Início Geral Oficina Moda Barbie proporciona exercitar habilidades manuais

Oficina Moda Barbie proporciona exercitar habilidades manuais

Nas aulas, meninas entre oito e 12 anos aprendem a cortar, costurar à mão e pregar botões e pedrarias

Luciana Mandler
[email protected]

Através do vídeo, que ensina passo a passo, é possível ter mais noção das técnicas. – Fotos: Divulgação

O período de férias escolares é o momento mais esperado pelas crianças, pois é quando elas têm a liberdade de sair da rotina. Sem precisar seguir as regras à risca, atividades extras, mesmo neste período são importantes, pois contribuem para que a garotada solte a criatividade, principalmente neste momento de isolamento social.

Para proporcionar a socialização, a possibilidade de ampliar a criatividade e exercitar habilidades manuais é que a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Cultura realiza as oficinas de costura Moda Barbie para crianças com idades entre 8 e 12 anos.

São duas turmas. Uma que realiza os encontros neste mês de janeiro e que iniciou na segunda-feira, 18. E outra que inicia em fevereiro, no dia 2. Os encontros ocorrem das 9h às 8h30, no prédio da Secretaria Municipal de Educação, que fica na Rua Coronel Rafael Oscar Jost, nº 1.551, 2º piso, sala 211 (em frente ao Poliesportivo).

De acordo com a professora que ministra as oficinas, Valquíria Ayres, ambas as turmas estão preenchidas com o número permitido de alunas, totalizando oito meninas, em virtude do distanciamento das mesas, medida esta que está dentro das normas de segurança contra a Covid-19. “Em janeiro de 2020 tínhamos 23 meninas, porém, com o atual cenário precisamos reduzir”, explica.

Após assistirem o vídeo, alunas das oficinas treinam em casa


O CURSO

No curso, as crianças aprendem a cortar, costurar a mão e pregar botões, colchetes e pedrarias. Devido às medidas de prevenção, neste ano, a professora Valquíria precisou adaptar o formato das aulas. “Gravo vídeos ensinando os pontinhos e outras técnicas e elas treinam em casa para não ficarmos muito próximas”, sublinha.

As alunas Laura e Letícia, por exemplo, assistiram ao vídeo e treinam em casa. “Chegam na aula já com noção das técnicas”, orgulha-se. “Está é a 26ª edição e cada vez eu me sinto mais feliz em me envolver com a meninada. Poder fazer algo que talvez elas guardem para sempre na lembrança”, completa.

A professora explica que o maior objetivo é ensinar as técnicas básicas de costura, de forma lúdica e prazerosa. Além do aprendizado, Valquíria Ayres conta ainda que as meninas ficam felizes, pois podem levam todos os moldes para casa e podem continuar criando.

IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE

A professora Valquíria Ayres reforça que durante as férias é muito importante oferecer uma atividade diferenciada para as crianças se desenvolverem. O secretário Municipal de Cultura, Marcelo Corá, também frisa a relevância da atividade. “Essas oficinas são lúdicas, trazem criatividade para os alunos e se tornam ainda mais importantes neste momento de isolamento, gerando uma atividade presencial para os envolvidos”, reflete.

DIAS DE OFICINAS

A primeira turma que iniciou a oficina no dia 18 segue até o dia 29, com aulas nas segundas, quartas e sextas-feiras (dias 18, 20, 22, 25, 27 e 29), das 8 às 9h30. Na segunda turma, que inicia no dia 2, as aulas estão marcadas para ocorrer ainda em: 4, 8, 10 e 12 do mesmo mês.

Foto: Pixabay