Edição do dia 12/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Pequenas atitudes
OPINIÃO
Verrugas Estelares
OPINIÃO
Em defesa da vida
OPINIÃO
CDL aponta 800 vagas temporárias
ECONOMIA - Expectativa é de boas oportunidades de emprego para o período
ACI: Eleição ocorre hoje
GERAL
Vigilância Colaborativa: Lançamento do Programa acontece hoje
GERAL
GREVE: Polícia Civil paralisa nesta quarta-feira
POLÍCIA
Campeonato Municipal inicia no próximo dia 22
ESPORTES
AMO/Unimed VTRP: Atletas brilham pelo estado
ESPORTES
Dois times largam com vitória na estreia da Copa Lisaruth
ESPORTES
Estadual sub 19: Santa Cruz vence fora e fica perto da final
ESPORTES
Regional: São José larga na frente nas semifinais
ESPORTES
Universidade aguarda mais de cinco mil estudantes
GERAL
Bate papo: Doações por incentivos fiscais
ECONOMIA
Comdica realiza 4ª Noite Cultural na Unisc
VARIEDADES - O evento que tem entrada franca visa enaltecer projetos sociais realizados por diversas entidades
Enart deverá reunir mais 30 mil pessoas
VARIEDADES - A programação inicia às 16 horas de sexta, 15, e se estende até o domingo no Parque da Oktoberfest
Prefeitura pretende atrair mais médicos
GERAL - Proposta será encaminhada ao legislativo para análise e votação
Prefeitura pretende pavimentar Dona Leopoldina
GERAL - Telmo assinou o edital de licitação para a travessa que é uma das entradas da cidade

Programa Pegasus Unisc-Philip Morris encerra atividades e premia equipe vencedora

Durante nove semanas, estudantes de diferentes graduações trabalharam em soluções para problemas reais da unidade da PMB em Santa Cruz do Sul

GERAL - 05/11/2019

Crédito: Divulgação

Em um encontro realizado no dia 1° de novembro, no Auditório do TecnoUnisc, no bloco 19 da Unisc, alunos da Universidade de Santa Cruz do Sul apresentaram à diretoria da Philip Morris Brasil (PMB) os projetos de inovação desenvolvidos ao longo de nove semanas, com o apoio da companhia. O pitch day encerrou o Programa Pegasus, uma parceria inédita entre a PMB e a Unisc, lançada em agosto deste ano, com o objetivo de capacitar os estudantes de diferentes cursos, para os desafios do mundo do trabalho, por meio da experimentação e troca de conhecimentos.
Entre todos os alunos inscritos, foram selecionados 15 participantes, divididos em três grupos de cinco. Durante nove semanas, eles trabalharam com o propósito de encontrar soluções inovadoras para três diferentes problemas do processo de manufatura da PMB: gestão de peças, qualidade das matérias-primas e gestão de resíduos. Supervisionados e orientados por profissionais da empresa e por professores, a cada três semanas apresentavam uma prévia do andamento de suas ideias para a solução final.
Os três grupos participantes se apresentaram na Unisc para detalhar a solução encontrada para o desafio que foi trabalhado durante o programa. Após as apresentações, profissionais da PMB avaliaram os projetos e elegeram como vencedora a equipe Gestão de Peças de Reposição, composta pelos seguintes alunos: Daiane Aguiar Nunes, Fernanda Strassburger, Henrique Fernandes de Moura, José Henrique Brixius de Oliveira e Maria Luiza Eugenio. 
O grupo recebeu uma viagem a São Paulo, para participar, em 30 de novembro, da Silicon Valley Conference, maior evento brasileiro sobre as inovações desenvolvidas no Vale do Silício, referência mundial de tecnologia, inovação e startups, que será realizado no dia 30 de novembro.
Para o diretor de Manufatura da PMB, Alejandro Okroglic, a realização do Programa Pegasus foi muito positiva para a empresa. Em sua avaliação, os participantes apresentaram um nível muito bom de compreensão dos desafios propostos e houve uma troca bastante interessante: a empresa com seus problemas reais e os alunos com suas ideias e resoluções inovadoras.
“Essa parceria com a Unisc permitiu a PMB contribuir com a capacitação desses jovens profissionais para o mercado de trabalho. Fizemos questão de elaborar para o programa desafios alinhados com a grande transformação da empresa, totalmente comprometida com a inovação e com a melhoria de nossas operações. Os resultados não poderiam ser melhores”, destaca Okroglic.
A reitora da Unisc, Carmen Lúcia Lima Helfer, lembra que o Programa Pegasus foi uma construção conjunta entre a Universidade e a PMB, em busca do novo, do diferente e do disruptivo. “Para nós, é um privilégio abrir espaço para uma troca tão rica de conhecimentos e de experiências que, com certeza, muito agregam à formação de nossos estudantes. Realizar uma parceria com a PMB é uma grande honra. Nosso desejo é de que ela renda ainda mais frutos e propicie cada vez mais aos nossos estudantes uma experiência única”, ressaltou.