Edição do dia 06/12/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

A crítica social no Catolicismo
EDITORIAL
Operação Papai Noel começa na próxima Terça-feira
GERAL - A novidade é a implantação da uma base móvel, equipada com câmeras, computadores e outros dispositivos de segurança
Multi Espaço VIA 9: cultura, educação e um bom café
GERAL - O local conta com loja de artesanatos e realiza diversos eventos e atividades
Neste sábado tem Prefeitura nos Bairros
GERAL
Feira do Livro de 2020 será em maio
GERAL - Patrona, Homenageado e Personalidade Incentivadora da Leitura foram divulgados nesta sexta-feira
Secretaria de Cultura registra 172 entes e agentes culturais
POLÍTICA - Cadastro havia sido fechado em agosto, mas foi reaberto no mês passado
Força-Tarefa fiscaliza supermercado no centro
GERAL - Ação realizou a segunda operação do grupo em Santa Cruz nesta semana
Campanha realiza exames preventivos gratuitos de câncer de pele neste sábado
SAÚDE - Os atendimentos acontecem das 9h às 15h, no Ambulatório do COI do Hospital Ana Nery
Greve do Magistério atinge mais de 1,5 mil escolas
EDUCAÇÃO - Com 80% de participação da categoria, a greve é considerada histórica
Economista dá dicas para utilizar o 13ºsalário
ECONOMIA - O pagamento é uma oportunidade para colocar as finanças em dia, afirma Silvio Cezar Arend
Cartório ainda aguarda mais de 30 mil para recadastramento biométrico
GERAL
Inscrições abertas para o Educar-se nas Férias 2020
EDUCAÇÃO
Alta no preço da carne resulta no aumento da Cesta Básica
ECONOMIA
Saiba os dias de abertura do comércio neste Natal
GERAL
Novo Cabrais: Bryan é mais um ganhador da promoção
GERAL
Novo Cabrais: Escolinha ACF é campeã geral da Uef Cup
ESPORTES
Abertura da Christkindfest acontece hoje
VARIEDADES - Programação se estende até o dia 22 de dezembro, com atividades artísticas e culturais e Casa do Papai Noel
Storch Contabilidade conta com novas e modernas instalações
GERAL

Apae completa 56 anos com nova diretoria

Entidade presta serviços gratuitos nas áreas da assistência social, educação e saúde

GERAL - 29/11/2019

Miriam Inês Gressler passará o cargo de presidente para Maribel Dockhorn no dia 1º de janeiro Miriam Inês Gressler passará o cargo de presidente para Maribel Dockhorn no dia 1º de janeiro Crédito: Divulgação

Sara Rohde
[email protected]

A semana iniciou com aniversário da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que comemorou 56 anos de atividades neste ano. Fundada em 25 de novembro de 1963, a entidade oferece gratuitamente serviços especializados nas áreas da assistência social, educação e saúde nos municípios de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol e Gramado Xavier.
A associação atende 390 pessoas com deficiência intelectual ou múltipla e também presta cerca de três mil atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços especializados oferecidos são fisioterapia, psicologia, neurologia, serviço social, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição e estimulação precoce, além das aulas de música e dança, esportes, equoterapia, bem como educação ambiental. Os profissionais responsáveis pela entidade somam uma equipe de 51 pessoas na folha de pagamento. São eles professores técnicos e pessoas da área administrativa.
Conforme a presidente, Miriam Inês Gressler, muitas pessoas estão procurando a entidade para atendimento, porém não há vagas no momento. “Como todos sabemos hoje em dia estão aparecendo muito mais pessoas com deficiência que nos procuram para atendimentos. Temos cerca de 40 pessoas na fila de espera para fazer avaliação”. Segundo Miriam para ser um atendido da Apae é necessário passar por uma avaliação técnica de uma equipe multidisciplinar de seis pessoas com formação especial, como médico neurologista, psicólogo e fisioterapeuta.
Os gastos da entidade são mantidos através de convênios com as Prefeituras e de eventos criados para angariar recursos, sustentar e manter os profissionais especializados. “A entidade é privada e não governamental, por isso os convênios são com as Prefeituras, com o Estado através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), ou seja, a Apae é uma entidade particular mas com atendimento, alimentação e consultas gratuitas”, explicou Miriam. 
Um dos eventos recentemente criados para angariar recursos foi a noite dos Vinhos de Verão, realizada ontem no Quiosque da Praça. Outro evento beneficente que ocorre todos os anos no inverno e garante um bom retorno é a Noite de Queijos e Vinhos. Segundo Miriam, “temos várias atividades realizadas pela entidade para angariar mais fundos e verbas. Outra forma de contribuição vem através de associados que investem mensalmente diversos valores desde R$ 10 até R$ 50. Também temos algumas doações de empresas, mas para uma cidade como Santa Cruz do Sul é muito pouco recurso que entra para nós”, explicou. 
Os briques e os brechós permanentes são eventos que ajudam bastante a manter a Apae. Já para o Natal uma ação deixará os alunos mais alegres. São as adoções de cartinhas, onde cada padrinho adota o pedido de uma lembrancinha para dar no dia 19 de dezembro, durante a festa de fim de ano. Os pedidos podem ser retirados até o dia 5 de dezembro na secretaria da entidade, Rua Félix Hoppe, 53 – Centro. Para mais informações basta ligar para (51) 3711-3098. 

NOVA DIRETORIA 
No próximo ano a Apae será presidida por uma nova diretoria, eleita em Assembleia Geral no dia 12 de novembro. Miriam Inês Gressler deixará o cargo o qual ficou à frente por seis anos e Maribel Dockhorn assumirá a presidência com a vice Anna Rauber pelos próximos dois anos, de 2020 a 2022. A posse será no dia 1º de janeiro.