Início Variedades Música aproxima amigos de forma virtual

Música aproxima amigos de forma virtual

Videoclipe foi gravado por banda de rock durante a pandemia

Ricardo Gais
[email protected]

Idealizador do projeto mora atualmente na Alemanha e gravou a música com seus amigos de Santa Cruz – Reprodução

Gravar músicas de forma on-line se tornou algo interessante e inusitado, principalmente quando cada integrante da banda grava de sua casa ou até mesmo de outro país. Foi o que fez a Banda de Rock Lifer de Santa Cruz do Sul, que assim como outros artistas já fizeram, gravaram um clipe musical totalmente virtual.

Stefan Gillmeister, ex-integrante da banda, mas idealizador do projeto, comenta que a ideia não é nova, já que muitos artistas estão fazendo o mesmo, principalmente durante a pandemia. Stefan atualmente mora na Alemanha na cidade de Mahlberg, estado de Baden-Wurttemberg, e não atua mais com a banda, mas teve a ideia de gravar o vídeo junto de seus amigos. “Quando ainda morava no Brasil e tocava na Lifer, nós fizemos alguns clipes tradicionais (com produção, edição, efeitos, etc.) onde a banda faz um playback e finge tocar para ficar bonito no vídeo. Neste caso, filmamos a performance de cada músico ao gravar sua parte para a música, ou seja, cada um está realmente tocando sua parte que se ouve na música. E essa é a parte que me interessou e motivou o grupo a realizar o vídeo”, comenta.

Para gravar foi um pouco complicado, já que entre o Brasil e a Alemanha há uma diferença de cinco horas no fuso-horário, e claro, por ser um grande número de pessoas. Stefan explica que sugeriu algumas recomendações para seus amigos, para que gravassem suas partes do vídeo e enviassem para ele editar, já que possui experiência em edição e produção de vídeo. “Faço filmagens e edições para meu canal no YouTube. É um aprendizado constante”. Como os outros músicos fizeram pela primeira vez muita coisa teve que ser ajustada para o vídeo sair alinhado.

A música escolhida pelos integrantes Mateus Guterres, Daniel Dreher, Carlos Meyer, Stefan Gillmeister e Kleone Nunes foi uma do final dos anos 90 “Dickeye”, de Jerry Cantrell da banda Alice in Chains. “É uma das influências minhas e da banda Lifer. Foi uma satisfação poder executar ela e deixar esse registro e também sempre é um aprendizado muito grande gravar um cover de algum artista que gostamos muito, pois queremos fazer justiça à obra original. Então, estudamos como tocar certinho, como tirar a melhor sonoridade possível”, explica Stefan.

Os amigos já pretendem gravar outros vídeos, inclusive já há alguns em andamento com outros músicos. “A cada vídeo que produzimos fica mais fácil e ao mesmo tempo podemos melhorar a qualidade, nos desafiar criativamente. Como artistas temos que expressar nossa musicalidade e como atualmente os palcos estão fora de questão, discutir, preparar e gravar estas músicas e vídeos tem se mostrado uma solução bem divertida para mim e acredito que para os outros também”, finaliza Stefan.

Assista ao videoclipe Dickeye: https://www.youtube.com/watch?v=gFcsUqTtfKM&feature=youtu.be
Instagram Lifer @liferoficial: https://www.instagram.com/liferoficial/
Facebook: https://www.facebook.com/lifer.rocks