Edição do dia 06/12/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

A crítica social no Catolicismo
EDITORIAL
Operação Papai Noel começa na próxima Terça-feira
GERAL - A novidade é a implantação da uma base móvel, equipada com câmeras, computadores e outros dispositivos de segurança
Multi Espaço VIA 9: cultura, educação e um bom café
GERAL - O local conta com loja de artesanatos e realiza diversos eventos e atividades
Neste sábado tem Prefeitura nos Bairros
GERAL
Feira do Livro de 2020 será em maio
GERAL - Patrona, Homenageado e Personalidade Incentivadora da Leitura foram divulgados nesta sexta-feira
Secretaria de Cultura registra 172 entes e agentes culturais
POLÍTICA - Cadastro havia sido fechado em agosto, mas foi reaberto no mês passado
Força-Tarefa fiscaliza supermercado no centro
GERAL - Ação realizou a segunda operação do grupo em Santa Cruz nesta semana
Campanha realiza exames preventivos gratuitos de câncer de pele neste sábado
SAÚDE - Os atendimentos acontecem das 9h às 15h, no Ambulatório do COI do Hospital Ana Nery
Greve do Magistério atinge mais de 1,5 mil escolas
EDUCAÇÃO - Com 80% de participação da categoria, a greve é considerada histórica
Economista dá dicas para utilizar o 13ºsalário
ECONOMIA - O pagamento é uma oportunidade para colocar as finanças em dia, afirma Silvio Cezar Arend
Cartório ainda aguarda mais de 30 mil para recadastramento biométrico
GERAL
Inscrições abertas para o Educar-se nas Férias 2020
EDUCAÇÃO
Alta no preço da carne resulta no aumento da Cesta Básica
ECONOMIA
Saiba os dias de abertura do comércio neste Natal
GERAL
Novo Cabrais: Bryan é mais um ganhador da promoção
GERAL
Novo Cabrais: Escolinha ACF é campeã geral da Uef Cup
ESPORTES
Abertura da Christkindfest acontece hoje
VARIEDADES - Programação se estende até o dia 22 de dezembro, com atividades artísticas e culturais e Casa do Papai Noel
Storch Contabilidade conta com novas e modernas instalações
GERAL

Prefeitura nos Bairros vai tomar conta da cidade

GERAL - 29/11/2019

Crédito: Luiz Fernando Bertuol / SECOM

Mais perto de cada cidadão. Esta é a ideia central de um projeto que chega para movimentar os quatro cantos da cidade. É o Prefeitura nos Bairros, iniciativa criada com o objetivo de descentralizar órgãos públicos, estreitando o diálogo e facilitando o acesso da população a diversos serviços, nas áreas de saúde, emprego, educação, esporte, habitação, meio ambiente, urbanismo, serviço social, entre outras. Serão muitas as edições previstas ao longo de 2020 e a primeira já tem data e local definidos: sábado, dia 7 de dezembro no Bairro Faxinal Menino Deus.

O projeto foi anunciado pelo prefeito Telmo Kirst em ato realizado na manhã desta sexta-feira, no salão nobre do Palacinho, com a presença do secretariado, vereadores, servidores municipais, convidados e imprensa. Na ocasião o secretário municipal de Comunicação, Régis de Oliveira Júnior, detalhou a iniciativa. “Nunca nada parecido com o que estamos fazendo aqui hoje foi feito por Santa Cruz. Um time de 200 pessoas vai estar no Faxinal Menino Deus, das nove horas da manhã às três horas da tarde, para servir a comunidade. E essa será apenas a primeira edição porque o Prefeitura nos Bairros vai tomar conta da cidade”, disse ele.

De acordo com a concepção do projeto, uma vez por mês, o Prefeitura nos Bairros estará em uma determinada localidade. Serão dois momentos importantes. O primeiro vai marcar o início das ações de revitalização, como pintura nas ruas, roçadas, troca de sinalização, melhorias na iluminação pública, operação tapa-buracos, revitalização em escolas e postos de saúde, entre outras. Depois de tudo pronto e com o bairro de cara nova, o projeto chega ao ápice, com a inauguração das intervenções efetuadas.
No dia da inauguração, uma ação articulada entre as diferentes secretarias de governo vai levar a toda a população residente naquele bairro, uma série de serviços gratuitos. Nessa data, que será sempre um sábado, escola e posto de saúde estarão de portas abertas. Doação de mudas, recolhimento de lixo eletrônico, Feira de Adoção de Animais, Mapa da Cidade, Cartão SUS, Ambulatório do Idoso, Cad Único, Bolsa Família e Banco de Móveis são apenas alguns dos muitos serviços que serão disponibilizados.

Além da prestação de serviços, também estão reservados momentos de pura diversão e descontração. A programação vai contemplar oficinas diversas e atividades educativas, culturais, esportivas, de lazer e recreação. Até mesmo um city tour está programado para percorrer os principais pontos da cidade. Para participar basta ficar de olho na programação e observar os horários e locais dos eventos.
No Bairro Faxinal Menino Deus, um momento de ouro vai marcar de modo significativo a realização da primeira edição do Prefeitura nos Bairros. O Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), obra da Prefeitura e do Governo Federal, de aproximadamente R$ 3 milhões, será inaugurado, juntamente com a revitalização do Centro Social Urbano.

O que é?

O Programa Prefeitura nos Bairros é uma ação articulada entre diferentes secretarias de Governo que vai transformar a sua comunidade, levar mais autoestima a seus moradores e dar cara nova ao seu bairro.

O que vai acontecer?

A Prefeitura vai estar dentro do seu bairro realizando uma série de ações. São pinturas nas vias, roçadas, troca de sinalização, melhorias na iluminação pública, operação tapa-buracos, revitalização nas escolas, creches, postos de saúde e muito mais.

Como será realizado?

Além de todas as melhorias que a Prefeitura vai executar no seu Bairro, dois momentos importantes vão marcar a iniciativa. O primeiro será o início das ações de revitalização, no chamado Dia D e o segundo, a inauguração das melhorias propriamente ditas.

Quem pode participar?

Toda a comunidade está convidada. Uma série de serviços gratuitos nas áreas de saúde, assistência social, trabalho e renda, oficinas diversas e atividades educativas, culturais, esportivas, de lazer e recreação vão estar ao alcance de todos. Para participar basta ficar de olho na programação e observar os horários e locais dos eventos.

Onde e quando serão as atividades do projeto?

Em diversos dias e locais, conforme consta na programação.


Projeto Conheça sua Cidade

Fique atento! No sábado, serão disponibilizados 45 vagas para um City Tour pelos principais pontos turísticos da cidade.

Abaixo a relação dos serviços que estarão disponíveis no sábado, dia 7 de dezembro, das 9h às 15 horas:

* Atendimento de rotina na ESF Figueira Faxinal, Recolhimento de lixo eletrônico, distribuição de mudas de árvores, Feira de Adoção de Animais, recadastramento do CadÚnico, Escritório de Defesa da Mulher, curso de maquiagem, cartão do autismo, oficinas, brinquedos infláveis, informações sobre regularização fundiária e projetos habitacionais, Campanha do Agasalho, Ouvidoria, mutirão de entrega do Banco de Móveis, ervateira, serviços da Coomcat, Cartão do Idoso, Escola de Trânsito, consulta de regularização de CNH, terapias alternativas, planejamento familiar, Cartão SUS, Ambulatório do Idoso, saúde mental, Banco do Povo, Defesa do Consumidor, consulta de IPTU e Mapa da Cidade.