Início Esportes Preparador físico santa-cruzense atende maiores do Brasil

Preparador físico santa-cruzense atende maiores do Brasil

Trabalho realizado com atletas da elite do futebol e do basquete nacional tornou profissional referência.

Diego Dettenborn
[email protected]

Jornalismo e medicina eram escolhas certas por volta de 1998, ano em que Alexandre Kessler Vieira prestaria prova de vestibular. A primeira opção, em função da paixão por esporte e todas suas modalidades, a segunda pela curiosidade de entendimento sobre como o corpo humano funcionaria e todas as suas possibilidades. Porém, foi na Educação Física que ele encontrou sua verdadeira vocação. Formado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2004, o preparador físico foi a São Paulo em 2007, EUA em 2013, e Europa em 2017 e 2019, mais precisamente na Rússia, na Universidade Estatal de Moscou. Em 2021 veio um dos mais importantes títulos da carreira e a consagração como referência em preparação física.  

Preparador físico, que atende atletas de todo o País, irá para Rússia em 2022. Na ocasião realizará uma imersão de treinamento desportivo
Foto: Arquivo Pessoal/Alexandre

Na contramão dos holofotes que buscam as estrelas do futebol ou de esportes como basquete e tênis, dentro das linhas do campo ou da quadra, existe o trabalho feito por profissionais técnicos, totalmente realizado nos bastidores, porém imprescindível. Neste sentido, o santa-cruzense Alexandre Kessler Vieira já figura entre um dos principais preparadores físicos da atualidade. Corinthians, Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Juventude, Atlético Mineiro e Fluminense são alguns dos times que têm em seus elencos atletas atendidos de forma exclusiva por Alexandre. Com passagens pelos EUA, Europa e Rússia, o profissional é referência em excelência e desempenho, prevenção e otimização de treinamento para atletas de alto nível. Recentemente, foi ele o responsável pela preparação física do Stock Med/União Corinthians, time campeão brasileiro de basquete em 2021. Na bagagem, além de medalhas, Kessler acumula experiência e especialização que o tornaram referência entre os atletas.

A metodologia aplicada no trabalho realizado hoje em dia pelo santa-cruzense, que também inclui a capacitação para outros profissionais em preparação física, é resultado de mais de uma década de aprendizado, estudo e planejamento. Centenas de horas de cursos, mentorias, aprendizado e estudo voltado à busca pela excelência formaram a base da metodologia que hoje o consagra como especialista em preparação física. “Entendi que os cursos que eu fazia em Porto Alegre, ou até mesmo em São Paulo nos primeiros anos, tinham como base o conhecimento que vinha do exterior, então resolvi ir direto à fonte. Busquei nos EUA e na Rússia referências e foi a partir daí que desenvolvi minha metodologia”, comenta Kessler.

Kessler (direita) foi o responsável pela preparação física do Stock Med/União Corinthians, na campanha que sagrou o time campeão brasileiro 2021
Foto: Arquivo Pessoal/Alexandre

Pandemia resultou em aumento nos atendimentos

Em junho de 2020, o santa-cruzense, juntamente com o sócio Dalton Moreira Neto, jogador com passagem pela Seleção Brasileira e diversos clubes profissionais, deu início na AKDM Consultoria, empresa focada em planejamento de treino personalizado. Dentro da pandemia e do “novo normal”, os atendimentos acabaram aumentando e se multiplicando, “atendo jogadores e atletas de todo o País, de diversos clubes, de forma on-line, assim como tenistas e atletas de outras modalidades, presencialmente quando necessário e possível”, destaca Alexandre. Ele ainda ressalta que o desafio é colocar na prática, através da internet, a sua metodologia, “conseguir desenvolver uma plataforma que seja funcional para realizar esses atendimentos, de acordo com a grande demanda que temos é um desafio. Dar uma aula pelo WhatsApp para um aluno é tranquilo, agora para 10 ou mais, de forma simultânea é o que eu preciso organizar”.

Bastidores x Ética

Atualmente, Alexandre atende um dos mais relevantes jogadores da dupla Grenal em atividade, entre outros atletas dos principais clubes da Série A do Brasileirão. Porém, a não exposição do nome dos atletas atendidos se dá em função até mesmo da ética de trabalho, uma vez que em sua maioria os atletas buscam em Alexandre aquilo que não é trabalhado nos clubes. A ascensão e afirmação do seu nome no meio futebolístico, segundo ele, é resultado de muita doação e técnica atrelada à teoria aplicada na prática, “desde minha formação inicial busquei pela excelência, ligado nas tendências e antecipando as mudanças do mercado. Hoje em dia é necessário saber com excelência a teoria, para posteriormente poder aplicar da melhor maneira possível. Trabalho de 12 a 14 horas por dia, às vezes sem fim de semana e é assim que possibilito meus resultados, foi assim que consegui trabalhar e ser reconhecido pelo que faço”, contou. Com a agenda cheia, trabalhando com mentoria on-line e atendimento em paralelo, Kessler destaca ainda que atualmente todas as atenções estão voltadas para o trabalho em si, em busca de aperfeiçoamento. “Hoje em dia ou estou trabalhando, ministrando cursos ou ainda estudando em cursos, ou seja, doação integral o tempo todo”. O preparador físico, de 42 anos, que desde muito cedo buscou no conhecimento o diferencial, segue trilhando o caminho e agora se prepara para a próxima viagem à Rússia, que irá ocorrer em 2022 e tem como objetivo a realização de uma imersão de aperfeiçoamento em Treinamento Desportivo.