Edição do dia 19/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Nota da Prefeitura esclarece atendimentos na saúde feitos por sindicatos
SAÚDE - Ajustes que foram estabelecidos em comum acordo são apresentados
Projeto Carinhoso: atração cultural beneficiará a terceira idade
GERAL - Artistas locais levarão arte para casas geriátricas a partir do mês que vem
Samu: Regulação compartilhada deve entrar em operação até o fim do ano
SAÚDE
Campanhas estimulam a Solidariedade
GERAL
Escritora santa-cruzense lança o livro Melodia Perversa
VARIEDADES
Lifasc: Soberania dos visitantes domina
ESPORTES
Municipal Feminino: Muitos gols marcam a rodada
ESPORTES
Santa Cruz luta, mas perde nos pênaltis para o Soledade
ESPORTES
Regional 2019:Trombudo sai na frente nas semifinais
ESPORTES - Nos Aspirantes deu o Formosa contra o Unidos
Amigos do Cinema exibe Tarkovski
VARIEDADES
Associação Pró-Cultura: Vernissage abre última mostra
VARIEDADES
NOVEMBRO ROXO: Exposição dá início às atividades
SAÚDE - Hospital Santa Cruz preparou também palestra e oficina sobre o mês da Prematuridade
Cisvale debate temas expressivos para a região
GERAL
Portal Lunetas e Mercur promovem bate-papo sobre Infâncias
GERAL
Confraria Nativista: Nova diretoria será empossada
GERAL
Comissão Especial da OAB promove eventos para abordar a Reforma da Previdência
GERAL
Vacinação contra o Sarampo: Nova fase começou nesta segunda
SAÚDE
Santa Cruz tem oito escolas paralisadas
EDUCAÇÃO - Em outros sete educandários o atendimento é parcial e em quatro as atividades seguem normalmente

Hospital Veterinário: Dada a largada para início das obras

A inauguração deve ocorrer no primeiro semestre de 2020

GERAL - 08/11/2019

Crédito: Rolf Steinhaus

Sara Rohde
[email protected]

A causa animal de Santa Cruz do Sul será contemplada com mais uma conquista significativa na área da saúde. Foi dada a largada nessa quinta-feira, 7, para o início das obras de construção e revitalização do prédio onde vai funcionar o Hospital Veterinário. A solenidade aconteceu em frente ao empreendimento localizado na RSC-287, em Linha Pinheiral, e contou com a presença de autoridades, convidados e a imprensa. 
Conforme o prefeito Telmo Kirst o momento é considerado muito importante. “Me sinto realmente confortado, pois este é um projeto que veio para dar certo. Os recursos da Prefeitura estão disponíveis nesta parceria que vem em benefício do município de Santa Cruz. Estamos consolidando o bem estar animal”.
Um dia para entrar na história disse a presidente da Câmara de Vereadores, Bruna Molz. “A gente espera mesmo pelo dia em que o hospital esteja pronto, mas estarmos aqui presentes nesta revolução que vai acontecer para atender animais das famílias de baixa renda e das ONGs, é uma alegria sem tamanho”. 
Uma luta e um sonho conquistados salientou a defensora da causa animal. “Muito lutamos e sonhamos por isso e com certeza as famílias que não têm condições merecem, assim como as ONGs e os protetores independentes que fazem um árduo trabalho de resgate de animais e ainda fazem arrecadações para conseguir recursos para pagar o veterinário. Poder ter um local onde a gente possa trazer gratuitamente os animais para atendimento é uma realização para todos”.
A Universidade de Santa Cruz do Sul é uma das protagonistas desta iniciativa, salientou a reitora Carmen Lúcia Helfer, já que há necessidade do espaço para o curso de Medicina Veterinária onde os alunos possam aprender como toda área da saúde. “Sabíamos desde o início, quando implantávamos o curso, que os alunos do quinto semestre precisariam de um hospital. Procuramos um espaço e em fevereiro deste ano tivemos a grata surpresa do prefeito Telmo em fazer a cedência da área. Em maio assinamos o termo, fizemos o projeto arquitetônico e hoje estamos iniciando a construção. Foi uma feliz atividade que estamos vendo acontecer. Um espaço para a comunidade”.

O cachorro da presidente da Câmara de Vereadores, vulgo Cabeção, marcou presença no início das obrasO cachorro da presidente da Câmara de Vereadores, vulgo Cabeção, marcou presença no início das obras Crédito: Rolf Steinhaus

HOSPITAL
O espaço contará com dois pavimentos num total de 1.900m² de área construída (antigo prédio), mais 200m² implantados de instalações e coberturas externas. Serão disponibilizados atendimentos para animais de pequeno e grande porte em situação de abandono, de famílias de baixa renda e também do Canil Municipal e das ONG protetoras. Serão oferecidas consultas, vacinas, raio-X, ecografia, tratamento oncológico, internação, cirurgias e análises laboratoriais de suporte (laboratórios de patologia e exames histopatológicos, de análises clínicas, parasitologia, microbiologia e reprodução), além do atendimento também dedicado à animais silvestres. O local ficará aberto 24 horas e terá capacidade para mais de 100 atendimentos por dia.
Os recursos de R$ 1 milhão para reforma do empreendimento são oriundos da Prefeitura Municipal de Santa Cruz em parceria com a Unisc. A previsão de entrega das obras é para o primeiro semestre de 2020.

O espaço atenderá animais em situação de abandono, de famílias de baixa renda, de ONGs e protetores da causa animal O espaço atenderá animais em situação de abandono, de famílias de baixa renda, de ONGs e protetores da causa animal Crédito: Divulgação/RJ