Edição do dia 12/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Pequenas atitudes
OPINIÃO
Verrugas Estelares
OPINIÃO
Em defesa da vida
OPINIÃO
CDL aponta 800 vagas temporárias
ECONOMIA - Expectativa é de boas oportunidades de emprego para o período
ACI: Eleição ocorre hoje
GERAL
Vigilância Colaborativa: Lançamento do Programa acontece hoje
GERAL
GREVE: Polícia Civil paralisa nesta quarta-feira
POLÍCIA
Campeonato Municipal inicia no próximo dia 22
ESPORTES
AMO/Unimed VTRP: Atletas brilham pelo estado
ESPORTES
Dois times largam com vitória na estreia da Copa Lisaruth
ESPORTES
Estadual sub 19: Santa Cruz vence fora e fica perto da final
ESPORTES
Regional: São José larga na frente nas semifinais
ESPORTES
Universidade aguarda mais de cinco mil estudantes
GERAL
Bate papo: Doações por incentivos fiscais
ECONOMIA
Comdica realiza 4ª Noite Cultural na Unisc
VARIEDADES - O evento que tem entrada franca visa enaltecer projetos sociais realizados por diversas entidades
Enart deverá reunir mais 30 mil pessoas
VARIEDADES - A programação inicia às 16 horas de sexta, 15, e se estende até o domingo no Parque da Oktoberfest
Prefeitura pretende atrair mais médicos
GERAL - Proposta será encaminhada ao legislativo para análise e votação
Prefeitura pretende pavimentar Dona Leopoldina
GERAL - Telmo assinou o edital de licitação para a travessa que é uma das entradas da cidade

Distribuição de fichas e inscrições terminam na sexta

O processo de inscrição para alunos de 0 a 3 anos será feito em duas etapas

EDUCAÇÃO - 05/11/2019

A distribuição de fichas vai até sexta-feira, 8, no saguão da Secretaria de Educação, no horário das 8h15 às 13h45A distribuição de fichas vai até sexta-feira, 8, no saguão da Secretaria de Educação, no horário das 8h15 às 13h45 Crédito: Rolf Steinhaus

Rosibel Fagundes
[email protected]

O período para a distribuição de fichas para o atendimento de inscrições de crianças de 0 a 3 anos e as inscrições da pré-escola de crianças de 4 anos e 5 anos, em Escolas de Educação Infantil (Emeis) de Santa Cruz do Sul tiveram início nesta segunda-feira, 4, e se estendem até o dia 8 de novembro. O atendimento é realizado no prédio da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Coronel Oscar Rafael Jost das 8h15 às 13h45. 
A titular da pasta, Jaqueline Marques, afirma sobre a importância dos pais se aterem aos prazos. “É importante que os pais de crianças menores de 3 anos que tenham interesse em colocar seus filhos em creches da rede municipal, que retirem sua ficha de inscrição junto ao saguão da secretaria no prazo estipulado. Será a ficha que dará o direito à inscrição. É através dela que será feito o agendamento. Nesta etapa, os pais receberão junto uma lista de documentos que precisam ser providenciados para a matrícula. Caso os pais não consigam retirá-la, qualquer familiar poderá fazer isso. Não há necessidade de chegar durante a madrugada ou muito cedo. Nesta segunda-feira, tivemos pais que chegaram às 2 horas. Às oito horas a fila já contava com mais de 80 pessoas. Todos que chegarem dentro do período receberão a ficha. A ordem de chegada não é critério para conseguir uma vaga. Optamos por este sistema de distribuição para garantir mais conforto e agilidade no ato de inscrição”, garantiu a secretária.
As inscrições de 0 a 3 anos serão efetuadas entre os dias 11 a 22 de novembro na Central de Vagas da Secretaria de Educação, como hora marcada.  A divulgação da lista de contemplados  sairá no dia 2 de janeiro de 2020 no site da Prefeitura. De acordo com a secretária, o número de vagas ofertadas para o próximo ano depende ainda de alguns critérios a ser analisados. “Depois de finalizada a distribuição das fichas, nós teremos os números exatos. Tudo depende da demanda e da faixa etária das crianças que serão inscritas. Este é um dos momentos mais importantes da secretaria, pois fizemos um mapeamento das vagas para o ano letivo de 2020, é aqui que iremos descobrir quais são as crianças que têm interesse em ingressar na rede municipal de 0 a 3 anos. E obviamente na pré-escola de 4 a 5 anos, que é obrigatória”, afirmou.
Para garantir a oferta de vagas na rede, a Prefeitura também ampliou convênios com creches. Em 2019, foram 150 novas vagas além da construção de novas salas em alguns educandários. “Por isso, é importante este processo de mapeamento. Porque vai nos dizer onde tem maior procura, e onde é preciso fazer o investimento.  Não adianta construir uma Emei em um bairro que não tem demanda, ou ampliar uma escola onde está sobrando vagas.  Temos uma meta importante desta administração, que é ofertar cada vez mais vagas na rede pública, e estamos conseguindo isso”, declarou.

500 novas vagas
Previstas para estarem concluídas já na segunda quinzena de fevereiro do ano que vem, a Emei do Bairro Progresso e a creche do Viver Bem, que estão sendo construídas pela mesma empresa, a Invicta Construtora, de Mato Leitão, deverão ser entregues apenas em maio. De acordo com a secretária, somente nestas duas unidades serão 300 vagas disponíveis para a rede. A Prefeitura também está concluindo o projeto de uma nova Emei no bairro Castelo Branco. A licitação deverá ter início até o fim deste ano. A capacidade será de 200 novas vagas. De acordo com a secretária, a escolha por este bairro se deu através da central de vagas. “A gente percebeu que temos uma grande concentração na região do Arroio Grande e Castelo Branco. Mais de 30% da nossa lista de espera de crianças de 0 a 3 anos são daquela área”, concluiu.