Início Especiais Paola Severo lança livro Atelophobia neste sábado

Paola Severo lança livro Atelophobia neste sábado

Obra reúne diversas poesias escritas entre 2017 e 2020

Ricardo Gais
[email protected]

Neste sábado, 22, a escritora e jornalista Paola Severo, de 29 anos, lançará seu segundo livro: Atelophobia. A obra é uma produção que reúne diversas poesias escritas entre 2017 e 2020. Conforme a autora, com o isolamento social ela aproveitou este período em casa para selecionar, editar e revisar os poemas, mas sem perspectiva para o lançamento da obra literária, até que no final do ano passado ela obteve recursos através da Lei Aldir Blanc e apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Santa Cruz do Sul para realizar o lançamento do livro.

Escritora Paola Severo. – Foto: Divulgação


De acordo com Paola, a inspiração para escrever a obra veio de várias fontes, como suas vivências, obras que aprecia, pinturas, músicas, cenas de filmes e até de personagens de outros livros. “O livro é, em parte, autobibliográfico”, disse.

O livro Atelophobia reflete o medo de não ser bom o bastante e/ou medo da imperfeição. “Acho que isso para minha geração é muito presente, e muitos poemas do livro têm a ver com isso, as dúvidas que temos com o nosso próprio trabalho, vida, mas também há poemas românticos, reflexivos e outros temas”, revela a escritora.

A autora sublinha que o leitor poderá esperar um tipo de poesia diferente do seu primeiro livro – Melodia Perversa – que eram poemas mais longos. “Neste são poemas curtos e diretos, é uma evolução natural que tive ao logo dos anos e acredito que minha escrita teve algumas mudanças e o leitor vai poder conferir neste livro”. Nos 112 textos autorais, publicados pela Editora Gazeta, também será possível apreciar uma crônica e um slam.

A escritora destaca que o maior desafio foi escrever durante a pandemia. “Como sou jornalista, passo o dia escrevendo, mas é bom, pois assim consigo escrever essas coisas para mim, no jornalismo tu deves ser mais direto, e eu gosto de inventar”, comenta. “Eu também produzi a capa do meu livro em formato de aquarela”.

A divulgação da obra está ocorrendo nos meios de comunicação do Município, nas redes sociais e também em escolas. Paola conta que devido ao auxílio que recebeu, em contrapartida fez a doação de 100 exemplares para escolas de Santa Cruz, além de realizar rodas de conversa com quatro educandários. “Já realizei no Colégio Goiás, Ernesto Alves e no Nossa Senhora da Esperança, tudo de forma on-line para várias turmas, onde falei sobre a minha carreira, o processo de escrever e sobre o livro. Foi bem bacana, porque na adolescência, quando comecei a escrever, se eu tivesse esse tipo de contato seria benéfico para mim, pois vemos a literatura como algo muito distante”, pontua.

Para quem deseja escrever um livro, a escritora elenca dicas como, não ficar esperando a inspiração para escrever, principalmente poemas. “Escrever deve ser um hábito e tu tem que reservar um momento do teu dia para isso. Tem vezes que o texto não vai ficar bom e outras vai. É questão de criar essa rotina sem ficar esperando o momento certo”, disse Paola.


LANÇAMENTO

O livro Atelophobia já está à venda em alguns lugares por R$ 25 e a escritora também envia por correio. Já neste sábado, o lançamento contará com tarde de autógrafos e coquetel a partir das 15 horas. O evento será na Pisar Bem, Rua Sete de Setembro, n° 80, ao lado do Shopping Germânia. Em função da pandemia, é necessário confirmar presença pelo WhatsApp (51) 9 9750-2527. Será obrigatório o uso de máscara na data e a permanência de cada convidado no local deverá ser de apenas 15 minutos para evitar aglomerações.

Após o lançamento, exemplares estarão disponíveis na Livraria e Cafeteria Iluminura e na Tabacaria do Shopping. Durante o evento, o primeiro livro da escritora – Melodia Perversa – também estará à venda e na compra das duas obras, o custo será de R$ 40.

SOBRE A AUTORA

Paola Severo nasceu em Santa Cruz do Sul em 1992. Estudou Jornalismo e se formou na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2016. Pós-graduou-se em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Estácio de Sá em 2019 e atualmente cursa um MBA em História da Arte na mesma instituição. Entre em contato com a autora pelo Instagram @paola.severo.71 ou pelo e-mail [email protected].