Edição do dia 12/11/2019

EDIÇÕES ANTERIORES FOTOS VIDEOS FALE CONOSCO HISTÓRICO - Primeira Edição SANTA CRUZ EM NÚMEROS TELEFONE ÚTEIS

Últimas Notícias

Brigada Militar prende homem por violência doméstica
POLÍCIA
Realeza da Vila lança samba-enredo nesta quinta-feira
GERAL - Na ocasião serão comemorados os 30 anos da escola de samba
Mudanças são anunciadas nas secretarias
GERAL
Dia de visitações, experiências e expectativas no Viva Unisc 2019
GERAL
Solenidade marca aniversário do General Gomes Carneiro
GERAL - Na ocasião também foi comemorada a chegada do III Batalhão ao município
Pequenas atitudes
OPINIÃO
Verrugas Estelares
OPINIÃO
Em defesa da vida
OPINIÃO
CDL aponta 800 vagas temporárias
ECONOMIA - Expectativa é de boas oportunidades de emprego para o período
ACI: Eleição ocorre hoje
GERAL
Vigilância Colaborativa: Lançamento do Programa acontece hoje
GERAL
GREVE: Polícia Civil paralisa nesta quarta-feira
POLÍCIA
Campeonato Municipal inicia no próximo dia 22
ESPORTES
AMO/Unimed VTRP: Atletas brilham pelo estado
ESPORTES
Dois times largam com vitória na estreia da Copa Lisaruth
ESPORTES
Estadual sub 19: Santa Cruz vence fora e fica perto da final
ESPORTES
Regional: São José larga na frente nas semifinais
ESPORTES
Universidade aguarda mais de cinco mil estudantes
GERAL

Um acervo de cultura pra você

Biblioteca pública é um lugar para uma viagem inesquecível

EDUCAÇÃO - 08/12/2012

Suilan Conrado - [email protected]

Se adquirir livros custa caro e lê-los no monitor do computador não é muito confortável, a biblioteca pública é uma ótima opção. Documento com foto, comprovante de residência e uma taxa de R$3 ao ano, é tudo o que o leitor precisa para se cadastrar na biblioteca pública Professora Elisa Gil Borowski.
Atualmente com 21 mil obras cadastradas, a biblioteca possui acervo de literatura geral, diversas revistas e outros periódicos, biblioteca infantil e ainda, uma coleção de obras raras, que pode ser conferida no andar superior ao da biblioteca, onde também se encontra o acervo destinado às crianças.

Suilan Conrado

Biblioteca Pública Municipal tem acervo raro a um custo de R$ 3 por ano

Segundo Jair Teves, bibliotecário há 11 anos em Santa Cruz do Sul, são os estudantes universitários que mais procuram a coleção de livros, atuais e raros. “Muitos que estão em fase de conclusão de curso, buscam informações nas obras para escrever a monografia”, exemplifica.
Mas não é só de atualidades que vive o espaço e nem todas podem ser retiradas. As obras especiais, muitas carecendo de restauração, devem ser consultadas na biblioteca. “São livros muito antigos, alguns em sua primeira edição original, por isso o cuidado”, explica Teves.
Apesar de ser um espaço cultural destinado a todos e praticamente sem custo nenhum, a biblioteca pública de Santa Cruz conta apenas com 6.476 pessoas cadastradas atualmente. O espaço está situado junto à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), na rua Coronel Oscar Jost, 1551.

Suilan Conrado

O acervo da biblioteca pública de Santa Cruz possui mais de 20 mil livros

LOCALIZAÇÃO
A atual secretária de Educação de Santa Cruz do Sul, Rejane Henn, concorda que o número de frequentadores da biblioteca poderia ser maior do que o atual. Rejane acredita que se a biblioteca estivesse situada em lugar mais central, viabilizaria maior acesso ao local.
“Há um projeto da atual gestão do município em transformar o Palacinho (localizado na Praça da Bandeira) em um centro cultural, o que tornaria a biblioteca mais centralizada, mas por se tratar de um prédio tombado pelo patrimônio histórico do Estado, os trâmites são lentos”, explica.
A secretária também frisou o fato de Santa Cruz possuir além da biblioteca pública, outras opções, como o acervo do Sistema Social do Comércio (Sesc), da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e das escolas públicas do município, como um fator contribuinte para o baixo de número de cadastrados.

ATIVIDADES

Suilan Conrado

O campeonato “Xadrez na Biblioteca” acontece desde 2001

E como se os livros não fossem suficientes para tornar o lugar atrativo, a biblioteca promove, desde 2001, o “Xadrez na Biblioteca”, um campeonato onde todos podem participar. Quem não sabe jogar, pode aproveitar para aprender, já que aulas de xadrez são ministradas no local pelo próprio bibliotecário Jair.
Quem quiser tornar-se sócio, pode entrar em contato pelo fone (51) 3715 2446. O espaço fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h20. Doações de livros e materiais são bem vindas e podem ser encaminhadas ao local diariamente.