Início Educação Parceria entre Prefeitura e Unisc vai capacitar professores no uso de tecnologias

Parceria entre Prefeitura e Unisc vai capacitar professores no uso de tecnologias

Foto: Divulgação/Secom

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SEE), e a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) firmaram parceria para realização do Programa Escola Conectada. A iniciativa consiste na oferta de formação continuada para professores e supervisores da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos com o propósito de desenvolver uma cultura de uso das tecnologias digitais nas atividades didático-pedagógicas a distância, no período de suspensão das aulas devido a covid-19.

O programa está estruturado em momentos a distância e remotos. Já a comunicação e a interação entre todos os participantes estarão assegurados por meio de diferentes suportes. Durante todo o curso haverá monitoramento permanente, através da sala virtual de aprendizagem EAD, implementada nas 46 escolas municipais. Além de instrumentalizar os docentes no uso elementar de tecnologias de comunicação e informação, a capacitação também objetiva contribuir na disseminação e consolidação da cultura digital e remota nas escolas e na compreensão e aplicação do conceito de transposição didática.

Para a secretária municipal de Educação, Juliana Bach, a pandemia de coronavírus tem causado verdadeiras revoluções na forma como as pessoas se relacionam, estudam, trabalham e como se divertem. Na educação, em especial, ela ressalta que o atual contexto mundial trouxe grandes desafios e que é necessário que os profissionais estejam preparados para enfrentar uma nova realidade. “O isolamento social fez com que tivéssemos que nos adaptar às formas digitais de trabalhar, ensinar, aprender e interagir. Educadores e famílias inteiras tiveram que se reinventar e agora não podemos fugir disso, precisamos aprender a ensinar de novas maneiras”.

O termo de colaboração entre as instituições foi assinado pelo prefeito Telmo Kirst e pela reitora da Unisc, Carmen Lúcia Helfer na manhã desta quinta-feira, dia 25, no salão nobre do Palacinho. O ato foi acompanhado também pela secretária Juliana Bach, pelo vice-reitor Rafael Frederico Henn, pelo pró-reitor de extensão e relações comunitárias da Unisc, Ângelo Hoff, pelo professor Rudimar Serpa de Abreu e por servidores da SEE.

O Programa Escola Conectada prevê a oferta de formação continuada para 800 professores da rede pública municipal, lotados em 46 escolas. O investimento é de R$ 44.125,00, com recursos próprios do município, e compreende um cursos para professores, com carga horária de 40 horas, encontros remotos e a distância, em sete módulos; um curso para supervisores escolares, com carga horária de 12 horas, encontros remotos e a distância; 46 salas virtuais de aprendizagem, uma para cada escola, no período de 1º de julho a 31 de dezembro; e 10 horas de assessoria técnica e pedagógica na implementação do programa.

Um evento online de abertura está sendo programado na Unisc para marcar o início das atividades. A ideia é acolher os professores participantes, apresentar a sala virtual de aprendizagem e provocar as primeiras reflexões acerca dos objetivos do curso. Segundo a secretária, a iniciativa será o marco de uma nova educação. “Este programa foi desenvolvido em razão da pandemia, mas não se encerrará com ela. Ficaremos com a herança de uma educação municipal mais conectada com a atualidade e instrumentalizada para desempenhar suas atividades”, disse a secretária.

No ato a reitora Carmen comemorou a celebração de mais um dentre tantos convênios firmados com a Administração Municipal, especialmente no dia em que a universidade comemora 27 anos de existência e agradeceu ao prefeito pela confiança. “Estamos diante de um novo modo de fazer educação, a pandemia fez com que nos agilizássemos em tudo e precisamos estar mais conectados com a realidade e instrumentalizados para este momento que o mundo nos exige”, disse.

Prefeito se emociona ao relembrar a trajetória da Apesc

Ao se manifestar, após a assinatura do termo de colaboração com a Apesc, o prefeito Telmo Kirst frisou que a prioridade de todo e qualquer governo deve ser a educação e disse que a partir dessa nova parceria, a preocupação diante do atual cenário diminui bastante. Ele parabenizou a universidade pelo aniversário de 27 anos, completados neste 25 de junho e, visivelmente emocionado, rememorou momentos marcantes da trajetória da instituição.

Sem querer deixar nenhum nome de fora, Telmo disse que ao longo de sua vida pública foi inspirado por figuras – ex-prefeitos, representantes da classe política e lideranças comunitárias – que considerou verdadeiros baluartes e que se empenharam em concretizar o sonho da universidade. “Nesse dia muito especial, dos 27 anos da Unisc, a emoção meio que move a roda do tempo e com isso traz lembranças inesquecíveis. Há momentos que não conseguem fugir a memória da gente”, disse.

Dentre os fatos pinçados Telmo mencionou o que chamou de “momento consagrador”, a aprovação da carta consulta pelo Conselho Federal de Educação e a assinatura da portaria que criou a universidade, no ano de 1993. “Eu tive a felicidade de ser à época o deputado federal que representava Santa Cruz e região, mas falo muito mais como aluno da primeira turma de direito, uma extensão que veio de Santa Maria, da faculdade dos irmãos maristas e que se instalou ali no Colégio São Luis. Depois tivemos o reconhecimento da faculdade, a nossa formatura, após a criação da Unisc, enfim, a lembrança é muito viva em relação aqueles tempos todos”, contou.

Outro momento que, segundo ele, também teve a felicidade de testemunhar e participar ativamente, foi o da implantação do campus da universidade, cuja terraplenagem foi executada pelo governo do Estado. Na quele período Telmo era secretário dos Transportes do governo de Jair Soares. Ainda ao final do ato, o prefeito fez questão de lembrar o professor Ervino Hoelz, ex-presidente da Apesc. “Quero aqui lembrar e homenagear um amigo, seguramente um dos maiores construtores da universidade à época, ele que enfrentou inúmeras dificuldades na condução da Apesc. O professor Ervino Hoelz tem uma história fantástica e que merece ser rememorada por ocasião dos 27 anos de nossa universidade, universidade esta que é um marco e um orgulho para todos nós”.