Edição do dia 15/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Samu: Regulação compartilhada deve entrar em operação até o fim do ano
SAÚDE
Campanhas estimulam a Solidariedade
GERAL
Escritora santa-cruzense lança o livro Melodia Perversa
VARIEDADES
Lifasc: Soberania dos visitantes domina
ESPORTES
Municipal Feminino: Muitos gols marcam a rodada
ESPORTES
Santa Cruz luta, mas perde nos pênaltis para o Soledade
ESPORTES
Regional 2019:Trombudo sai na frente nas semifinais
ESPORTES - Nos Aspirantes deu o Formosa contra o Unidos
Amigos do Cinema exibe Tarkovski
VARIEDADES
Associação Pró-Cultura: Vernissage abre última mostra
VARIEDADES
NOVEMBRO ROXO: Exposição dá início às atividades
SAÚDE - Hospital Santa Cruz preparou também palestra e oficina sobre o mês da Prematuridade
Cisvale debate temas expressivos para a região
GERAL
Portal Lunetas e Mercur promovem bate-papo sobre Infâncias
GERAL
Confraria Nativista: Nova diretoria será empossada
GERAL
Comissão Especial da OAB promove eventos para abordar a Reforma da Previdência
GERAL
Vacinação contra o Sarampo: Nova fase começou nesta segunda
SAÚDE
Santa Cruz tem oito escolas paralisadas
EDUCAÇÃO - Em outros sete educandários o atendimento é parcial e em quatro as atividades seguem normalmente
Noite de comemorar o fim do 34º Enart
VARIEDADES - CTG porto-alegrense e Candeeiro de Vera Cruz levaram os principais prêmios
O tabu e as evoluções do tratamento do câncer de próstata
SAÚDE - Entenda a importância da conscientização e como a tecnologia tem ajudado no combate

1ª Semana Lixo Zero: Tudo pronto na programação

Objetivo é incluir o município na lista de cidades com o título Lixo Zero, concedida pelo ILZ

GERAL - 18/10/2019

Crédito: Pixabay

A mobilização em torno da redução, gestão e encaminhamento correto de resíduos já tem data marcada para ocorrer em 2019. Entre os dias 18 e 27 de outubro, mais de 50 cidades brasileiras realizam a Semana Lixo Zero. O evento é organizado por voluntários locais em parceria com o Instituto Lixo Zero (ILZ), idealizador da iniciativa. 
A semana Lixo Zero tem foco na conscientização de que cada indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. A ideia é mostrar para a sociedade que os recursos públicos usados para gestão e encaminhamento de resíduos poderiam ser investidos em saúde, educação ou infraestrutura. Além disso, o investimento em compostagem de resíduos orgânicos e em reciclagem gera emprego e renda. 
Em parceria com instituições públicas e privadas locais, a ideia da Semana, além de conscientização, é mostrar para governos e sociedade que é possível gerir de forma mais inteligente o lixo gerado por todos. O encaminhamento correto dos resíduos, evitando o máximo possível a sua geração, são algumas propostas trabalhadas em diversas ações realizadas em cidades como Florianópolis, Joinville, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo, Santos, Recife e até a pequena Marau, de 50 mil habitantes, no Rio Grande do Sul. 
Em Santa Cruz do Sul, o ILZ está representado pela Engenheira Ambiental, Débora Leonhardt da Silva, embaixadora Lixo Zero e coordenadora da Semana Lixo Zero no município. A abertura acontece na sexta-feira, 18 de outubro, às 14 horas, na Câmara de Vereadores. “Nossa programação contempla 10 dias de muitas atividades com o objetivo de engajar mais pessoas em uma atitude cidadã responsável. Todos os eventos serão gratuitos, em escolas, instituições, empresas, e abertos a comunidade, entre outros”, diz.
A programação completa está disponível no instagram @lixozeroscs e as inscrições ainda podem ser feitas. Serão rodas de conversa, palestras, oficinas, eventos de conscientização, visita técnica e trilha ecológica. Entre as temáticas já definidas: recolhimento de resíduos; alimentos orgânicos e ecológicos; consumo consciente e alimentação saudável; dia D sem sacolas plásticas; logística reversa; compostagem; triagem e separação de lixo.

O que é o conceito Lixo Zero?
Segundo o Instituto Lixo Zero, o conceito lixo zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários eou para a incineração. De acordo com o conceito estabelecido pela ZWIA – Zero Waste International Alliance –Lixo Zero é: “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”

Mas afinal o que significa ser lixo zero?
Ser lixo zero significa reduzir ao máximo a geração de resíduos. Mas, em caso de geração, deve-se promover o encaminhamento correto para reciclagem ou compostagem (resíduos orgânicos). Apenas o que não for reciclável ou compostável (como o lixo do banheiro, por exemplo) deve ser encaminhado para a coleta do lixo comum, ou seja, enviado para o aterro sanitário. Sabemos que o espaço para a construção de aterros não é infinito e, por isso, é preciso pensarmos em uma solução que contemple as próximas gerações.

Quer ser mais sustentável? Veja algumas DICAS:

A Oktoberfest está acontecendo, quer aproveitar a festa de maneira sustentável? Leve seu caneco e recuse os copos descartáveis!
Vai curtir os desfiles da festa da alegria? Não deixe sua “pegada”! Lixo Zero é uma atitude cidadã, recolha seus resíduos e destine-os corretamente!
Lixo Zero é uma questão cidadã, comece hoje a fazer a sua parte, diga não ao canudinho plástico!
De preferência aos produtos com menos embalagens! A natureza terá que lidar com todos esses resíduos, afinal, não existe FORA!
Leve a sua sacola de pano ao supermercado e faça a feira sem saquinhos.
Você sabia que as caixinhas de pasta de dente e rolinhos de papel higiênico são recicláveis? Não as destine junto com o rejeito, mas sim nos recicláveis.
Roupas não são descartáveis! Cuide bem delas e repita quantas vezes quiser!
Seja sustentável na sua alimentação, desembale menos, descasque mais! Sua saúde também agradece.