Edição do dia 06/12/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

A crítica social no Catolicismo
EDITORIAL
Operação Papai Noel começa na próxima Terça-feira
GERAL - A novidade é a implantação da uma base móvel, equipada com câmeras, computadores e outros dispositivos de segurança
Multi Espaço VIA 9: cultura, educação e um bom café
GERAL - O local conta com loja de artesanatos e realiza diversos eventos e atividades
Neste sábado tem Prefeitura nos Bairros
GERAL
Feira do Livro de 2020 será em maio
GERAL - Patrona, Homenageado e Personalidade Incentivadora da Leitura foram divulgados nesta sexta-feira
Secretaria de Cultura registra 172 entes e agentes culturais
POLÍTICA - Cadastro havia sido fechado em agosto, mas foi reaberto no mês passado
Força-Tarefa fiscaliza supermercado no centro
GERAL - Ação realizou a segunda operação do grupo em Santa Cruz nesta semana
Campanha realiza exames preventivos gratuitos de câncer de pele neste sábado
SAÚDE - Os atendimentos acontecem das 9h às 15h, no Ambulatório do COI do Hospital Ana Nery
Greve do Magistério atinge mais de 1,5 mil escolas
EDUCAÇÃO - Com 80% de participação da categoria, a greve é considerada histórica
Economista dá dicas para utilizar o 13ºsalário
ECONOMIA - O pagamento é uma oportunidade para colocar as finanças em dia, afirma Silvio Cezar Arend
Cartório ainda aguarda mais de 30 mil para recadastramento biométrico
GERAL
Inscrições abertas para o Educar-se nas Férias 2020
EDUCAÇÃO
Alta no preço da carne resulta no aumento da Cesta Básica
ECONOMIA
Saiba os dias de abertura do comércio neste Natal
GERAL
Novo Cabrais: Bryan é mais um ganhador da promoção
GERAL
Novo Cabrais: Escolinha ACF é campeã geral da Uef Cup
ESPORTES
Abertura da Christkindfest acontece hoje
VARIEDADES - Programação se estende até o dia 22 de dezembro, com atividades artísticas e culturais e Casa do Papai Noel
Storch Contabilidade conta com novas e modernas instalações
GERAL

Coomcat recebe sistema autônomo de geração de gás

Prefeitura doou equipamento para a cozinha da usina de triagem de lixo

GERAL - 29/11/2019

Grasiel Grasel
[email protected]

Biodigestor fermenta restos de comida e gera gás utilizado no fogãoBiodigestor fermenta restos de comida e gera gás utilizado no fogão Crédito: Rolf Steinhaus

A Usina Municipal de Triagem de lixo de Santa Cruz do Sul está ainda mais ecologicamente correta. Na última semana, um equipamento de geração de biogás foi instalado na cozinha onde os trabalhadores da Cooperativa de Catadores e Recicladores (Coomcat) se alimentam. Trata-se de um biodigestor, que faz uma fermentação de resíduos orgânicos, que liberam gás metano para ser utilizado da mesma forma que o de cozinha. Nesta quarta, dia 27, uma cerimônia de entrega foi realizada pelo secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch.

Alexandro de Paula é diretor comercial da Ecosar, empresa que vendeu o “Homebiogás” à Prefeitura, foi ele quem explicou para os cooperados da Coomcat como utilizar o biodigestor e deu dicas para garantir seu melhor desempenho. De acordo com ele, o equipamento pode gerar gás o suficiente para manter o fogareiro ligado por 3 horas ininterruptas.

Como funciona?

O funcionamento do biodigestor é bem mais simples do que parece, basta adicionar de 8 a 12 litros de resíduos orgânicos por dia para ter o máximo de eficiência. As cascas de frutas, restos de legumes, comida salgada e até mesmo pequenos ossos entram em contato com uma água que contém bactérias que decompõem estes resíduos. O gás metano produzido pelo processo de fermentação das bactérias sobe até o reservatório na parte superior do sistema, onde fica armazenado até a válvula do fogareiro ser ativada.

Quando o fogão é ligado, a pressão de sacos de areia no topo do equipamento empurra o gás para o mecanismo de filtragem que contém carvão ativado, que absorve o característico cheiro podre do metano, levando-o até a cozinha onde pode ser queimado sem deixar odores desagradáveis. Caso o reservatório de gás fique cheio demais, uma válvula no filtro é ativada, liberando o metano no ar. “Como esse é um gás que não é nocivo, ele pode se dissipar no ambiente”, explica Alexandro.

Uma segunda saída do biodigestor também libera até 40 litros diários de um líquido com restos do processo de fermentação, que pode ser utilizado como biofertilizante em plantações, como uma horta que irá produzir os alimentos que voltarão a ter seus resíduos depositados no sistema, formando um círculo virtuoso sustentável.

Secretário Raul Fritsch realizou uma cerimônia de entrega do biodigestorSecretário Raul Fritsch realizou uma cerimônia de entrega do biodigestor Crédito: Rolf Steinhaus

Testado e aprovado!

A vigia da usina, Ana Cláudia dos Santos, ajuda na cozinha sempre que possível para garantir que os colegas vão ter tempo de se alimentarem bem ao meio dia. “A chama dá bem bonita, melhor que de um botijão de gás, porque dependendo do botijão tem uns que dão uma chama preta, o que escurece as panelas, mas esse dá uma chama bem bonita mesmo”, diz. Ela também afirma que o sistema de biogás é bastante prático e o fogo cozinha bastante rápido, tendo como principal ponto positivo sua sustentabilidade, “no preço que o gás tá, é uma boa”, finaliza.

Principal nome à frente da iniciativa que levou biogás à cozinha da Coomcat, o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch, garante que a Prefeitura está em uma constante tentativa de levar inovações sustentáveis para a administração pública. “Aqui nós temos um produto com custo muito baixo que nós fizemos a doação para a cooperativa, é uma parceira do município”, exemplificou. O Homebiogás foi comprado pelo município por R$ 5,8 mil através da Ecosar.

Além de testar e aprovar o sistema, Fritsch estendeu um convite a toda a comunidade santa-cruzense para que visite a usina e conheça o equipamento, que também pode ser comprado por pessoas físicas e empresas. “É uma coisa impressionante fazer com que o lixo orgânico se transforme em gás que não gera cheiro, mosca ou inseto, é uma inovação no município. Os que quiserem ver, com certeza vão ser bem recebidos aqui”, garantiu. Segundo ele, novos modelos do biodigestor poderão ser instalados em espaços como o Canil Municipal, onde o gás gerado poderia ser utilizado para dar banho quente nos cães resgatados.

Na cozinha, um fogareiro especial prepara a comida e aquece a água do chimarrão dos cooperadosNa cozinha, um fogareiro especial prepara a comida e aquece a água do chimarrão dos cooperados Crédito: Rolf Steinhaus