Início Geral Organizadores trabalham para realização da Expoagro Afubra

Organizadores trabalham para realização da Expoagro Afubra

Nesta edição haverá Central do Comitê para estabelecer medidas de enfrentamento à Covid

Ricardo Gais
[email protected]

Foto: Arquivo

Após ter sido cancelada no ano passado devido à pandemia de Covid-19, a maior feira voltada à agricultura familiar deve ser autorizada para ser realizada nos dias 17, 18, 19 e 20 de março. A 20ª Expoagro Afubra, com o tema “Valorização do agricultor: do campo à cidade” foi um dos primeiros grandes eventos cancelados no início de 2020, quando o novo coronavírus começava a se propagar por todo o Rio Grande do Sul.

Conforme o coordenador geral da Expoagro Afubra, o engenheiro Agrônomo Marco Antonio Dornelles, a organização do evento está com boas expectativas para a realização da feira em 2021. “Já fizemos contato com Governo do Estado e estamos fazendo a adequação da Expoagro para estabelecer o protocolo que atenda ao decreto, e então podermos realizar a feira”, explicou. Dornelles pontua que a instrução do gabinete de crise, que estabeleceu os protocolos para feiras e eventos e que estão descritos na portaria nº 617 da Secretaria de Saúde do Estado, está sendo atualizada semanalmente, portanto, o trabalho é intenso para que a feira possa ser realizada.

Para cumprir o distanciamento, a organização está programando alguns eventos virtuais com intuito de garantir a segurança dos visitantes. Espaços fechados também deverão ser evitados para que os cidadãos estejam dispersos pelo parque. No setor de agroindústrias, que tem um pavilhão específico haverá um número menor de presentes, que irá proporcionar um espaçamento mais amplo dentro do pavilhão, além disso, apenas uma pessoa estará atendendo por agroindústria.

Para o acesso do público no parque de exposições, Dornelles disse que não haverá restrições, mas que regras previstas no decreto deverão ser cumpridas como a aferição da temperatura, uso obrigatório de máscara e cadastramento de cada pessoa que entrar no parque. O auditório do parque será transformado em um Central do Comitê, que irá estabelecer e gerenciar o Plano de Contingencia Covid-19 para Expoagro Afubra.

Dornelles salienta que a realização da feira nestas situações tem um propósito de dar apoio aos produtores rurais e ao setor agropecuário, que não tiveram suas atividades paradas em nenhum momento desde o início da pandemia. Muitas instituições e empresas trabalharam e proporcionaram seus serviços para os agricultores, por isso o desabastecimento de alimentos no início da pandemia não aconteceu e não vai acontecer. “É por isso que entendemos que realizar a feira tem um propósito maior nestas circunstâncias”, finalizou.