Edição do dia 15/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Samu: Regulação compartilhada deve entrar em operação até o fim do ano
SAÚDE
Campanhas estimulam a Solidariedade
GERAL
Escritora santa-cruzense lança o livro Melodia Perversa
VARIEDADES
Lifasc: Soberania dos visitantes domina
ESPORTES
Municipal Feminino: Muitos gols marcam a rodada
ESPORTES
Santa Cruz luta, mas perde nos pênaltis para o Soledade
ESPORTES
Regional 2019:Trombudo sai na frente nas semifinais
ESPORTES - Nos Aspirantes deu o Formosa contra o Unidos
Amigos do Cinema exibe Tarkovski
VARIEDADES
Associação Pró-Cultura: Vernissage abre última mostra
VARIEDADES
NOVEMBRO ROXO: Exposição dá início às atividades
SAÚDE - Hospital Santa Cruz preparou também palestra e oficina sobre o mês da Prematuridade
Cisvale debate temas expressivos para a região
GERAL
Portal Lunetas e Mercur promovem bate-papo sobre Infâncias
GERAL
Confraria Nativista: Nova diretoria será empossada
GERAL
Comissão Especial da OAB promove eventos para abordar a Reforma da Previdência
GERAL
Vacinação contra o Sarampo: Nova fase começou nesta segunda
SAÚDE
Santa Cruz tem oito escolas paralisadas
EDUCAÇÃO - Em outros sete educandários o atendimento é parcial e em quatro as atividades seguem normalmente
Noite de comemorar o fim do 34º Enart
VARIEDADES - CTG porto-alegrense e Candeeiro de Vera Cruz levaram os principais prêmios
O tabu e as evoluções do tratamento do câncer de próstata
SAÚDE - Entenda a importância da conscientização e como a tecnologia tem ajudado no combate

Diocese de Santa Cruz celebra 60 anos de instalação

RELIGIÃO - 08/11/2019

Lançamento da Revista contou com a presença do bispo emérito, Dom Sinésio BohnLançamento da Revista contou com a presença do bispo emérito, Dom Sinésio Bohn Crédito: Rosibel Fagundes

Rosibel Fagundes
[email protected]

Os 60 anos de instalação da Cúria Diocesana e da Diocese de Santa Cruz do Sul ocorrem na sexta-feira, 15 de novembro. Pela passagem da data, no próximo domingo, dia 17, uma missa de Ação de Graças será celebrada na Catedral São João Batista, pelo bispo Dom Aloísio Dilli a partir das 9 horas. 
Dentro das comemorações dos 60 anos da Diocese, nesta quinta-feira, 7, foi realizado um Café com a Imprensa no Secretariado Diocesano de Pastoral. Na oportunidade, ocorreu o lançamento da edição especial da Revista Integração. Intitulada de “A palavra de Deus se faz carne”, a revista apresenta um apanhado de ações realizadas em seis décadas de sua existência como o trabalho desenvolvido pelos bispos, pelos presbíteros, pelas pastorais e tantos outros. Cita ainda, a fase de criação da Diocese de Santa Cruz do Sul em 13 de agosto de 1959 pelo papa João XXII, onde o primeiro bispo nomeado foi Dom Alberto Etges em 15 de novembro do mesmo ano. Após, em 1986, assumiu Dom Sinésio Bohn que permaneceu até 2010. O terceiro bispo da Diocese foi Dom Canísio Klaus que assumiu em 2010 e permaneceu em Santa Cruz do Sul até 2016, quando Dom Aloísio Alberto Diili, atual bispo, assumiu a missão. 
Inicialmente, o município de Santa Cruz pertencia a Arquidiocese do Rio de Janeiro, e posterior a de Porto Alegre. A Igreja Nossa Senhora do Rosário, de Rio Pardo construída em 1762, foi a primeira paróquia da diocese. A Diocese de Santa Cruz do Sul logo que iniciou contava com 39 paróquias, distribuídas em 10 municípios. Atualmente, ela engloba 41 municípios, e subdivide-se em 52 paróquias que estão agrupadas em 11 comarcas.   
Durante o evento de lançamento da revista, padre Roque Hammes, que é assessor de Comunicação da Diocese, falou também sobre os traços da Igreja Diocesana e afirmou que muitas foram as conquistas e serviços prestados ao longo dos anos. “A maioria dos hospitais existentes na região eram de congregações religiosas, criamos capela-escola e depois escolas comunitárias, entidades sindicais a serviço da organização dos trabalhadores, campanhas de preservação do meio ambiente, grupos de movimentos sociais e cursos para formação de leigos entre outros”.
Para os próximos anos, Pe. Roque Hammes afirmou que o trabalho continua, no entanto, algumas mudanças tendem a acontecer. “Para os próximos anos, pretendemos investir na formação de diáconos, de ministérios femininos e de outros. Acredito também, que algumas mudanças tendem a acontecer na formação dos futuros sacerdotes em decorrência das transformações na sociedade e na cultura”.