Edição do dia 06/12/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

A crítica social no Catolicismo
EDITORIAL
Operação Papai Noel começa na próxima Terça-feira
GERAL - A novidade é a implantação da uma base móvel, equipada com câmeras, computadores e outros dispositivos de segurança
Multi Espaço VIA 9: cultura, educação e um bom café
GERAL - O local conta com loja de artesanatos e realiza diversos eventos e atividades
Neste sábado tem Prefeitura nos Bairros
GERAL
Feira do Livro de 2020 será em maio
GERAL - Patrona, Homenageado e Personalidade Incentivadora da Leitura foram divulgados nesta sexta-feira
Secretaria de Cultura registra 172 entes e agentes culturais
POLÍTICA - Cadastro havia sido fechado em agosto, mas foi reaberto no mês passado
Força-Tarefa fiscaliza supermercado no centro
GERAL - Ação realizou a segunda operação do grupo em Santa Cruz nesta semana
Campanha realiza exames preventivos gratuitos de câncer de pele neste sábado
SAÚDE - Os atendimentos acontecem das 9h às 15h, no Ambulatório do COI do Hospital Ana Nery
Greve do Magistério atinge mais de 1,5 mil escolas
EDUCAÇÃO - Com 80% de participação da categoria, a greve é considerada histórica
Economista dá dicas para utilizar o 13ºsalário
ECONOMIA - O pagamento é uma oportunidade para colocar as finanças em dia, afirma Silvio Cezar Arend
Cartório ainda aguarda mais de 30 mil para recadastramento biométrico
GERAL
Inscrições abertas para o Educar-se nas Férias 2020
EDUCAÇÃO
Alta no preço da carne resulta no aumento da Cesta Básica
ECONOMIA
Saiba os dias de abertura do comércio neste Natal
GERAL
Novo Cabrais: Bryan é mais um ganhador da promoção
GERAL
Novo Cabrais: Escolinha ACF é campeã geral da Uef Cup
ESPORTES
Abertura da Christkindfest acontece hoje
VARIEDADES - Programação se estende até o dia 22 de dezembro, com atividades artísticas e culturais e Casa do Papai Noel
Storch Contabilidade conta com novas e modernas instalações
GERAL

Lago Dourado: Pista poderá ser reaberta em breve

Base do complexo turístico santa-cruzense já está 50% concluída

GERAL - 29/11/2019

Grasiel Grasel
[email protected]

Lago Dourado poderá ser parcialmente reaberto para caminhada e ciclismoLago Dourado poderá ser parcialmente reaberto para caminhada e ciclismo Crédito: Rolf Steinhaus

As obras de construção do complexo Lago Dourado seguem ativas e, de acordo com a Prefeitura, se o clima permitir e o ritmo continuar, é possível que as pistas de caminhada e ciclismo estejam concluídas em janeiro. A expectativa, segundo a Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão, é poder abrir o espaço periodicamente neste verão caso seja seguro. A segunda fase, que contempla serviços de terraplanagem, drenagem e pavimentação, tem prazo de entrega para o primeiro semestre de 2020.

De acordo com Jeferson Gerhardt, secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, a equipe trabalha para tornar possível a entrada de turistas que decidirem aproveitar o calor do verão para caminhar ou pedalar em dias alternados com o funcionamento das máquinas. “A gente vai ter que trabalhar com um cronograma de liberação parcial. Por exemplo, de sexta a domingo o Lago pode ficar liberado porque não vai ter máquina trabalhando, aí durante a semana tranca de novo”, explica.

Gerhardt deixa claro, no entanto, que a possibilidade só será considerada se todo um procedimento de segurança for adotado para garantir o bem-estar dos visitantes. “A gente bate nessa tecla principalmente em função da segurança das pessoas, porque é muito complicado ter máquinas pesadas trabalhando ao lado das pessoas, com crianças”, adiciona o secretário.

Gerhardt: Segunda fase das obras está 50% concluídaGerhardt: Segunda fase das obras está 50% concluída Crédito: Rolf Steinhaus

O trabalho dessa etapa está sendo executado por um consórcio firmado pela empresa Base Vias e pelas construtoras Giovanella e Casa Nova. As obras já estão 50% concluídas e elas deverão entregar a base que vai receber as estruturas e construções voltadas ao lazer, que serão licitadas no futuro. Toda a parte de administração dos trabalhos é feita pela Prefeitura, que tem esta como sua principal função no projeto. É o município, por exemplo, que define o edital de licitação para cada nova etapa depois de negociar as bases do documento com a Corsan.

O complexo turístico Lago Dourado é uma obra financiada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) em contrato firmado com a Prefeitura em 2014. Por ser de grande magnitude, cada nova etapa da construção será definida através de negociações do poder público municipal com a empresa, com recursos que podem ser provenientes tanto do caixa da Corsan quanto de um fundo compartilhado, portanto, de acordo com Gerhardt, não é possível afirmar com certeza como serão pagas as futuras construções instaladas em cada módulo.

Chuvas desta semana pausaram o trabalho das máquinasChuvas desta semana pausaram o trabalho das máquinas Crédito: Rolf Steinhaus

As obras até aqui

A construção do complexo teve início em janeiro de 2016, com a execução da drenagem para construção de uma segunda taipa no entorno do reservatório, a qual serviria de base para a segunda fase do projeto. O valor previsto para a obra na época era de R$2,3 milhões.

A segunda fase teve seu primeiro edital lançado em julho de 2017, contemplando serviços de terraplanagem, drenagem e pavimentação, no entanto, como as empresas não apresentaram a documentação necessária a tempo, o procedimento foi cancelado. Em abril de 2018 uma nova licitação foi lançada e, depois de um longo período de pausa, somente em fevereiro de 2019 as obras foram retomadas, com prazo de finalização para o primeiro semestre de 2020. Estão sendo investidos R$ 10,6 milhões nesta parte.

É importante lembrar, no entanto, que as obras que acontecem neste momento não contemplam as benfeitorias que estarão instaladas nos módulos, como postos da Brigada e da Guarda Municipal, quadras esportivas, restaurante ou outras estruturas específicas, pois esta fase diz respeito apenas à preparação e pavimentação dos terrenos onde estas serão instaladas a partir de novas licitações no futuro, ainda sem previsão de lançamento.

Depois de concluídas as obras desta etapa, editais de construção de quiosques, quadras e outros espaços deverão ser lançadosDepois de concluídas as obras desta etapa, editais de construção de quiosques, quadras e outros espaços deverão ser lançados Crédito: Divulgação/PMSCS

O que terá em cada módulo?
Módulo 1: estacionamento, pistas de caminhada e ciclismo, quiosques com churrasqueiras, quadras poliesportivas, play-molhador (chuveiros semelhantes aos encontrados em praias), pista de educação de trânsito e banheiros.
Módulo 2: estacionamento, quiosques com churrasqueiras, restaurante e praça de alimentação, academia ao ar livre, quadras poliesportivas, quadra e campo de futebol, quadra de vôlei de areia, deck seco, playground, eco escola, posto da Guarda Municipal e Brigada Militar, além de banheiros.
Um terceiro módulo também está previsto no projeto, mas ele será executado através de outra licitação, ainda sem previsão de lançamento de edital. Ele contará com estacionamento, quiosques com churrasqueiras, academia ao ar livre, quadras de tênis, campo de futebol, playground, pista de bicicross, pista de skate, parque aquático, banheiros e torre de vigilância.