Edição do dia 22/02/2020

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Serviços são alterados neste Carnaval
GERAL
Crime de importunação sexual tem pena de até cinco anos de reclusão
ECONOMIA
Avenida joga amistoso na tarde deste sábado nos Eucaliptos
ESPORTES
Sistema usado no HSC é eleito melhor prontuário eletrônico da América Latina
GERAL
Prefeitura inicia melhorias no campo do Bom Jesus
ESPORTES - Investimentos serão realizados para implantação de novo gramado e iluminação
Edemilson pede demissão da prefeitura
GERAL - Secretário de Cultura deverá assumir compromissos pessoais com produções culturais
Locomotiva: os passos para a revitalização
VARIEDADES - O monumento estava em Canoas, antes de ser trazido para Santa Cruz, em 2015
Mistura de enérgico com álcool pode ser perigosa
GERAL - Cardiologista não recomenda realizar a combinação das bebidas, pois pode causar graves danos ao organismo e dependência
Sihmatel: 22 anos de tradição
EMPRESARIAL - Empresa está em novo endereço, com espaço mais amplo para melhor atender seus clientes
Avenida joga amistoso na tarde deste sábado nos Eucaliptos
ESPORTES - Técnico quer ajustar equipe para estreia dia 1º de março em Rio Grande
Caxias e Grêmio decidem primeiro turno na serra
ESPORTES
Afasc: Os resultados das categorias de base
ESPORTES
Judô: União Corinthians busca apoio para auxiliar atleta surda
ESPORTES
Lifasc: Posse da nova coordenação ocorre dia 27
ESPORTES
Santa-cruzenses correm para regularizar título de eleitor
GERAL - Fila quilométrica foi registrada na manhã de ontem, 21, nas imediações da Justiça Eleitoral
Seminário regional debate sobre a água
GERAL - Ação realizada na quarta, 19, foi uma promoção das prendas da 5ª Região Tradicionalista
Brigada Militar prende foragido
POLÍCIA
PRE combate embriaguez no feriadão de Carnaval
POLÍCIA

Empresas podem fazer doações diretas ao Consepro

GERAL - 21/01/2020

Conselho recebeu certificação de entidade de colaboração com a segurança pública pelo governo do EstadoConselho recebeu certificação de entidade de colaboração com a segurança pública pelo governo do Estado Crédito: Divulgação/Consepro

O Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Santa Cruz do Sul (Consepro) foi certificado como Entidade de Colaboração com a Segurança Pública do Rio Grande do Sul. Esta titulação, conferida pelo vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior torna o Consepro, administrador do Estacionamento Pago Rapidinho, a única instituição do Vale do Rio Pardo capaz de captar recursos por meio do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), no qual, empresários podem direcionar 5% do total devido em Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), para melhoria das forças de segurança gaúchas.
Conforme o presidente do Consepro, Guido Fernando Hermes, a certificação foi muito importante porque demonstra a relevância e a seriedade do trabalho do Conselho na gestão dos recursos da segurança em Santa Cruz. “Ficamos muito felizes com este título e comprometidos com esta responsabilidade. Mensalmente, repassamos valores para o custeio dos serviços de segurança no município, além de mantermos 50 empregos diretos, vinculados à operação do Rapidinho”, observa.
Credenciado pelo governo do Estado, com título publicado no Diário Oficial do Estado de 20 de dezembro de 2019, o Consepro agora pode receber recursos por meio do Piseg, onde o empresário destina 5% do ICMS devido ao fisco estadual para projetos de entidades com a característica avalizada pelo certificado. “Hoje somos responsáveis pelo custeio da operação da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Instituto Geral de Perícias (IGP) e Posto de Identificação em Santa Cruz”, conta Hermes. Segundo ele, durante o ano passado, o Rapidinho repassou mais de R$ 200.000,00 para a aquisição de viaturas, computadores, consertos de viaturas, pagamento de estagiários, limpeza dos quarteis das forças de segurança. “Além disso, participamos com R$ 87.000,00, no projeto de revitalização da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento de Santa Cruz”, destaca o presidente do Consepro, Guido Fernando Hermes.  

Como funciona o programa 

O empresário que tem ICMS a recolher aos cofres do Estado pode acessar o site do programa no endereço eletrônico www.piseg.rs.gov.br. Na plataforma é necessário fazer login, o acesso é o mesmo utilizado para o atendimento virtual da Secretaria Estadual de Fazenda (e-CAC).
Existem duas formas de participar. Uma delas é depositando diretamente na conta do Consepro, sem vincular os recursos a projetos específicos. Ainda há a opção de comprar um dos bens listados no site, como viaturas, por exemplo.
Após comprovado o depósito ao Consepro, ou a doação do bem, o programa fornece ao empresário uma carta de habilitação, usada para abater o total da doação do valor devido em ICMS à Secretaria Estadual da Fazenda. “Acreditamos que esta ferramenta poderá aumentar a quantidade de recursos que hoje o conselho destina para o investimento em segurança pública em Santa Cruz do Sul”, complementa o presidente do Consepro, Guido Fernando Hermes.