Edição do dia 24/01/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Brigada Militar prende suspeito com animal abatido
POLÍCIA
Saboreares: opção de qualidade o ano inteiro
EMPRESARIAL
Mecânica do Fernando: há nove anos prestando serviços de qualidade
EMPRESARIAL
Sabores deliciosos é na CremoLatto Sorvetes
EMPRESARIAL
O que você precisa saber sobre vagas para idosos e deficientes
GERAL
Cepru Unisc: Inscrições para Instrutor de Trânsito estão abertas
GERAL
Vegetação na Av. do Imigrante obstrui visão de motoristas
GERAL - Apesar de todo embelezamento, cidadãos reclamam que plantas prejudicam o trânsito
Mais seis escolas da rede municipal estão sendo revitalizadas
EDUCAÇÃO - Pintura interna e externa, aquisição de mobiliário, reforma nas quadras esportivas, instalação de playground, entre outros serviços estão sendo realizados
Vestibular solidário da Uninter ajuda escolas carentes
GERAL
Exposição fotográfica do Capsia está sendo realizada no Shopping Santa Cruz
VARIEDADES
O que o Novo Cemai terá de diferente?
SAÚDE
Campanha visa arrecadar material escolar
GERAL - Criada por um grupo de torcedores do Inter, ação se estende até o dia 15 de fevereiro
Brinqmania realiza festa beneficente para Juju
GERAL
Segunda edição do Bailinho da Borges está confirmada
VARIEDADES - O evento será realizado dia 15 de fevereiro, na Rua Borges do Medeiros
Literatura Brasileira dos Catarinenses
OPINIÃO
MP denuncia mais um vereador por 'rachadinha'
POLÍTICA - Alceu Crestani (PSDB) também teria mantido um funcionário fantasma em Monte Alverne
Aproveite seu verão no Park Nativo
GERAL
Novo valor da passagem gera controvérsia
ECONOMIA - Promotor de Defesa Comunitária vê espaço para cálculo com tarifa menor

Nota da Prefeitura esclarece atendimentos na saúde feitos por sindicatos

Ajustes que foram estabelecidos em comum acordo são apresentados

SAÚDE - 19/11/2019

Crédito: Arquivo/RJ



A Prefeitura Municipal divulgou na tarde desta terça-feira, 19, uma Nota de Esclarecimento sobre os atendimentos feitos por sindicatos na área da saúde em Santa Cruz do Sul. A nota apresenta os ajustes que serão feitos nos atendimentos e que foram estabelecidos em comum acordo com sindicatos e o Ministério Público após audiências com ambos. 


Leia na íntegra


Nota de esclarecimento:
Em relação aos atendimentos feitos por sindicatos na área da Saúde em Santa Cruz do Sul, a Prefeitura informa que já foram tomadas medidas. No dia 16 de outubro, abriu um processo de sindicância para esclarecer os apontamentos realizados pelo Ministério Público (MP). Também solicitou parecer técnico à Procuradoria-Geral do Município (PGM) sobre distribuição de medicamentos.

Por meio desta nota, a Administração Municipal vem reforçar o seu compromisso com os usuários do sistema de saúde pública. O Município defende a transparência e os princípios de equidade e impessoalidade, a fim de atender toda a população, e reafirma que trabalhará para não deixar pacientes sem atendimentos. Portanto, diante da necessidade de adequar os atendimentos realizados no Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura apresenta os seguintes ajustes em atendimentos, os quais foram estabelecidos em comum acordo com sindicatos e MP após audiências com os envolvidos:

1. Desde 22 de outubro de 2019, não será repassado pagamento aos Sindicatos por produção constante no Boletim de Produção Ambulatorial (BPA).
2. Não será permitida a cobrança de valores pela consulta médica realizada nos sindicatos, cujo atendimento seja, na sequência, encaminhado ao fluxo do SUS, a partir da presente data.
3. Os sindicatos terão prazo até 29 de novembro de 2019 para enviar à Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) lista de pacientes que realizam fisioterapia, e, até o dia 17 de janeiro de 2020, para os casos de pré-natal e puericultura. Após essas datas, os atendimentos de fisioterapias serão distribuídos pelas unidades de saúde de cada usuário, sem prejuízo para este. As consultas de pré-natais e puericulturas serão alocados para as unidades básicas e o Centro Materno Infantil (CEMAI).
4. Os sindicatos poderão usar o sistema (Fly e Cisvale) somente até o dia 20 de dezembro de 2019 para impressão de prontuários do Sistema Único de Saúde. Devem, nesse período, orientar os usuários a buscar a rede para atendimento. Ainda, até a data estipulada, será permitido o encaminhamento de exames: laboratoriais, assim como preventivo de colo de útero (CP), raio x. Já os demais exames continuam sendo protocolados na Central de Regulação e Agendamento (como tomografia, ressonância, ecografia, etc.)
5. Os encaminhamentos para sangria terapêutica e demais especialistas, a partir de 20 de dezembro de 2019, devem entrar no fluxo das unidades de cada usuário, não sendo mais permitido que sejam realizados pelos sindicatos.
6. A Secretaria Municipal de Saúde fará a revisão de todos os cadastros de profissionais e que utilizam o sistema informatizado, reiterando a todos que não será permitida a sua utilização fora do horário de trabalho no Município ou da unidade cadastrada, conforme Ordem de Serviço 003/SESA/2019, a qual também vai ser estendida aos profissionais médicos que trabalham para os sindicatos.
7. A partir do dia 20 de dezembro de 2019 não haverá mais o fornecimento de material gráfico do Sistema Único de Saúde para os sindicatos, como receituários, fichas de atendimento, entre outros, para atendimento fora das unidades do SUS. No dia 30 de janeiro de 2020, todo o material gráfico (receituários e demais fichas) deve ser devolvido para o Setor de Compras da Secretaria Municipal de Saúde pelos sindicatos, cujo representante deverá assinar termo se comprometendo a não mais permitir a utilização de tais documentos, contendo o timbre do Município.
8. Serão dispensados medicamentos nas farmácias Central, Três Coqueiros e Distrital, além das unidades de saúde, desde que anexada justificativa padrão nas receitas, que possuam carimbo dos sindicatos, emitidas até o dia 22 de dezembro de 2019, válidas até 22 de janeiro de 2020.
9. A partir da presente data, os usuários que utilizam os serviços de saúde dos sindicatos e que queiram atendimento do SUS devem procurar suas unidades básicas de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde irá disponibilizar, no Posto de Saúde Central, um reforço no atendimento para auxiliar os usuários que tiverem dúvidas até o dia 31 de março de 2020.
10. Nesse mesmo período, haverá um reforço na ouvidoria do Município para auxiliar os usuários com dúvidas, na Rua Ernesto Alves, 1.017.
11. O Município disponibilizará informações complementares no site oficial da Prefeitura (www.santacruz.rs.gov.br) sobre as alterações nos serviços e confeccionará material impresso, com o objetivo de orientar a população abrangida pelas mudanças.
12. O Município atualizará o cadastro dos sindicatos a partir de 20 de dezembro de 2019, junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos (CNES), mediante prévia informação que deverá ser prestada por cada representante de Sindicato.
13. A Secretaria Municipal de Saúde (SESA) realizará treinamento aos profissionais de saúde sobre as alterações realizadas nos atendimentos.
14. A Secretaria Municipal de Saúde realizará estudo, até o dia 17 de janeiro de 2020, de fortalecimento da Unidade Municipal de Referência em Saúde do Trabalhador (UMREST).