Início Editorial O pensamento como base de transformação

O pensamento como base de transformação

As grandes mudanças na sociedade ocorrem a partir do campo do pensamento. A Revolução Francesa, por exemplo, iniciou em 1789 com base no movimento iluminista, desenvolvido durante o século 18. O iluminismo foi um dos principais acontecimentos no campo do pensamento, pois ajudou a colocar a razão acima de preceitos religiosos e auxiliou também a estabelecer um sentido de igualdade entre os seres humanos.

Portanto, o iluminismo provocou fortes transformações sociopolíticas, a partir da Revolução Francesa, cuja influência não se limitou à França. Os ideais republicanos daquela revolução chegaram, entre outros países, ao Brasil. O modo como pensamos hoje tem muito a ver com o iluminismo. Embora exista muito preconceito ainda, é evidente que o ideal de igualdade está disseminado em nossa sociedade. A própria ideia de razão colabora com o nosso desenvolvimento tecnológico e científico.

Claro que há outras vertentes a serem consideradas no campo do pensamento, como é o caso da antropologia, desenvolvida desde o século 19. Os antropólogos, que pesquisam sobre os mais diversos grupos humanos, fizeram uma boa complementação ao iluminismo: além da igualdade, pois somos todos providos da condição humana, existe a diversidade, porque culturalmente somos diferentes.

Segundo a antropologia, não há cultura superior ou inferior, há sim manifestações que possuem suas próprias características. Assim como o iluminismo, a antropologia influencia nossas ideias e ações atuais. Nem todas as pessoas assimilam as mudanças positivas estimuladas pelo campo do pensamento. Mas, ainda bem, muito se transforma para melhor.