Início Política “Nosso maior objetivo será conquistar e merecer a confiança”, diz Helena Hermany

“Nosso maior objetivo será conquistar e merecer a confiança”, diz Helena Hermany

Helena Hermany, candidata do Progressistas, apresenta as suas principais propostas

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Helena Hermany (Progressistas), candidata da Coligação Santa Cruz Seguindo em Frente. Foto: Rolf Steinhaus

A série de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Santa Cruz do Sul, elaborada pelo Riovale Jornal, apresenta a quarta candidata, definida pelo critério de ordem alfabética, Helena Hermany, do Progressistas, que tem como vice-candidato Elstor Desbessell (PL), da Coligação Santa Cruz Seguindo em Frente (Progressistas, PL, Avante e PRTB), apresenta as suas propostas para a comunidade santa-cruzense, onde destaca a pavimentação de ruas, melhorias nas estradas do interior, desenvolvimento econômico, turismo, educação, saúde, cultura, abastecimento de água, meio ambiente e transparência na gestão pública.  

Riovale Jornal – A senhora entende que existe uma disparidade no desenvolvimento entre Centro, bairros e interior? Quais políticas a senhora
pretende realizar para reduzir essa disparidade?

Helena Hermany – O município é um todo. O que precisamos avaliar são as prioridades e necessidades identificadas pela população. Nunca são as mesmas. Com o passar dos anos elas, naturalmente, mudam. Entendemos que só o diálogo e o acompanhamento por parte do governo municipal é capaz de corrigir eventuais distorções com relação às demandas advindas da comunidade. Um exemplo claro disso, são os recentes questionamentos relacionados à pavimentação de ruas nos bairros e a conservação de estradas no interior. Temos essa carência e precisamos dar uma resposta urgente aos moradores dessas regiões. No nosso plano de governo essas demandas foram identificadas e, nos próximos quatro anos, serão realizadas. 


RJ – Qual seu entendimento a respeito da diversificação econômica? Santa
Cruz é ainda muito dependente do tabaco ou isso, no seu entendimento, não
é um problema? À frente do governo, como pretende lidar com essas
questões?

Helena – O Tabaco é uma força econômica gigante e proporciona um belo exemplo para os demais setores da economia brasileira. A cadeia do fumo possui o melhor sistema de produção integrado que conhecemos. Funciona como uma mola propulsora de desenvolvimento e impulsiona, inegavelmente, outras culturas ligadas a pequena propriedade, bem como os demais segmentos da indústria, do comércio e de serviços, atualmente estabelecidos no município. Nosso projeto de governo destaca 20 ações determinantes para área do desenvolvimento econômico sustentável e orienta-nos, principalmente, para decisões importantes e urgentes, que passam pela execução de projetos de infraestrutura e logística, formação de parcerias, revisão e adequação da legislação e captação de recursos para novos investimentos. Temos que nos tornarmos mais competitivos. Queremos e precisamos estimular a diversificação e ampliar as possibilidades de geração de empregos e renda para a nossa população, seja na cidade ou no interior do município. Vamos implantar o Parque Logístico às margens da BR-471, criar o fundo de “Inovação à Tecnologia”, elaborar o “Programa Cidade Empreendedora”, revitalizar e modernizar o Aeroporto Luiz Beck da Silva. Além disso, queremos ampliar o Distrito Industrial e executar o projeto de duplicação do trecho urbano da BR-471. Essas são apenas algumas das nossas prioridades. Igualmente, vamos promover ações de estímulo ao empreendedorismo direcionado aos micros e pequenos empresários, fortalecendo o Banco do Povo, os sistemas cooperativados e a implantação do “Berçário Industrial Tecnológico”, para incentivo ao desenvolvimento de “startups”.


RJ – Na área turística, Santa Cruz tem perspectivas de crescimento? Quais
seus planos em relação a esta área importante, o turismo?

Helena – Existe sim, um cenário favorável para crescer. Santa Cruz do Sul possui mais de 1.800 leitos e acomodações em diversos meios de hospedagens. Temos ótimos hotéis, pousadas e hostels. Igualmente, dispomos de mais de 30 agências de turismo, com guias turísticos capacitados e transportadores habilitados. Além disso, temos grandes eventos, conhecidos e reconhecidos nacionalmente, como por exemplo: Oktoberfest, ENART, Stock Car, entre  outras atrações que estamos consolidando a cada ano. Jamais poderíamos deixar de destacar a nossa tradicional e farta gastronomia, proporcionada pelos nossos restaurantes, bares e similares, que encantam os nossos turistas. Nesse contexto, o nosso plano de governo contempla ações imprescindíveis para o seguimento do Turismo. Resumidamente citaremos algumas: criaremos o projeto “Cidade Temática”, evidenciando as vocações do município. Implantaremos o programa “Santa Cruz em Movimento”, voltado ao ciclo turismo, trilhas ecológicas, jornadas ao ar livre, incluindo passeios, corridas e caminhadas. Definiremos, em conjunto com os agentes do setor, um plano estratégico de desenvolvimento turístico para o município. Colocaremos em prática o projeto de modernização do Parque da Oktoberfest. Divulgaremos a rota germânica e das cervejarias artesanais. E também, algo que consideramos determinante: investiremos adequadamente na divulgação nacional e internacional de Santa Cruz como destino turístico. 


RJ – Em termos de educação, especialmente nas escolas municipais, o que
está em falta no município de Santa Cruz e o que pretende fazer para
solucionar essa questão?

Helena – Existe uma questão pendente que precisa ser solucionada urgentemente: a falta de vagas nas Escolas de Educação Infantil (Emei’s). Para solucionarmos essa demanda precisamos dialogar, humanizar as relações com os profissionais que atuam na área, dotar o município de infraestrutura, investir na modernização dos processos da educação com permanente atualização dos sistemas de informações, de gerenciamento e controle, além é claro, da inclusão da comunidade escolar nas discussões e soluções para essa demanda histórica. Obviamente, por ser uma área muito ampla, existem outras prioridades que merecerão a nossa atenção. Um exemplo será a implantação programa “Educando para o futuro”, voltados aos alunos, com foco na modernização da educação municipal por meio da reformulação das práticas e conteúdos, se valendo de tecnologias voltadas ao ensino. O município ofertará disciplinas voltadas à inclusão digital, buscando a disseminação de uma cultura inovadora e de oportunidades futuras para o mercado de trabalho. Igualmente, os educadores da rede municipal, terão a sua disposição um “Centro de Referência de Professores”, que promoverá a formação, capacitação e qualificação, visando o aprimoramento, a difusão de boas práticas, o aproveitamento de saberes com trocas de experiências, reestabelecendo assim, uma educação de excelência.   . 

RJ – Santa Cruz costuma ser um destaque positivo em saúde pública. O que
pretende fazer para ampliar a qualidade dos serviços nesta área?

Helena – A saúde pública sempre foi e será uma área de destaque e prioritária. Essa estrutura mantém um contato estreito e permanente com a população. Precisamos permanecer atentos às demandas e dar uma atenção permanente a todos os serviços que, rotineiramente, são prestados aos santa-cruzenses. Nosso objetivo é manter uma saúde de qualidade. Porém, precisamos retomar alguns serviços que foram descontinuados, capacitar os nossos profissionais, modernizar os atendimentos e inovar em especialidades e no aumento da oferta de consultas e procedimentos. Criaremos o Plantão SUS no Hospital Monte Alverne: com atendimentos à noite e aos finais de semana. Reabriremos o Plantão Adulto e disponibilizaremos a primeira farmácia municipal, (24) horas, no Hospitalzinho. As UBS Arroio Grande, Cristal/Harmonia e Cohab/Independência, adotarão o sistema de plantão noturno permanente. Criaremos o programa “Apoio Médico” que incluirá seis (06) novos profissionais com o objetivo de suprir a demanda em qualquer das estruturas de saúde no município. Faremos uma gestão adequada do Cartão SUS evitando irregularidades e fraudes ao sistema. Seremos uma referência regional nas áreas de Neurologia e Urologia, garantindo o atendimento dessas especialidades pelo SUS.  


RJ – O setor cultural foi amplamente prejudicado devido à pandemia do
coronavírus. Quais estratégias para fomentar a cultura no Município?

Helena – Assim como muitos setores da economia, esse segmento foi extremamente abalado. Certamente muitos artistas e prestadores de serviços, sofreram com a impossibilidade de colocar em prática suas atividades, as quais serviriam para garantir a execução de projetos, o sustento de inúmeros profissionais e suas famílias. Estamos preocupados com a situação e a retomada das múltiplas iniciativas do meio cultural que não foram executadas. Em caráter de urgência, vamos propor um Projeto de Lei específico para área cultural, visando o efetivo fomento e destinação de recursos ao Fundo Municipal de Cultura – FMC, privilegiando as diversas áreas setoriais, entes e agentes de cultura, cadastrados no município.

 
RJ – Como a gestão pensa em qualificar a questão do abastecimento de água e
saneamento básico no Município?

Helena – Cobrando, urgentemente, da CORSAN, o cumprimento do contrato e das metas estabelecidas no Plano de Saneamento. Vamos enfrentar o assunto com extrema responsabilidade, até por que fui eu (Helena), que denunciei o contrato em 2008.

RJ – O Meio Ambiente é o grande responsável pelo desenvolvimento da vida no
planeta. Em Santa Cruz do Sul, como à senhora pretende preservar
esse patrimônio natural?

Helena – A questão ambiental é um grande desafio coletivo. Temos consciência de que precisamos avançar. O segredo desta equação é aliarmos o desenvolvimento econômico com os demais processos de sustentabilidade. Pensando nisso, decidimos propor o desenvolvimento de um “Plano Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade”, que inclui temas fundamentais, que partem da educação ambiental dos cidadãos e culminam nos diversos planos de gestão ambiental sustentável.


RJ – Dando uma demonstração de transparência aos eleitores, a senhora
pretende anunciar o secretariado antes do resultado das eleições? Se
sim, quais são os nomes?

Helena – Nosso foco, no momento, é conquistar a confiança dos santa-cruzenses com base nas propostas definidas pelo nosso plano de governo. Todas estão, diariamente, sendo apresentadas nos programas de rádio, TV, ou por meio de espaços disponibilizados pelos veículos de comunicação. Após o dia 16 de novembro, ao término das eleições, se eleitos, teremos tempo suficiente para formar uma equipe de Secretários capacitados, que assumam conosco, o desafio de fazer um promissor trabalho por Santa Cruz do Sul, durante os próximos quatro anos.


RJ – Caso eleita como prefeita, quais objetivos frente ao Governo
Municipal e qual legado a ser deixado para Santa Cruz do Sul?

Nosso maior objetivo será conquistar e merecer a confiança, que resulta do trabalho, da experiência e da esperança de vermos Santa Cruz do Sul, que foi construído a muitas mãos, daqui a quatros anos, ser uma cidade ainda mais bela, mais justa e pujante, à altura da nossa população.