Início Geral Mutirão realiza melhorias na Marechal Floriano

Mutirão realiza melhorias na Marechal Floriano

Divulgação Secom

Máquinas e funcionários da Prefeitura tomaram conta da Rua Marechal Floriano na manhã deste domingo, 24. Foi a primeira fase de um mutirão para melhorar as condições do calçadão. Na semana passada, a atual Administração Municipal rescindiu o contrato com a empresa responsável pela obra de ampliação e anunciou uma nova licitação.

Uma equipe com cerca de 35 servidores, envolvendo profissionais de várias secretarias, trabalhou na limpeza, retirada de entulhos e nivelamento do passeio público na quadra entre as ruas Borges de Medeiros e 28 de Setembro. As melhorias serão concluídas no próximo final de semana, incluindo a quadra entre as ruas Sete de Setembro e Tiradentes.

“Só a limpeza já deu outra cara para a rua, está mais organizada e bonita, as pessoas vão pelo menos conseguir transitar novamente sem riscos. Fez toda a diferença. Agradeço a parceria de todos os servidores da Prefeitura que aqui estiveram, vi a alegria e a receptividade deles em fazer o bem pela nossa comunidade”, afirmou a prefeita Helena Hermany, que acompanhou os trabalhos nesta manhã.

Conforme a engenheira civil da secretaria de Obras, Roseli Kist, o objetivo principal foi manter a via em condições de segurança para o trânsito de pedestres, sem risco de quedas e outros acidentes. A pavimentação da rua também passou por melhorias. “Enquanto não sai a nova licitação, procuramos deixar um ambiente mais agradável e sem riscos para quem circula tanto de carro como a pé”.

Proprietária da loja Chocolates Brasil Cacau, Denise Cristina de Souza relata que o faturamento caiu de 30% a 50% por causa dos transtornos causados pelos atrasos na obra. “Quando acreditávamos na retomada das vendas pós-pandemia, as pessoas pararam de circular na nossa quadra por causa do entulho, da poeira. A preocupação da prefeita em pelo menos deixar limpo, transitável, é muito importante e vai ajudar muito. E o melhor de tudo foi a disponibilidade dela em conversar, em vir ao nosso encontro”.

Morador da rua, o advogado Fernando Bartholomay comentou que foi acordado pela movimentação das máquinas e resolveu conferir as melhorias. “Efetivamente, vai ficar muito bonito. A obra parada deixou a região muito feia, e também lamento o prejuízo que os comerciantes tiveram. A Marechal Floriano, sempre muito movimentada, ficou praticamente morta neste período”.

Nova licitação – Esta semana a Prefeitura rescindiu o contrato com a Progetto Sul, empresa de Lajeado, que estava executando a obra. E agora, para que outra empresa seja contratada, será necessário uma nova licitação. Para tanto, a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento Gestão está trabalhando nas alterações do projeto, em razão das intervenções que já foram executadas. Os ajustes devem levar em torno de 30 dias.

O mutirão para melhorar as condições da Rua Marechal Floriano contou com a participação das secretarias municipais de Obras e Infraestrutura, de Segurança, Transportes e Mobilidade Urbana, de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, de Planejamento, Orçamento e Gestão e de Desenvolvimento Econômico e Turismo.