Edição do dia 17/01/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Costuras e Reformas Suzana Ramos: ateliê comemora quatro anos
GERAL
Resultado financeiro da 35ª Oktoberfest supera R$ 1,6 milhão
GERAL
Contatos feitos via redes sociais são falsos
GERAL - Instituto Consulpam alerta sobre suposta contratação de equipe para trabalhar no concurso da Prefeitura
Atividades na rede municipal são oferecidas no período das férias
GERAL
Distribuição de fraldas em novo endereço
GERAL
Salário mínimo sobe para R$ 1.045
ECONOMIA - Reajuste decorre da inflação mais alta em 2019
Doces que empoderam mulheres e combatem o trabalho infantil
VARIEDADES
Banco de Móveis já contabiliza mais de duas mil doações
GERAL
Pedido de aposentadoria
GERAL - Passados seis meses de espera, segurado pode exigir agilidade na Justiça
Portas Abertas já realizou 11.064 atendimentos
SAÚDE
Saiba como retirar medicamentos na farmácia de Monte Alverne
SAÚDE
Iniciam as obras do posto de saúde sustentável
SAÚDE - Primeira unidade do Brasil começou a tomar forma na última terça-feira
Tarifa adicional de cheque especial não será cobrada
ECONOMIA
Saúde estuda redistribuição de incentivos estaduais para hospitais
SAÚDE
IPE Saúde amplia pagamentos assistenciais para 2020
SAÚDE
Vacina pentavalente já está disponível em Santa Cruz
SAÚDE
Porto Verão Alegre 2020 passa em Santa Cruz do Sul
VARIEDADES
The Wailers volta ao Rio Grande do Sul
VARIEDADES - Após quatro anos desde o último espetáculo, banda jamaicana retorna tocando os maiores sucessos

Vestibular de Medicina e Complementar movimenta estudantes na Unisc

EDUCAÇÃO - 14/01/2020

Na ocasião foi realizado um bate-papo sobre a Reinvenção Pedagógica da Unisc, no salão de estudos da Biblioteca Central, com o reitor em exercício, Rafael Frederico HennNa ocasião foi realizado um bate-papo sobre a Reinvenção Pedagógica da Unisc, no salão de estudos da Biblioteca Central, com o reitor em exercício, Rafael Frederico Henn Crédito: Josemar Santos

A tarde deste sábado, 11 de janeiro, foi de Vestibular em todos os campi da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O Processo Seletivo para o curso de Medicina ocorreu em Santa Cruz do Sul, enquanto a prova do Vestibular Complementar foi realizada também em Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires. A abstenção para Medicina foi de 16% e de 26% para a seleção complementar, destinada aos demais cursos.
Foram três temas para a prova de proficiência em Língua Portuguesa - Redação no curso de Medicina. O primeiro era sobre Movimento antivacina, baseado na resistência à vacinação listada pela Organização Mundial da Saúde como uma das 10 maiores ameaças à saúde global no ano de 2019. O segundo tema teve como título O paciente vem primeiro!,  a partir de um seriado americano da rede NBC, em que o um jovem médico ensina que a saúde pública e os serviços de saúde, de modo geral, deveriam ter uma preocupação essencial com a saúde e com o bem-estar do paciente. Já a terceira temática tratou da Opioides (e outras drogas) e exercício da profissão, também baseada no mesmo seriado, onde uma médica, sob pressão e com fantasmas de sua infância, abusa do uso de uma substância (um opioide, com nome comercial de Adderall). Já os temas trabalhados para a prova do Vestibular Complementar foram: Religião e subserviência, alienação e exploração (crença e fé da população sendo manipulada em benefício de enriquecimento pessoal); e 

Previdência privada - um futuro seguro?
Como parte das atividades oferecidas aos acompanhantes dos vestibulandos, houve um bate-papo sobre a Reinvenção Pedagógica da Unisc, no salão de estudos da Biblioteca Central, com o reitor em exercício, Rafael Frederico Henn. “O Vestibular é sempre um momento significativo para a Instituição. No caso da Medicina, por exemplo, recebemos estudantes de diversas partes do país. Prova disso é que somente aqui são mais de 150 pessoas, onde nenhuma é de Santa Cruz do Sul”, salientou o professor Rafael. O encontro serviu para sanar dúvidas dos visitantes sobre a Unisc e as linhas de financiamento que são ofertadas para facilitar o acesso ao ensino superior.
A lista dos classificados do Vestibular Complementar será divulgada no dia 13 de janeiro, às 15 horas, pelo site www.unisc.br. Já para o curso de Medicina, será no dia 21 de janeiro, a partir das 15 horas, porém, caso a nota do Enem de 2019 seja disponibilizada após o dia 16 de janeiro de 2020, a divulgação dos classificados será em até três dias úteis após a liberação da nota desse exame.