Edição do dia 15/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

CTG Tiarayu é o grande campeão do Enart
VARIEDADES - Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, venceu a força B
CTG Lanceiros evidencia os direitos da Mulher
VARIEDADES
Inicia mais um Enart
GERAL - A 34ª edição do evento reúne em Santa Cruz do Sul os apaixonados pela cultura gaúcha
ACI: Gabriel Borba é aclamado presidente
GERAL - Ele estará à frente da entidade junto com o vice, César Cechinato, para o biênio 2020-2021
Copa Lisaruth 20 anos tem segunda rodada
ESPORTES
Cestinha Sesi/Unisc disputa o 2º turno das semifinais
ESPORTES
O Avenida ainda não confirmou a sua participação na Divisão de Acesso
ESPORTES
Dia de confirmar classificação
ESPORTES
Regional 2019: Fim de semana tem clássico em Vale do Sol
ESPORTES
Solled Energia ganha o principal prêmio brasileiro do setor
EMPRESARIAL
Secult abre novo prazo para cadastro de entes culturais
VARIEDADES
Marista São Luís é destaque e traz prêmios a Santa Cruz Do Sul
ESPORTES - Somente no Maristão, realizado em Porto Alegre, Colégio conquistou sete premiações
Excelsior: Casa do Cliente foi inaugurada
EMPRESARIAL
Por mês, operação do Rapidinho gera 94 mil advertências
GERAL - Valores ficam pendentes no sistema e precisam ser regularizados pelos usuários
Disputa das finais inicia neste sábado
ESPORTES - Campeões serão conhecidos após jogos de ida e volta nas categorias veterano, feminino e livre
Saúde recebe R$ 150 mil da Câmara
SAÚDE
Mostra do Cerest tem trabalho desenvolvido em Novo Cabrais
GERAL
Palestra debate o Direito sucessório do cônjuge e da união estável
GERAL

Dia do Produtor de Tabaco: Busca constante pela modernização

ESPECIAIS - 25/10/2019

Um veículo adaptado auxilia o trabalho dos orientadores agrícolas circulando entre as propriedades ruraisUm veículo adaptado auxilia o trabalho dos orientadores agrícolas circulando entre as propriedades rurais Crédito: Divulgação/PMB

A Philip Morris Brasil (PMB) tem atuado em várias frentes para que a tecnologia faça parte do dia a dia dos produtores de tabaco da Região Sul do País. A empresa tem inovado no desenvolvimento de ferramentas digitais, na mecanização da colheita e na capacitação e inclusão digital dos fumicultores e suas famílias. Por meio do Portal do Produtor, também disponível pelo aplicativo, os usuários encontram informações sobre a empresa, cotação das principais commodities, previsão do tempo, produção e sustentabilidade na lavoura de tabaco – o que inclui a política de Boas Práticas Agrícolas adotadas pela empresa, programa de reflorestamento e outras – além de uma central de notícias, com as principais novidades do setor.
Para os produtores com contratos de fornecimento de tabaco com a PMB, o Portal disponibiliza seções exclusivas, que funcionam como uma extensão dos serviços prestados pelos orientadores agrícolas da empresa. Isso permite acesso remoto dos dados de seus contratos, consulta à tabela de preço do tabaco e insumos, e da agenda da propriedade, além de orientação técnica por meio do envio de mensagens para os orientadores agrícolas da PMB.
Notificações automáticas são enviadas para os celulares cadastrados, informando ao produtor sobre a previsão do tempo, o dia da visita técnica do orientador agrícola e a agenda do Programa +Campo. Esta última iniciativa já beneficiou mais de sete mil pessoas, entre produtores, familiares com idade superior a 18 anos e trabalhadores rurais, nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. O objetivo é promover a sustentabilidade da cadeia de produção agrícola, através do treinamento de boas práticas agrícolas entre os produtores que possuem contrato de fornecimento de tabaco com a PMB. Um veículo adaptado para este trabalho circula entre as propriedades rurais, levando conteúdo focado em técnicas corretas para aplicação de defensivos agrícolas e uso de equipamentos de proteção individual (EPI), entre outros fatores que garantem a segurança e a saúde não só dos produtores, mas também dos familiares e trabalhadores rurais na propriedade. Além de abordagens sobre o uso das novas tecnologias.

Capacitação e inclusão digital
O uso da tecnologia no campo exige capacitação e inclusão digital para que as mudanças sociais e econômicas na vida dos produtores e de suas famílias sejam de fato concretizadas. Para isso, a PMB tem realizado parcerias importantes. Uma delas é com o Comitê para a Democratização da Informática (CPDI), que promove a inclusão digital e amplia o uso da informática no campo, nos três estados da Região Sul. Com o apoio da PMB, foram instalados laboratórios de informática em 19 escolas da rede pública, proporcionando acesso à internet e cursos de informática aos jovens. Desde 2014, mais de 2,7 mil alunos foram beneficiados. Entres esses estabelecimentos de ensino estão as Escolas da Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC) e do Vale do Sol (EFASOL). Em seus laboratórios de informática, também é desenvolvido um outro programa, com o patrocínio da PMB. Trata-se do Escola Rural, voltado ao desenvolvimento de aplicativos para smartphones, envolvendo cerca de 100 jovens. Esse projeto ensina lógica e motiva os alunos a pensarem em sistemas que tenham relação com a condição rural e comunitária, buscando criar alternativas nas áreas de sustentabilidade, educação, serviços, comércio e agricultura. 
Além dos laboratórios instalados, as duas escolas também recebem apoio da PMB por meio do financiamento de bolsas de estudos aos filhos de produtores de tabaco, que concluem o ensino médio com habilitação de técnicos agrícolas. Desde 2015, 315 alunos receberam bolsas para cursarem as duas instituições de ensino.

Mecanização
A mecanização das lavouras é outro avanço promovido pela PMB, que tem ajudado no desenvolvimento do setor, oferecendo maior agilidade, eficiência e redução de custos. Para que os equipamentos realmente atendam às necessidades dos fumicultores, a empresa trabalha em parceria com os produtores, para que a introdução das novas tecnologias proporcione ganhos de produtividade, segurança e qualidade de vida dos produtores. Esse pacote tecnológico inclui colheitadeiras semi-mecanizadas e transplantadeiras, além do arado aleirador, capaz de formar e realizar a adubação de dois camalhões ao mesmo tempo, com a distância recomendada entre eles. O equipamento facilita e proporciona mais rapidez na fase de preparação do solo que receberá as mudas transplantadas.