Edição do dia 17/01/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Costuras e Reformas Suzana Ramos: ateliê comemora quatro anos
GERAL
Resultado financeiro da 35ª Oktoberfest supera R$ 1,6 milhão
GERAL
Contatos feitos via redes sociais são falsos
GERAL - Instituto Consulpam alerta sobre suposta contratação de equipe para trabalhar no concurso da Prefeitura
Atividades na rede municipal são oferecidas no período das férias
GERAL
Distribuição de fraldas em novo endereço
GERAL
Salário mínimo sobe para R$ 1.045
ECONOMIA - Reajuste decorre da inflação mais alta em 2019
Doces que empoderam mulheres e combatem o trabalho infantil
VARIEDADES
Banco de Móveis já contabiliza mais de duas mil doações
GERAL
Pedido de aposentadoria
GERAL - Passados seis meses de espera, segurado pode exigir agilidade na Justiça
Portas Abertas já realizou 11.064 atendimentos
SAÚDE
Saiba como retirar medicamentos na farmácia de Monte Alverne
SAÚDE
Iniciam as obras do posto de saúde sustentável
SAÚDE - Primeira unidade do Brasil começou a tomar forma na última terça-feira
Tarifa adicional de cheque especial não será cobrada
ECONOMIA
Saúde estuda redistribuição de incentivos estaduais para hospitais
SAÚDE
IPE Saúde amplia pagamentos assistenciais para 2020
SAÚDE
Vacina pentavalente já está disponível em Santa Cruz
SAÚDE
Porto Verão Alegre 2020 passa em Santa Cruz do Sul
VARIEDADES
The Wailers volta ao Rio Grande do Sul
VARIEDADES - Após quatro anos desde o último espetáculo, banda jamaicana retorna tocando os maiores sucessos

Campanha realiza exames preventivos gratuitos de câncer de pele neste sábado

Os atendimentos acontecem das 9h às 15h, no Ambulatório do COI do Hospital Ana Nery

SAÚDE - 06/12/2019

Rosibel Fagundes
[email protected]

Crédito: Divulgação RJ


A 21ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizará neste sábado, 7 de dezembro, dentro da programação do “Dezembro Laranja”, uma ação de prevenção contra a doença. Em todo o país cerca de 4 mil dermatologistas realizarão atendimentos para identificação e direcionamento para o tratamento do câncer de pele. As consultas gratuitas serão oferecidas em 132 postos em todo Brasil em diferentes centros. Em Santa Cruz do Sul, a atividade ocorre das 9h às 15 horas no Ambulatório do Centro de Oncologia Integrado do Hospital Ana Nery e será coordenada pela médica dermatologista Drª Tânia Zuquetto de Almeida, e por atendimento de outras duas profissionais da área de dermatologia Drª Jaqueline Barboza e Drª Manuela da Silva.

A expectativa é de que o número de atendimentos seja superior a edição passada, quando 108 pessoas foram atendidas. Destas, 29 apresentaram suspeitas de câncer de pele e encaminhadas para tratamento gratuito. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, não sendo necessário agendar horário. É imprescindível apresentar o cartão SUS, um documento de identidade e número do CPF.


Conforme a dermatologista, a iniciativa é destinada a pessoas com suspeita de câncer de pele ou que estão expostas a fatores de risco para o aparecimento da doença. “A ação é justamente para atender aquelas pessoas que tem dúvidas sobre manchas ásperas ou manchas escuras na pele, pintas ou sinais que mudam de cor ou coçam e lesões com sangramento fácil. Pessoas com histórico familiar de câncer de pele e que se expõem muito ao sol. Vamos examiná-los e orientá-los sobre estas lesões. Em caso de suspeita de tumores, o assistido será encaminhado para tratamento cirúrgico. É um exame preventivo, resolutivo e gratuito”, afirmou a Drª Tânia Zuquetto de Almeida.


O câncer de pele é o mais comum do ser humano e a exposição solar exagerada e desprotegida é a principal causa da doença, como afirma a especialista. “Episódios de queimadura solar aumentam muito o risco de câncer. Então, as pessoas quando na exposição solar não podem ficar com a pele vermelha e nunca ter bolhas! Tenho pacientes que apresentam câncer de pele com 30 anos ou até menos, quando o esperado seria ter a doença na idade mais avançada. Está cada vez mais comum o aparecimento da doença nos jovens. E o excesso de sol é o grande responsável, podemos dizer que muitas vezes o câncer de pele é plantado na infância, adubado na adolescência e colhido na fase adulta. As pessoas hoje pegam muito sol sem proteção, as crianças são mais suscetíveis a exposição solar e consequentemente isso fará com que elas desenvolvam a doença mais precocemente”, afirmou.


Previna-se
As recomendações básicas incluem a adoção de medidas como evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h); utilizar chapéus ou bonés de abas largas, óculos para sol com proteção UV e roupas adequadas. Além do uso diário de protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30.
Divulgação/RJ
“Feridas que não cicatrizam, que sangram com facilidade, manchas ásperas, pintas ou sinais que mudam de cor ou coçam devem ser avaliados", diz a médica.
Foto: Tânia Zuquetto de Almeida-  divulgação