Edição do dia 19/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Samu: Regulação compartilhada deve entrar em operação até o fim do ano
SAÚDE
Campanhas estimulam a Solidariedade
GERAL
Escritora santa-cruzense lança o livro Melodia Perversa
VARIEDADES
Lifasc: Soberania dos visitantes domina
ESPORTES
Municipal Feminino: Muitos gols marcam a rodada
ESPORTES
Santa Cruz luta, mas perde nos pênaltis para o Soledade
ESPORTES
Regional 2019:Trombudo sai na frente nas semifinais
ESPORTES - Nos Aspirantes deu o Formosa contra o Unidos
Amigos do Cinema exibe Tarkovski
VARIEDADES
Associação Pró-Cultura: Vernissage abre última mostra
VARIEDADES
NOVEMBRO ROXO: Exposição dá início às atividades
SAÚDE - Hospital Santa Cruz preparou também palestra e oficina sobre o mês da Prematuridade
Cisvale debate temas expressivos para a região
GERAL
Portal Lunetas e Mercur promovem bate-papo sobre Infâncias
GERAL
Confraria Nativista: Nova diretoria será empossada
GERAL
Comissão Especial da OAB promove eventos para abordar a Reforma da Previdência
GERAL
Vacinação contra o Sarampo: Nova fase começou nesta segunda
SAÚDE
Santa Cruz tem oito escolas paralisadas
EDUCAÇÃO - Em outros sete educandários o atendimento é parcial e em quatro as atividades seguem normalmente
Noite de comemorar o fim do 34º Enart
VARIEDADES - CTG porto-alegrense e Candeeiro de Vera Cruz levaram os principais prêmios
O tabu e as evoluções do tratamento do câncer de próstata
SAÚDE - Entenda a importância da conscientização e como a tecnologia tem ajudado no combate

Os últimos dias da 35ª Oktoberfest

Confira o que aconteceu nesta semana e o que vai movimentar o fechamento da festa

VARIEDADES - 18/10/2019

Nesta sexta acontecem os últimos shows nacionais com Marília Mendonça e Dilsinho. E na manhã de domingo acontece o desfile temático, a partir das 10h30Nesta sexta acontecem os últimos shows nacionais com Marília Mendonça e Dilsinho. E na manhã de domingo acontece o desfile temático, a partir das 10h30 Crédito: Rolf Steinheus

Grasiel Grasel
[email protected]

O último fim de semana de mais uma edição da Festa da Alegria está chegando, mas ainda são muitas as atrações que você pode aproveitar na 35ª Oktoberfest e Feirasul. Ao longo desta semana, uma série de atividades movimentou o parque, em especial o Dia da Maturidade Ativa, que levou cerca de 20 mil pessoas a aproveitarem uma série de atividades no dia especial para a terceira idade.
Mais de 40 grupos e excursões de todo o Estado usufruíram da entrada gratuita oferecida aos maiores de 55 anos, em um dia diferenciado que iniciou às 9 horas, com concentração na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade, e que seguiu com uma caminhada até o Parque da Oktoberfest, pela rua Marechal Floriano.
A animação da terceira idade era incontestável, afinal, nos diversos espaços com atrações musicais era possível encontrar senhores e senhoras de mais idade dançando. Elsi Ongarato, 60 anos, diz que ir para a Oktoberfest todo ano virou uma rotina muito importante para ela e os colegas. “Isso aqui é muito bom, a gente sai pelo menos um pouco de casa e alguns voltam muito felizes, vira um passeio. Isso ajuda muito na autoestima deles”, afirma. A aposentada coordena o grupo Vida Alegre Campestre de Lajeado, que já aproveita o Dia da Maturidade Ativa há quatro anos.
Ao longo do dia, diversas atrações marcaram a programação voltada à melhor idade, em especial as bandinhas que se apresentaram no Lonão, Espaço Pró-Cultura RS LIC (Palco LIC), Pavilhão Central e Pórtico, onde houve maior concentração de pessoas. Da mesma forma, outras atividades foram oferecidas, como oficinas gratuitas de culinária, apresentações de dança e de grupos folclóricos, oficina de jogos germânicos e, claro, todos os atrativos da Feirasul, que incluiu corte de cabelo gratuito para a melhor idade em um estande.

Banda Os Colonos animou o Palco LIC com a terceira idade dançandoBanda Os Colonos animou o Palco LIC com a terceira idade dançando Crédito: Grasiel Grasel

Última noite de shows!
O “esquenta” para o fim de semana começa com os últimos shows da 35ª Oktoberfest, na sexta-feira, com a cantora Marília Mendonça, conhecida como a rainha da “sofrência” por hits como “Todo mundo vai sofrer”, que sobe ao palco às 23 horas. E na sequência Dilsinho, o carismático cantor de samba pop romântico que vem fazendo muito sucesso com músicas como “50 vezes”.
Os portões de entrada da Arena de Shows serão abertos às 20 horas para este que deve ser um dos maiores shows já realizados na Festa da Alegria, com um público que pode superar 12 mil pessoas.

Marília Mendonça se apresenta na noite desta sexta, dia 18Marília Mendonça se apresenta na noite desta sexta, dia 18 Crédito: Divulgação

Sua foto no chopp?
Uma atração da Feirasul que vem fazendo muito sucesso é a “selfie no chopp”, oferecida na Escola de Gastronomia Senac e Sindilojas, com nova edição neste sábado, dia 19, no Pavilhão 3. A tecnologia do “Beer print” imprime uma foto, que pode ser tirada na hora, na espuma de um copo de chopp com uma tinta que, claro, é comestível e não faz nenhum mal à saúde.
Para quem quiser aproveitar a oportunidade para tomar um chopp com a sua cara, basta visitar a Escola de Gastronomia Senac e Sindilojas durante a Oficina de Gastronomia deste sábado, que deve começar a partir das 15 horas. Na oportunidade, também haverá uma cabine de fotos para quem quiser registrar uma selfie com a bebida. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas diretamente no local.

Máquina imprime selfie tirada na hora na espuma do choppMáquina imprime selfie tirada na hora na espuma do chopp Crédito: Daniela de Mello

Desfile
O domingo, último dia da 35ª Oktoberfest, começará com o segundo Desfile Temático desta edição da Festa da Alegria. A partir das 10h30 do dia 20, uma série de grupos temáticos e carros alegóricos vão desfilar pela Rua Marechal Floriano mostrando o que a cultura germânica tem de melhor. No entanto, fique atento: em caso de chuva, o desfile será cancelado. Mais informações sobre o desfile do domingo você encontra na edição da próxima terça-feira, dia 22, no Riovale Jornal.

Segundo desfile desta edição acontece no domingo, às 10h30Segundo desfile desta edição acontece no domingo, às 10h30 Crédito: Rolf Steinhaus

Passeio hidrorrodoviário até a Oktober!
Neste sábado, dia 19, parte do Cais Mauá, em Porto Alegre, no início da manhã, um passeio hidrorrodoviário no Barco Cisne Branco. A rota da embarcação vai até Santo Amaro do Sul, para uma visita à Barragem Eclusada de Amarópolis, onde posteriormente os passageiros seguirão viagem até Santa Cruz do Sul, para visitarem a 35ª Oktoberfest.

Noite para ouvir corais
Na noite de ontem, dia 17, aconteceu o 7º Encontro de Corais na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Foram oito grupos de Santa Cruz do Sul e Vale do Sol, cada um apresentando três músicas e uma delas performada em alemão. Ao final, todos os presentes cantaram uma música na língua germânica que faz referência a como o dia foi maravilhoso.

SindiTabaco confraternizou com a imprensa
O Riovale Jornal esteve presente no evento de confraternização oferecido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) à imprensa local, realizado nesta terça, dia 15, durante a noite, no espaço da entidade no Parque da Oktoberfest.  Participaram jornalistas, funcionários e administradores de diversos veículos de comunicação da região, bem como a corte de soberanas da 35ª edição.
O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, reafirmou a importância da participação do sindicato no principal evento do calendário de Santa Cruz do Sul, em especial pelo relacionamento renovado com a imprensa que, segundo ele, “sempre age de forma ética e transparente mostrando o que acontece na cadeia produtiva do tabaco, sua importância social e econômica”.

Presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, brindou o comprometimento da imprensa com a imparcialidadePresidente do SindiTabaco, Iro Schünke, brindou o comprometimento da imprensa com a imparcialidade Crédito: Rolf Steinhaus

Café Colonial segue oferecendo delícias
Localizado na Bierhaus, ao lado da praça de alimentação, o Café Colonial é uma das paradas quase obrigatórias para quem visita a 35ª Oktoberfest. Aberto todos os dias de festa desde o horário de abertura do parque até às 22h30, o espaço é repleto das mais diversas delícias da culinária alemã local. São mais de 65 opções gastronômicas que compõem a mesa do café, que neste ano está sob responsabilidade da empresa Paragem, que oferece exclusivamente a opção de buffet por quilo no valor de R$ 49,90.
Dentre os pratos disponíveis no cardápio do buffet, muitas são as variedades especiais da cozinha germânica local, como costelinha de porco, eisbein (joelho de porco), chucrute, linguiças, keschmier, queijos coloniais e sobremesas típicas como tortas e ambrosia. A equipe do Paragem é composta por 12 pessoas, de modo a garantir que todos sejam bem atendidos.

Terceira idade aqueceu o movimento do Café na terça-feiraTerceira idade aqueceu o movimento do Café na terça-feira Crédito: Grasiel Grasel

As delícias caseiras das agroindústrias
Outro ponto que vem movimentando esta edição da Oktoberfest é a Feira da Agroindústria Familiar, que fica à direita do pórtico de entrada, ao lado do portão de saída. O espaço é reservado especialmente para pequenas indústrias de produção de alimentos típicos de regiões interioranas, todos preparados por famílias e cooperativas.
Dentre as várias opções dos 34 expositores estão cucas, bolachas, queijos, embutidos, schimier, melado, mel, rapaduras, conservas, sucos, vinhos, entre outros. Além de agroindústrias santa-cruzenses, muitas vêm de outras cidades, como Bom Retiro do Sul, Barão, Pelotas, Monte Belo do Sul, Vera Cruz e Augusto Pestana, além de Santa Cruz do Sul.
Almiro Wendland, do Sítio do Ipê Amarelo, agroindústria familiar da localidade santa-cruzense de Linha Sete de Setembro, comemorou o movimento maior da terça-feira, Dia da Maturidade Ativa, no qual a terceira idade aproveitou a oportunidade de comprar várias delícias típicas do interior. De acordo com ele, a chuva havia espantado um pouco a clientela nos últimos dias, mas o calor sempre é bem-vindo para aumentar a venda de seus sucos.

Famílias e cooperativas estão expondo seus produtos na OktoberfestFamílias e cooperativas estão expondo seus produtos na Oktoberfest Crédito: Grasiel Grasel

Teatro em alemão chamou a atenção
Quem passou em frente ao Espaço Pró-Cultura RS LIC (Palco LIC), em frente à praça de alimentação, às 19 horas da última terça-feira, dia 15, encontrava pessoas intrigadas assistindo uma peça teatral enquanto outras davam altas gargalhadas. Tratava-se de uma apresentação teatral da Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz, performada em língua alemã que, claro, pôde ser mais bem compreendida por quem possui um entendimento do dialeto, mas também chamou muito a atenção de quem não conhece pelo claro teor de valorização da cultura local.
A dupla Hanz e Helmuth, que já fazem sucesso com suas esquetes em vídeo nas redes sociais, apresentou uma comédia em que os dois personagens contam causos do interior sentados em torno de uma mesa. Com a repercussão dos vídeos publicados na página “Helmut da Silva”, o público que não fala alemão pediu para que o material começasse a ser publicado com legendas em português, o que evidenciou a necessidade que muitos sentem em ter este contato com a cultura do interior colonizado pelos alemães, fato identificado pelo Oktobertanz, que convidou os dois amigos a somarem à equipe cultural.
O Espaço Pró-Cultura RS LIC (Palco LIC) recebe, na 35ª Oktoberfest, atividades artístico-culturais como dança, música e teatro, fazem parte do Projeto Arte em Movimento, integrante da programação cultural do evento há três anos. Nos 12 dias de festa, três entidades fazem suas apresentações no espaço: Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz, Centro Cultural 25 de Julho e Der Deutcher Jugendtanz, além das bandinhas típicas.

Dupla Hanz e Helmuth encenou uma peça teatral em alemãoDupla Hanz e Helmuth encenou uma peça teatral em alemão Crédito: Grasiel Grasel

Do Paraná para a Oktoberfest
Além de ser muito popular em toda a região, a Oktoberfest também traz muitos visitantes de todos os cantos do país, como é o caso de Ana Paula Kuhn e a sobrinha Brenda Gasparetto, que viajaram cerca de 600km desde a cidade de São João, município no sudoeste do Paraná, próximo de Pato Branco. As duas vieram especialmente para assistirem os shows de Zé Neto e Cristiano e da Marília Mendonça, mas aproveitaram para ficar a festa inteira e conhecer Santa Cruz do Sul.
Ana Paula conta que o ponto alto da Festa da Alegria foi o domingo pela manhã, “o desfile foi muito lindo, o que eu mais gostei na Oktober foi o desfile”, conta. Já a sobrinha diz que as atrações culturais lhe chamaram a atenção, “gostei das apresentações diferentes, das danças e das propostas diferenciadas para entreter o público”, afirma Brenda. As duas contam terem gostado muito de conhecer o centro da cidade, a Catedral e a Gruta dos Índios.
Perguntada sobre as diferenças da Oktoberfest santa-cruzense em relação a de Blumenau, a qual Ana Paula também já visitou, ela explica que aqui o clima é bem mais voltado para a família, enquanto na cidade catarinense o evento tem um caráter mais propício ao público adulto. Embora prefira conhecer novas cidades, a paranaense diz que recomenda fortemente a qualquer um que tenha a pretensão de conhecer a Festa da Alegria, que venha à Santa Cruz do Sul.

Tia e sobrinha viajaram quase 600 km até Santa CruzTia e sobrinha viajaram quase 600 km até Santa Cruz Crédito: Arquivo pessoal

Programação completa

Dia 18/10, Sexta-feira
14h – Abertura do Parque
14h às 18h - Banda Feliz em Festa - Pórtico de Entrada
14h30min - Apresentação de Grupos Folclóricos Infantis - Pórtico de Entrada
15h - Oficina de Jogos Germânicos - Parque
16h às 18h - Banda Munich - Bandinha Itinerante
17h30min às 19h - Kauã Castro - Arena Arauto / Afubra
18h30min às 23h30min - Banda Alto Astral - Pórtico de Entrada
19h - Oficina de Gastronomia - Escola de Gastronomia Senac e Sindilojas
19h às 19h30min - Banda Os Colonos - Palco LIC
19h às 20h30min - Dj Felipe Chaves - Palco Arauto Poliesportivo
19h às 21h - Banda Heilige - Bandinha Itinerante
19h às 22h - Banda Doce Desejo - Lonão
19h30min às 20h - Dança C.C 25 de Julho - Palco em frente à Praça de Alimentação
19h30min às 21h - Guilherme Mecca - Arena Arauto / Afubra
20h - Apresentação de Grupos Folclóricos Adultos - Pórtico de Entrada
20h às 20h30min - Dança C.C 25 de Julho - Palco LIC
20h às 0h - Orquestra Harmonia - Pavilhão Central
20h30min às 21h - Banda Bierfest - Palco LIC
20h30min às 22h - Sandro Coelho - Palco Arauto Poliesportivo
21h - Abertura dos Portões: Marília Mendonça + Dilsinho - Arena de Shows
21h30min às 23h - Banda Magia - Arena Arauto / Afubra
21h às 23h - Banda Estrela de Ouro - Bandinha Itinerante
22h20min às 1h40min - Sax Banda Show - Lonão
22h30min às 0h - Grazi Andriotti: Baile das Divas - Palco Arauto Poliesportivo
23h - Início do Show: Marília Mendonça + Dilsinho - Arena de Shows
23h30min às 1h – Kayana - Arena Arauto / Afubra
0h30min às 2h - Guilherme Mecca - Palco Arauto Poliesportivo
0h30min às 4h30min - Banda La Montanara - Pavilhão Central
1h30min às 3h – Sambora - Arena Arauto / Afubra
2h às 2h30min - DJ Felício Porto - Palco Arauto Poliesportivo
2h às 5h30min - Banda Scala - Lonão
2h30min às 4h - MC Stamm - Palco Arauto Poliesportivo
3h30min às 5h – Adryan - Arena Arauto / Afubra
4h às 5h30min - Dj Vini Lamaison - Palco Arauto Poliesportivo
5h às 6h - Dj Lú Castro - Arena Arauto / Afubra
6h – Fechamento do parque

Dia 19/10, Sábado
10h - Abertura do Parque
11h às 11h30min - Banda Munich - Palco LIC
13h30min às 14h30min - Os Liderais - Arena Arauto / Afubra
14h às 16h - Banda Munich - Bandinha Itinerante
14h às 18h - Banda Fest - Pórtico de Entrada
14h30min - Apresentação de Grupos Folclóricos Infantis - Pórtico de Entrada
14h30min às 15h - Dança C.C 25 de Julho - Palco LIC
14h50min às 15h50min - Banda Alegria - Arena Arauto / Afubra
15h - Oficina de Gastronomia - Escola de Gastronomia Senac e Sindilojas
15h - Oficina de Jogos Germânicos - Parque
15h às 15h30min - Dança C.C 25 de Julho - Palco LIC
16h - Ronda Folclórica e Cultural - Parque
16h às 16h30min - Dança Oktobertanz - Palco LIC
16h às 18h - Banda Munich - Bandinha Itinerante
16h10min às 17h10min - The Ruwers - Arena Arauto / Afubra
17h - Oficina de Gastronomia - Escola de Gastronomia Senac e Sindilojas
17h às 17h30min - Banda Heilige - Palco LIC
17h30min às 18h30min - Garotos de Ouro - Arena Arauto / Afubra
18h20min às 23h20min - Banda Bierfest - Pórtico de Entrada
18h30min às 19h - Dança C.C 25 de Julho - Palco LIC
18h50min às 20h - Banda Sollus - Arena Arauto / Afubra
19h - Oficina de Gastronomia - Escola de Gastronomia Senac e Sindilojas
19h - Apresentação de Grupos Folclóricos Adultos - Pórtico de Entrada
19h às 20h30min - Dj Felipe Chaves - Palco Arauto Poliesportivo
19h às 21h - Banda Os Liderais - Lonão
19h às 21h - Banda Heilige - Bandinha Itinerante
19h30min - Noite do Folclore: Apresentação de Danças Folclóricas - Pavilhão Central
19h30min às 20h - Teatro C.C 25 de Julho - Palco LIC
20h às 20h30min - Dança Der Deutcher Jugendtanz - Palco LIC
20h30min às 21h - Banda Heilige - Palco LIC
20h30min às 21h45min - Gabriel Farias - Arena Arauto / Afubra
20h30min às 22h - Grupo Fissura - Palco Arauto Poliesportivo
20h30min às 0h20min - Banda Munich - Pavilhão Central
21h20min às 0h - Banda Doce Desejo - Lonão
22h15min às 23h30min - Novos Gaúchos - Arena Arauto / Afubra
22h30min às 0h - Frei Jack - Palco Arauto Poliesportivo
23h30min às 3h30min - Banda Metais em Brasa - Pórtico de Entrada
0h às 1h15min - Grupo Shake - Arena Arauto / Afubra
0h20min às 1h30min - Moisés Damé - Lonão
0h30min às 2h - Gabriel Farias - Palco Arauto Poliesportivo
0h30min às 4h30min - Banda Santa Cruz - Pavilhão Central
1h45min às 3h – Raztilho - Arena Arauto / Afubra
1h50min às 5h30min - Banda Magia - Lonão
2h30min às 4h - Baile do Djeff - Palco Arauto Poliesportivo
3h30min às 5h - Grupo Fissura - Arena Arauto / Afubra
4h às 5h30min - DJ Jonas Maas - Palco Arauto Poliesportivo
5h às 6h - Crazy Clows - Arena Arauto / Afubra
6h - Fechamento do Parque

Dia 20/10, Sábado
10h - Abertura do Parque
10:30 - DESFILE TEMÁTICO - Rua Marechal Floriano
13h30min às 14h - Banda Metais em Brasa - Palco LIC
13h30min às 14h30min - Banda Festa Show - Arena Arauto / Afubra
14h às 14h30min - Dança C.C 25 de Julho - Palco LIC
14h às 18h - Banda Imigrante - Pórtico de Entrada
14h30min às 15h - Teatro Oktobertanz - Palco LIC
14h30min às 18h30min - Banda Magia - Pavilhão Central
15h - Oficina de Gastronomia - Escola de Gastronomia Senac e Sindilojas
15h - Oficina de Jogos Germânicos - Parque
15h às 15h30min - Banda Estrela de Ouro - Palco LIC
15h às 16h – Kamarílha - Arena Arauto / Afubra
15h às 17h - Banda Estrela de Ouro - Bandinha Itinerante
15h às 19h - Banda Studio - Lonão
15h30min às 16h - Dança Oktobertanz - Palco LIC
16h às 16h30min - Banda Heilige - Palco LIC
16h30min às 18h - Lobos dos Pampas - Arena Arauto / Afubra
Não definido - Oficina de Gastronomia - Escola de Gastronomia Senac e Sindilojas
17h às 19h - Banda Heilige - Bandinha Itinerante
18h30min às 20h - Dionatã Severo - Arena Arauto / Afubra
19h - Oficina de Gastronomia - Escola de Gastronomia Senac e Sindilojas
19h às 20h30min - Dj Felipe Chaves - Palco Arauto Poliesportivo
20h - Cerimônia de Encerramento - Pavilhão Central
20h30min às 22h - Ky Garothada - Palco Arauto Poliesportivo
20h30min às 22h - Banda Destinu´s - Arena Arauto / Afubra
21h30min às 1h30min - Banda Santa Cruz - Lonão
21h30min às 1h30min - Banda Os Atuais - Pavilhão Central
22h às 0h - Dj Nathali Neumann - Arena Arauto / Afubra
22h às 1h30min - Arauto Djs e Convidados - Palco Arauto Poliesportivo
2h - Fechamento do Parque