tornou conhecido entre a classe pela frase “professor é profissão. Educador é missão”, liderou o movimento que teve a ideia de repetir o dia de folga anualmente, sempre no dia 15, criando uma espécie de dia de confraternização entre os professores, que levavam doces de suas casas para dividirem entre si. A ideia foi de tamanho sucesso que passou a se espalhar por outras escolas da cidade, do Estado e, eventualmente, do país inteiro, passando a se tornar feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.
Assinado pelo presidente João Goulart, o decreto era claro em sua justificativa e definição: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”. Desde então, o dia do professor é celebrado por todos, de modo a valorizar esta que é uma das profissões mais importantes do mundo todo.