Início Política Professor Cleber propõe Semana de Conscientização sobre Autismo

Professor Cleber propõe Semana de Conscientização sobre Autismo

Foto: Divulgação

Proporcionar informações, abrir discussões e conscientizar ainda mais os santa-cruzenses sobre um problema que atinge muitas pessoas é o objetivo do Vereador Cléber Pereira (DEM) ao apresentar durante a sessão ordinária dessa segunda-feira, 10, o Projeto de Lei N° 35/L/2021 que trata sobre a criação da “Semana Municipal de Conscientização Sobre o Autismo”. 

De acordo com o parlamentar a meta é promover no Município um amplo debate e reflexão, em especial para demonstrar as dificuldades e preconceitos ainda enfrentados pelos portadores de autismo. “O projeto de minha autoria justifica-se porque aborda um tema de suma importância, que visa a conscientização e a disseminação de informações sobre o autismo”, defendeu o Professor Cléber. Segundo ele a reivindicação atende representantes do segmento, em especial pais de pessoas portadoras. “É uma simples ação, mas muito importante para esclarecer a sociedade a respeito dessa doença, reconhecida pelo governo brasileiro como uma incapacidade”, disse.

Em Santa Cruz, pelo texto do projeto, a data prevista para a realização da “Semana Municipal de Conscientização Sobre o Autismo” é, anualmente, entre os dias 2 a 8 de abril. “Não desejo apenas voltar a atenção da sociedade para esse distúrbio, mas também quero promover a integração dos autistas e suas famílias nas mais diversas camadas sociais”, garantiu Pereira.

O autismo é uma síndrome complexa. Seus distúrbios afetam o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), acredita-se que são mais de 70 milhões de pessoas com autismo. Estimativas apontam que só no Brasil podem existir aproximadamente 2 milhões de portadores.