Início Editorial Política e democracia são essenciais

Política e democracia são essenciais

A última década foi marcada, entre outros aspectos, pelo crescimento no interesse político dos brasileiros. Claro que este processo tem seus pontos negativos, como por exemplo a agressividade e o negacionismo expressados nas redes sociais. Não há dúvida que, em termos de debate político, temos muito a melhorar no que se refere à qualidade do debate. Porém, é justo reconhecer que os brasileiros demonstram-se mais afeitos à discussão política.

Essa realidade possui aspectos benéficos, principalmente se levarmos em consideração a relevância da política para a sociedade. Afinal, é através da política que podem ocorrer as transformações na vida da população. À medida que a política se torna mais aberta para a participação das pessoas em geral, a tendência é de melhorar a qualidade de vida de quem integra a sociedade.

Nesse sentido, é fundamental que persista a democracia, pois somente em um sistema democrático a política será aberta à população. O Brasil é prova de que, com democracia e maior abertura à participação da população, é possível melhorar a vida das pessoas. Temos muitas questões a resolver (o Brasil ainda é marcado por corrupção e desigualdades), mas a democracia pós-1985 procurou focar em questões sociais. E, de forma significativa, o sistema democrático trouxe uma série de resultados positivos para grande parcela da população: maior acesso à alimentação, à renda, à moradia, ao ensino superior, especialmente para os mais pobres.

Levando em conta que logo teremos eleições municipais, é extremamente necessária a reflexão sobre a política, a abertura, a democracia e as consequências destes fatores na vida da população. A política, sim, é essencial. Com defeitos a corrigir, porém essencial.