Início Oktoberfest Oktoberfest 2020 está confirmada

Oktoberfest 2020 está confirmada

Maior festa alemã do Estado será realizada em outubro, mas organização não descarta mudança de data em caso de evolução da Covid-19

Ricardo Gais
[email protected]

Assemp garante realização da Oktoberfest em 2020, mas afirma que datas podem mudar – Divulgação

Desde o surgimento do novo coronavírus, que se alastrou pelo mundo, todos os eventos que viriam a acontecer nos meses de março, abril e maio tiveram que ser cancelados ou adiados para outras datas, a fim de evitar aglomerações de pessoas. Na região, a Expoagro, maior feira voltada para a agricultura familiar, teve que ser cancelada. A Feira do Livro que viria a acontecer em maio, foi adiada com data a ser definida pela organização. Eventos futuros como a Oktoberfest, que ocorre em outubro, no momento está mantida. Mudanças serão feitas conforme o andamento da Covid-19.

Em Santa Cruz do Sul, local em que acontece a maior festa alemã do Estado, a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) responsável pela organização da Festa da Alegria em parceira com o município, diz que o evento está confirmado para ocorrer este ano, com o tema “Família, Comunidade e Educação”.

Conforme assessoria de imprensa da festa, a realização da 36ª edição será realizada de 7 a 18 de outubro de 2020. “A cinco meses do evento, a data está mantida. No entanto, conforme a entidade, não está descartada a transferência de data para mais tarde, de acordo com a evolução da pandemia do coronavírus (Covid-19)”, diz a nota.

Neste ano, através de um projeto de lei da deputada estadual e ex-prefeita de Santa Cruz, Kelly Moraes (PTB), a Oktoberfest entrou oficialmente para o calendário de eventos do Rio Grande do Sul. A festa recebeu do Estado o reconhecimento que merece, além de ser divulgada nos canais oficiais do governo.

Para se ter uma ideia, somente no ano passado, em doze dias de atrações germânicas com desfiles, Feirasul, gastronomia e shows de artistas locais e nacionais, o evento recebeu cerca de 400 mil visitantes, sendo 126 mil pagantes.

OKTOBERFEST NA ALEMANHA

Maior festa alemã do mundo foi cancelada – Divulgação

Já a maior festa germânica do mundo, situada em Munique, na Alemanha, a Oktoberfest deste ano teve que ser cancelada por autoridades locais em virtude da pandemia do novo coronavírus. A festa estava prevista para acontecer de 19 de setembro a 4 de outubro de 2020.

A prefeitura de Munique e o governo da região da Baviera (Sul) concordaram durante avaliação de que os riscos seriam simplesmente muito elevados, já que o evento esperava receber mais de seis milhões de visitantes – entre eles um terço do exterior e, particularmente, da Ásia, disse o chefe de governo do Estado da Baviera, Markus Söder.

Segundo ele, o evento poderia apenas ser realizado no caso da descoberta de uma vacina contra a Covid-19, visto que é impossível estabelecer regras de distanciamento social em um dos maiores eventos do mundo.

A Alemanha, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), já tem mais de 151 mil casos confirmados de Covid-19 e 5.367 mortes. O número de recuperados da doença chega a 92.263.