Edição do dia 19/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Samu: Regulação compartilhada deve entrar em operação até o fim do ano
SAÚDE
Campanhas estimulam a Solidariedade
GERAL
Escritora santa-cruzense lança o livro Melodia Perversa
VARIEDADES
Lifasc: Soberania dos visitantes domina
ESPORTES
Municipal Feminino: Muitos gols marcam a rodada
ESPORTES
Santa Cruz luta, mas perde nos pênaltis para o Soledade
ESPORTES
Regional 2019:Trombudo sai na frente nas semifinais
ESPORTES - Nos Aspirantes deu o Formosa contra o Unidos
Amigos do Cinema exibe Tarkovski
VARIEDADES
Associação Pró-Cultura: Vernissage abre última mostra
VARIEDADES
NOVEMBRO ROXO: Exposição dá início às atividades
SAÚDE - Hospital Santa Cruz preparou também palestra e oficina sobre o mês da Prematuridade
Cisvale debate temas expressivos para a região
GERAL
Portal Lunetas e Mercur promovem bate-papo sobre Infâncias
GERAL
Confraria Nativista: Nova diretoria será empossada
GERAL
Comissão Especial da OAB promove eventos para abordar a Reforma da Previdência
GERAL
Vacinação contra o Sarampo: Nova fase começou nesta segunda
SAÚDE
Santa Cruz tem oito escolas paralisadas
EDUCAÇÃO - Em outros sete educandários o atendimento é parcial e em quatro as atividades seguem normalmente
Noite de comemorar o fim do 34º Enart
VARIEDADES - CTG porto-alegrense e Candeeiro de Vera Cruz levaram os principais prêmios
O tabu e as evoluções do tratamento do câncer de próstata
SAÚDE - Entenda a importância da conscientização e como a tecnologia tem ajudado no combate

Novo Cabrais: Feira de Saúde terá palestras sobre depressão e suicídio

Evento tratará tema que vem em crescente demanda no município e na região e também oferecerá serviços gratuitos

SAÚDE - 18/10/2019

Evento contará com diversos serviços gratuitos para a população Evento contará com diversos serviços gratuitos para a população Crédito: Arquivo/PMNC

Matheus Haetinger
[email protected]

A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Cabrais promove na próxima quinta-feira (24) a etapa municipal da Feira de Saúde. Um dos pontos principais da atividade será a palestra com o médico psiquiatra e professor universitário, Rafael Moreno Ferro de Araújo, que irá abordar a prevenção ao suicídio, um dos assuntos trabalhados durantes as etapas locais da feira de saúde neste ano. 
Conforme o secretário de Saúde, Leodegar Rodrigues, as palestras serão divididas por público. Iniciando na parte da manhã, às 8h, com os profissionais de saúde, os professores e os servidores da prefeitura municipal de Novo Cabrais. “O objetivo é qualificar os profissionais para prestar o atendimento ainda melhor para a população”, ressalta o secretário. Todos os profissionais de saúde da região estão convidados a participarem da palestra. 
Na parte da tarde, entre 13h30 e 15h, a palestra será focada aos idosos do grupo melhor idade. Após, das 15h30 às 17h para estudantes do 7º ano do ensino fundamental ao ensino médio das escolas do município. O secretário também destaca a importância da participação da população em geral, por isso, na parte da noite a conversa será aberta para todos, com início às 19h.
“Cada um de nós tem na família ou algum conhecido que sofre ou já sofreu com depressão e pensou em cometer suicídio. Por isso, é importante essa participação da comunidade. O suicídio é um assunto tão pertinente nos dias de hoje e a administração está preocupada em trabalhar a prevenção conversando com as pessoas”, destaca o secretário Leodegar Rodrigues. 
Paralelo às palestras na parte da tarde haverá diversos serviços de saúde no ginásio Ruy Barbosa, como aferição de pressão arterial; testes de HIV, sífilis e hepatites; orientações; atividades físicas, entre outros serviços. “É uma forma de também trabalhar a prevenção e reunir diversos serviços em um só lugar”, comenta o secretário. Esta atividade funcionará das 13h às 17h30 e será gratuita. 

O PALESTRANTE
Rafael Moreno é médico psiquiatra, e desde o início de sua carreira trabalha em uma das regiões do Brasil com maiores índices de suicídio do Brasil: o Vale do Taquari e do Rio Pardo. Seu dia a dia de trabalho é atender e supervisionar casos de pessoas com comportamento suicida. Graduado em Medicina e Pós-Graduado em Psiquiatria pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), possui Título de Especialista em Psiquiatria (TEP) pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Mestre e Doutor em Medicina pela PUC-RS. É pesquisador nos temas: comportamento suicida e comportamento humano.


Rafael Moreno vai abordar o suicídio para diferente públicos Rafael Moreno vai abordar o suicídio para diferente públicos Crédito: Divulgação/PMNC