Início Política Nicole Weber quer explicações sobre o aumento da mortalidade infantil em Santa...

Nicole Weber quer explicações sobre o aumento da mortalidade infantil em Santa Cruz

Foto: Jacson Miguel Stülp

Na sessão ordinária da Câmara dessa segunda-feira, 8, a vereadora Nicole Weber (PTB) trouxe à tona um dado que vem gerando preocupação no Município: o aumento da mortalidade infantil e maternal. De acordo com a petebista, desde o ano passado uma crescente nesse tipo de ocorrência vem sendo relatada por servidores municipais. Entre janeiro e junho de 2020 foram 10 mortes de bebês e 2 de mães, todas classificadas como evitáveis.

“Naquele mês de junho, quando o ex-vereador Mathias Bertram, atendendo a uma solicitação minha, fez um pedido de informações à Prefeitura sobre essa situação, havia apenas um profissional ginecologista para atender os casos de alto risco no município”, detalhou Nicole.

Na época o Executivo informou que não era possível estabelecer comparativos completos entre os índices de 2018, 2019 e 2020 posto que o ano ainda estava em andamento. No entanto, a resposta ao pedido de informações adiantava que as mães que haviam morrido eram mais jovens e que estavam indo à óbito mais crianças com peso considerado normal – antes a estatística apontava para mais mortes de crianças abaixo do peso.

Nessa terça-feira, a vereadora protocolou um novo pedido de informações sobre o assunto. “Entendemos que agora é um bom momento para isso posto que o ano de 2020 já está fechado e os comparativos poderão ser feitos de forma completa. Queremos os dados sobre essas ocorrências e queremos saber o que a Prefeitura está fazendo para que a defasagem de ginecologistas e obstetras não prejudique a nossa comunidade e nem acarrete em mais mortes, porque eu, que perdi meu irmão em seu nascimento por negligência médica, sei como uma morte evitável dessas pode mudar o rumo de uma família”, frisou.

Nicole afirma ainda que considera intolerável que morram mães e bebês por falta de profissionais qualificados em um Município com estruturas como a UTI Neonatal e Pediátrica e o Centro Materno Infantil (CEMAI). A vereadora também destaca o olhar atencioso da colega Bruna Molz (Republicanos) para a causa materna, posto que a legisladora, conhecida pela sua atuação em prol da causa animal, protocolou um pedido de informações sobre o atendimento ginecológico nas Unidades Básicas de Saúde, que hoje também está defasado. “Quantos mais vereadoras e vereadores importarem-se com esta causa, mais efetividade nas políticas públicas para mulheres e crianças”, ressaltou Nicole.