Início Empresarial Mercur amplia impacto da reutilização do caroço de açaí

Mercur amplia impacto da reutilização do caroço de açaí

Bolsa térmica natural com algodão reciclado é alternativa sustentável com design em formatos versáteis

Produto pode ser utilizado em qualquer parte do corpo e em diversos tratamentos. Foto: Divulgação/Mercur

A Mercur tem investido em oferecer soluções nas áreas da saúde e educação que impulsionam o potencial humano e regeneram o planeta, por entender que suas ações têm um impacto significativo no meio ambiente e na sociedade. A empresa apresentou uma nova bolsa térmica natural (BTN) com algodão reciclado para a aplicação de frio e calor terapêuticos. Trata-se de uma alternativa sustentável, acessível, que ampliará o impacto socioambiental positivo para a cadeia produtiva do caroço de açaí da palmeira juçara e pela escolha do algodão reciclado.

Ao utilizar o algodão reciclado e reciclável para a produção da nova BTN a empresa cuida do meio ambiente, visto que esse processo prolonga a vida útil do tecido, reduz os impactos da produção do algodão convencional (que utiliza altos níveis de consumo de água e químicos) e evita o descarte inadequado do tecido. Dessa forma, favorece um outro propósito aos resíduos têxteis diversos, inclusive das sobras de algodão da produção de outros produtos da Mercur.

Assim como a BTN com algodão orgânico, lançada em 2019, o novo produto é produzido com caroços de açaí da palmeira juçara, uma matéria prima que preserva a natureza e a saúde dos agricultores por ser produzida em processos agroecológicos. Ou seja, prioriza o uso e a conservação da biodiversidade, respeitando os recursos naturais, humanos e os modos de produção local, sem utilizar componentes químicos (agrotóxicos e pesticidas).

Esses caroços são derivados da extração da polpa de açaí por produtores cooperados da região da Mata Atlântica. Essa extração assegura o proveito dos caroços que não tinham destinação ambiental adequada e amplia o valor da cadeia produtiva local remunerando melhor os produtores. Também auxilia na preservação da mata e da espécie da palmeira juçara, ameaçada de extinção.

A nova BTN com algodão reciclado apresenta uma espessura mais grossa, forte e estruturada. O revestimento interno é em algodão orgânico agroecológico, a fim de gerar menor impacto socioambiental, visto que não foi possível produzir um algodão reciclado fino o suficiente para ser usado para envolver os caroços.

A novidade da Mercur possui um design com formatos versáteis, retangulares e retos, que podem ser utilizadas em qualquer parte do corpo, quando quente é indicada para tratar tensões e dores musculares, cólicas, lesões nas articulações e músculos, dor de cabeça na região cervical e rigidez nas articulações após períodos de imobilização. Proporciona aquecimento corporal, conforto, relaxamento e bem-estar. Enquanto fria, auxilia em casos de dores musculares agudas, edemas e hematomas leves, picadas de insetos, olheiras e inchaços no rosto, relaxamento e descanso para a área dos olhos queimaduras leves, pós-operatório, pré/pós aplicação de injeções.

Tanto a BTN com algodão orgânico, como a BTN com algodão reciclado foram desenvolvidas por meio da cocriação, metodologia que reúne técnicos da empresa, usuários, pesquisadores, estudantes, profissionais de saúde entre outros públicos para criar um item conectado com as necessidades das pessoas.