Início Saúde Prevenir auxilia para o envelhecimento saudável

Prevenir auxilia para o envelhecimento saudável

A médica geriatra Mariana K. Tocchetto Pritsch aborda sobre a importância do acompanhamento de um profissional

Luciana Mandler
[email protected]

Foto: Pixabay

Por lei, a partir dos 65 anos a pessoa é considerada idosa. No entanto, os cuidados com a saúde devem começar desde jovem, conforme Mariana K. Tocchetto Pritsch, médica geriatra e mestre em Endocrinologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). “Isto, é, se tivermos hábitos saudáveis desde cedo, mais fácil será manter estes hábitos conforme envelhecermos”, avalia.

A doutora Mariana explica que somente 25% do envelhecimento é determinado pela genética. “Os outros 75% são resultados dos hábitos que cultivamos durante toda nossa vida e das escolhas que fizemos”, frisa. “Um estilo de vida saudável através de uma alimentação com equilíbrio e de qualidade, além de manter o corpo e mente ativos são os segredos para uma vida mais prazerosa, feliz e qualificada na velhice”, acrescenta. Ainda, segundo a profissional, acolhimento/ apoio familiar e espiritualidade também são fundamentais.

Médica geriatra Mariana K. T. Pritsch. – Foto: Divulgação



Vale destacar que, apesar de ser conhecida como a Medicina do Idoso, a Geriatria não é indicada apenas para os velhinhos. A Geriatria é a especialidade médica que tem como objetivo a promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças, e a reabilitação funcional.

Nas consultas, o geriatra utiliza uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes. “O processo de envelhecimento (pasmem!) se inicia aos 30 anos”, revela. “Pensando em prevenção, recomendo iniciar o acompanhamento com o geriatra a partir dos 40 anos, visto que o envelhecimento faz parte do processo natural da vida e é possível fazer aconselhamento para saber quais medidas preventivas são importantes”, sublinha.

É aí então que entra o conceito de ‘Geriatria Preventiva’, que tem como objetivo retardar o processo de envelhecimento, alterando alguns fatores, tais como alimentação, exercícios, físicos, fatores psicológicos e sociais, bem como fazer diagnóstico precoce e controle estrito das doenças, prevenindo as consequências futuras que podem advir delas, reduzindo ao mínimo a perda de funcionalidade e a incapacidade.
Por isso, é importante investir na prevenção. “É através da prevenção que vamos evitar o surgimento de doenças e suas consequências (sequelas)”, avalia a doutora Mariana.

CUIDADO COM O IDOSO

A médica geriatra explica que o idoso vai precisar da atenção de alguém responsável quando apresentar problemas de locomoção ou cognição, quedas recorrentes, recuperação lenta de alguma enfermidade, dificuldade em gerenciar as atividades de vida diária, apresentar mudanças na aparência e autocuidado, coisas queimadas e quebradas em casa, esquecer o nome do neto e tarefas corriqueiras como pagar uma conta, por exemplo.

Saiba quais as doenças que mais acometem os idosos

  • Doença de Alzheimer;
  • Hipertensão Arterial;
  • Diabetes.

    A médica geriatra Mariana explica que a prevenção dessas três doenças se dá por um estilo de vida saudável: ser fisicamente ativo; ter uma alimentação saudável; dormir bem.

    Pensando mais em doença de Alzheimer, também é importante exercitar o cérebro (ler livros, assistir filmes, fazer palavras cruzadas, montar quebra-cabeças, se matricular em algum curso, aprender um novo idioma) e socializar (a solidão pode aumentar em 40% o risco de um indivíduo desenvolver demência, segundo alerta estudo publicado no The Journals of Gerontology).

Quais as doenças que o médico geriatra pode tratar?

O geriatra trata de doenças de múltiplas causas, como por exemplo:

  • Doença de Alzheimer;
  • Doença de Parkinson;
  • Hipertensão Arterial;
  • Diabetes;
  • Osteoporose;
  • Tontura;
  • Incontinência urinária;
  • Tendência a quedas;
  • Cuidados paliativos aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura.

Como manter uma vida saudável?

  • Ter uma alimentação saudável: rica em frutas, vegetais, cereais integrais (linhaça, granola), leite e derivados, ovos, carne. É necessária também a ingestão de gorduras insaturadas, como as presentes no abacate, peixes em geral, oleaginosas (castanha do Pará, nozes) e azeite de oliva extra virgem.
    Evitar sobretudo o açúcar (doces em geral) e os farináceos (carboidratos brancos).

    É importante lembrar também que os idosos costumam não sentir sede, pois o seu mecanismo que avisa que é hora de ingerir líquidos não funciona tão bem nesta fase da vida. Estes fatores fazem com que a desidratação em idosos ocorra mais rapidamente e com maior facilidade do que se pode imaginar. Para idosos saudáveis, a recomendação é de 30ml por quilo de peso corporal. Ou seja, em uma pessoa de 70 quilos, pouco mais de dois litros de água ao dia é suficiente.
  • A atividade física: é muito importante, pois melhora o condicionamento físico, ajuda a fortalecer os músculos, auxilia a caminhar melhor, diminui o risco de quedas e facilita os movimentos dos braços, pernas e tronco. Também previne e ajuda no combate de doenças como hipertensão, derrame, varizes, obesidade, diabetes, osteoporose, câncer, ansiedade, problemas no coração e pulmões e até perda de memória. Auxilia na diminuição do isolamento social do idoso minimizando o risco de desenvolver depressão.

    Os exercícios devem ser feitos com regularidade, fazendo parte das suas atividades do dia a dia. Pensando em mobilidade reduzida e problemas nas articulações, os exercícios mais indicados para os idosos, com o intuito de melhorar a funcionalidade, preservar a independência e a autonomia são: pilates, hidroginástica, musculação e, para os mais frágeis como os centenários, fisioterapia. A fisioterapia nesses idosos tem apresentado resultados significativos, levando ao aumento da amplitude de movimento, melhor desempenho na realização das atividades de vida diária, melhora na velocidade da marcha e do equilíbrio, redução no número de quedas e bem-estar geral.

    Estudos também demonstram que um programa de treinamento de resistência (força) provoca mudanças positivas significativas nos níveis físico, psicológico e social.
  • Cuidar da saúde mental: botar o papo em dia com amigos, manter um círculo de amizade; usar a internet, se possível; jogar tabuleiro, cartas, dominó, palavras cruzadas, sudoku, caça-palavras, quebra-cabeças; dormir bem – sono da tarde não deve ultrapassar 40 minutos e não deixar o ambiente totalmente escuro; reduzir o estresse – momentos de relaxamento são fundamentais.
  • Permanecer algum tempo no sol: a vitamina D é uma substância produzida pela pele em resposta à exposição e radiação ultravioleta da luz solar natural, que ajuda na fixação do cálcio e melhora o ânimo.
    -Segurança: A casa tem que ser segura e livre de riscos de queda.