Edição do dia 06/12/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

A crítica social no Catolicismo
EDITORIAL
Operação Papai Noel começa na próxima Terça-feira
GERAL - A novidade é a implantação da uma base móvel, equipada com câmeras, computadores e outros dispositivos de segurança
Multi Espaço VIA 9: cultura, educação e um bom café
GERAL - O local conta com loja de artesanatos e realiza diversos eventos e atividades
Neste sábado tem Prefeitura nos Bairros
GERAL
Feira do Livro de 2020 será em maio
GERAL - Patrona, Homenageado e Personalidade Incentivadora da Leitura foram divulgados nesta sexta-feira
Secretaria de Cultura registra 172 entes e agentes culturais
POLÍTICA - Cadastro havia sido fechado em agosto, mas foi reaberto no mês passado
Força-Tarefa fiscaliza supermercado no centro
GERAL - Ação realizou a segunda operação do grupo em Santa Cruz nesta semana
Campanha realiza exames preventivos gratuitos de câncer de pele neste sábado
SAÚDE - Os atendimentos acontecem das 9h às 15h, no Ambulatório do COI do Hospital Ana Nery
Greve do Magistério atinge mais de 1,5 mil escolas
EDUCAÇÃO - Com 80% de participação da categoria, a greve é considerada histórica
Economista dá dicas para utilizar o 13ºsalário
ECONOMIA - O pagamento é uma oportunidade para colocar as finanças em dia, afirma Silvio Cezar Arend
Cartório ainda aguarda mais de 30 mil para recadastramento biométrico
GERAL
Inscrições abertas para o Educar-se nas Férias 2020
EDUCAÇÃO
Alta no preço da carne resulta no aumento da Cesta Básica
ECONOMIA
Saiba os dias de abertura do comércio neste Natal
GERAL
Novo Cabrais: Bryan é mais um ganhador da promoção
GERAL
Novo Cabrais: Escolinha ACF é campeã geral da Uef Cup
ESPORTES
Abertura da Christkindfest acontece hoje
VARIEDADES - Programação se estende até o dia 22 de dezembro, com atividades artísticas e culturais e Casa do Papai Noel
Storch Contabilidade conta com novas e modernas instalações
GERAL

Biblioteca Pública será entregue hoje

Abertura oficial ocorre durante programação da Esquina da Cultura

VARIEDADES - 29/11/2019

Lançamento da Biblioteca Municipal está previsto para as 17 horas de hojeLançamento da Biblioteca Municipal está previsto para as 17 horas de hoje Crédito: Rolf Steinhaus

Sara Rohde
[email protected]

Cultura é a grande ferramenta para uma sociedade ter conhecimento e comunicação. A cultura faz os seres humanos mergulharem em diversos universos e diferentes aspectos de vida, ela é a grande aliada da educação, responsável pelo desenvolvimento das pessoas, através do ensino e da aprendizagem. A educação permite saberes e direitos.
Neste ano Santa Cruz do Sul deu um passo muito importante na área cultural com a criação de uma secretaria dedicada especialmente para o âmbito. Logo quem ficou responsável pela pasta foi o secretário Edemilson Severo. A partir de então diversas estratégias foram desenvolvidas e colocadas em prática e uma atenção especial a este mundo começou a ser avançada. 
Entre os projetos implementados em prol da arte, um deles está acontecendo, é a Esquina da Cultura, localizada no espaço que abriga o prédio onde está a Biblioteca Pública de Santa Cruz do Sul, um local privilegiado, bem no coração da Santinha, entre as Ruas Marechal Floriano e Galvão Costa. 
O projeto lançado na última quarta-feira, 27, consiste em três dias de lazer para a comunidade. No local foi colocado um caminhão palco, semelhante a um anfiteatro, denominado RecreArte do Sesc, para as apresentações artísticas de teatro, música, dança, literatura, exposição de artes plásticas e rádio cultural ao vivo. O espaço com tendas tem capacidade para 200 pessoas sentadas.
Durante cerimônia oficial de lançamento a comunidade pôde apreciar a peça teatral ‘Die Gute Zeite’ com Hans e Helmuth, do grupo Oktobertanz e também as danças da entidade, além do show da Orquestra Santa Brass Band. Para Edemilson Severo o projeto certamente seguirá sendo realizado. “A gente quis fazer um movimento cultural com uma programação extensa que culminasse com o lançamento da Biblioteca Pública nesta sexta-feira, 29. Então programamos manifestações artísticas e atividades culturais com a participação de artistas locais”. 
A programação seguiu nessa quinta-feira com oficina musical, contação de histórias, teatro, dança e apresentação de poesia. Já na sexta-feira há espaço kids com brinquedos infláveis, jogos e brincadeiras até as 16h30, e o momento mais aguardado pelo município, a inauguração oficial da Biblioteca Pública, às 17 horas. Logo às 18 horas abre o espaço de exposição de artes plásticas e à noite segue com apresentação musical. 
Conforme Edemilson, o momento serve para democratizar a cultura que muitas vezes a população não tem acesso. “Nós entendemos que a cultura está no DNA do santa-cruzense por isso precisávamos criar este espaço onde está ambientada a biblioteca, e foi inaugurada recentemente a praça José Paulo Rauber Filho”. No local foram instalados playground, chimarródromo, pergolado, bancos e mesas para leitura ao ar livre, lixeiras e iluminação com lâmpadas de led.
Assim como a praça, a Biblioteca Pública está adaptada na antiga cadeia do município que não perdeu sua originalidade e mantém a estrutura histórica. A revitalização foi cuidadosamente realizada para que os traços antigos permanecessem. “Por incrível que pareça estamos num espaço que abrigava antigamente uma cadeia pública e hoje este espaço permite que as pessoas tenham o direito de ir e vir, ou seja, se transformou num espaço de conhecimento. São raros os municípios do país que tomariam uma decisão de revitalizar um espaço subaproveitado para transformá-lo em leitura”, destacou o secretário. 

Abertura oficial da Esquina Cultural foi realizado na última quarta-feira com apresentações artísticas, entre elas show da Santa Brass Band Abertura oficial da Esquina Cultural foi realizado na última quarta-feira com apresentações artísticas, entre elas show da Santa Brass Band Crédito: Rolf Steinhaus

BIBLIOTECA PÚBLICA
Está tudo pronto para a inauguração oficial da Biblioteca Pública de Santa Cruz do Sul. Conforme o secretário Edemilson o espaço conta com área construída de 270m² e abrigará um acervo de mais de 13 mil livros. No local ainda há sala de pesquisa informatizada, sala de estudos, sala de catalogação, sala de recepção e uma sala de exposição de artes. O gabinete da Secretaria de Cultura com a assessoria de projetos e do núcleo administrativo também será instalado na biblioteca. 
Na área onde ficava a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos serão realizadas as oficinas de cultura, “praticamente eliminamos todas as divisórias e toda parte que necessitava ser retirada para ser instalado um projeto que abrigará as oficinas de cultura. Este projeto está previsto para ser lançado no início de 2020”. 
Para a biblioteca se tornar realidade diversos parceiros abraçaram a causa. Parte das estantes foram doadas pelo SindiTabaco, a cozinha foi mobiliada pela Afubra e a internet é da GPS NET que instalou toda e rede e disponibilizou dois anos de serviços gratuitos. Outro parceiro da iniciativa é o Serviço Social do Comércio (Sesc). “Quando temos um viés cultural focado na nossa essência comunitária as empresas também terminam sendo receptivas e parceiras”, concluiu Edemilson.