Edição do dia 22/02/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Crime de importunação sexual tem pena de até cinco anos de reclusão
ECONOMIA
Avenida joga amistoso na tarde deste sábado nos Eucaliptos
ESPORTES
Sistema usado no HSC é eleito melhor prontuário eletrônico da América Latina
GERAL
Prefeitura inicia melhorias no campo do Bom Jesus
ESPORTES - Investimentos serão realizados para implantação de novo gramado e iluminação
Edemilson pede demissão da prefeitura
GERAL - Secretário de Cultura deverá assumir compromissos pessoais com produções culturais
Locomotiva: os passos para a revitalização
VARIEDADES - O monumento estava em Canoas, antes de ser trazido para Santa Cruz, em 2015
Mistura de enérgico com álcool pode ser perigosa
GERAL - Cardiologista não recomenda realizar a combinação das bebidas, pois pode causar graves danos ao organismo e dependência
Sihmatel: 22 anos de tradição
EMPRESARIAL - Empresa está em novo endereço, com espaço mais amplo para melhor atender seus clientes
Avenida joga amistoso na tarde deste sábado nos Eucaliptos
ESPORTES - Técnico quer ajustar equipe para estreia dia 1º de março em Rio Grande
Caxias e Grêmio decidem primeiro turno na serra
ESPORTES
Afasc: Os resultados das categorias de base
ESPORTES
Judô: União Corinthians busca apoio para auxiliar atleta surda
ESPORTES
Lifasc: Posse da nova coordenação ocorre dia 27
ESPORTES
Santa-cruzenses correm para regularizar título de eleitor
GERAL - Fila quilométrica foi registrada na manhã de ontem, 21, nas imediações da Justiça Eleitoral
Seminário regional debate sobre a água
GERAL - Ação realizada na quarta, 19, foi uma promoção das prendas da 5ª Região Tradicionalista
Brigada Militar prende foragido
POLÍCIA
PRE combate embriaguez no feriadão de Carnaval
POLÍCIA
Draco prende jovem pela segunda vez em 20 dias
POLÍCIA

Banco de Móveis já contabiliza mais de duas mil doações

GERAL - 17/01/2020

Em 2019, a solidariedade dos santa-cruzenses foi responsável por fazer a alegria na casa de muitas famílias em situação de vulnerabilidade social. Mais de duas mil doações de itens como sofás, roupeiros, colchões, camas e outros tipos de mobiliário foram contabilizadas no primeiro ano de existência do Banco de Móveis, iniciativa criada pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). Parte já foi repassada a quem precisa e outra aguarda no estoque para atender a demanda que nunca para de chegar.
Segundo a secretária da pasta, Aretusa Scheibler, a participação da comunidade tem superado as expectativas. Até hoje 802 famílias já doaram e mesmo nesta ápoca do ano, o ritmo não diminui. “A colaboração das pessoas tem sido essencial e muito além do que esperávamos. Nosso caminhão sai todos os dias para receber e entregar doações. Esperamos que continue assim”, disse.
Dos mais de dois mil itens doados, 1,3 mil já foram repassados a famílias necessitadas. A diferença, segundo Aretusa, acontece porque nem sempre tudo que chega corresponde à necessidade dessas famílias. “Agora, até em virtude do calor, geladeira é um item muito necessário e que não estamos recebendo. Vem pouco e a procura é grande”, informou. Já roupeiros de seis portas chegam em maior quantidade e praticamente não tem saída porque a necessidade é de móveis menores. “Como são famílias carentes, que residem em casas pequenas, a demanda é de roupeiros de duas, três portas”.
Os itens que chegam ao banco e não são repassados de imediato, ficam no estoque. Conforme a responsável pelo banco, Jociane Becker, muitas vezes são doados móveis em estado bastante precário e o que pode ser consertado vai para a marcenaria. “Costumo dizer que os colegas aqui da oficina são verdadeiros artistas. Eles fazem um trabalho muito bonito, verdadeiramente humano, tem uma preocupação com o bem-estar das famílias que vão receber essas doações”, disse.
Interessados em doar podem contatar com a Sehab pelo (51) 3715 1895, ramal 8534 e agendar um horário que o caminhão fará o recolhimento. Também é possível levar a doação diretamente no local de armazenamento, na BR 471, quilômetro 53. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, enquanto durar o turno único.

Materiais de construção - Agora ficou mais fácil dar um destino útil aos materiais que restam ao final de uma obra. Com o mesmo intuito de auxiliar famílias carentes, a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) criou em maio de 2019 o Banco de Materiais de Construção. O objetivo é auxiliar famílias de baixa renda que não têm condições de adquirir materiais para reconstruir suas residências ou fazer a reforma que tanto necessitam.
A comunidade pode doar tijolos, cerâmicas, telhas, cimento e outros insumos. Até agora 32 famílias já colaboraram e através desse gesto solidário puderam ajudar outras tantas vitimadas por incêndios, enchentes e outros sinistros.