Início Destaque Prefeitura organiza mutirão contra o Aedes aegypti para o próximo sábado

Prefeitura organiza mutirão contra o Aedes aegypti para o próximo sábado

Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Foto: Isabel Corralo.

A prefeitura de Santa Cruz do Sul promoverá, no próximo sábado, 26, mutirão de limpeza e combate ao Aedes aegypti. A ação, coordenada pela Secretaria de Saúde, busca evitar a proliferação do mosquito causador da dengue e zika.

A atividade será realizada no bairro Progresso e corredor Zanete, das 7h30 às 17h. O mutirão contará com o apoio de 7º BIB; Brigada Militar; Guarda Municipal; Secretaria de Obras e Infraestrutura; Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade; 11 agentes comunitários de saúde e 12 de combate às endemias.

As equipes vão inspecionar pátios das casas e darão orientações sobre como evitar criadouros do mosquito e sintomas das doenças. Os moradores devem realizar a limpeza de seus quintais e descartar os resíduos/entulhos nas calçadas para que sejam recolhidos pelos caminhões da Prefeitura.

Conforme a coordenadora da Vigilância e Ações em Saúde, Francine Braga, a expectativa é de visitar 1.050 imóveis no próximo sábado. Até o momento, o município já identificou 32 casos positivos de dengue em 2022, dos quais 16 foram registrados no mês de março. Somente neste ano, os agentes já localizaram 840 focos do Aedes aegypti na cidade e o bairro Progresso já teve 13 casos de dengue confirmados.