Início Sem categoria Programa Inova RS na Região dos Vales realiza oficinas de cocriação

Programa Inova RS na Região dos Vales realiza oficinas de cocriação

Foto: Divulgação

A busca pela inovação nos Vales do Rio Pardo e do Taquari continua. Em outubro de 2020, na 1ª Reunião da Mesa, os membros do Inova RS na Região dos Vales, programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), definiram que até 2030 a região será referência nacional de inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em Biotecnologia e Automação nos setores Agroalimentar, Saúde e Serviços, abrindo novas oportunidades para cadeias adjacentes e buscando um constante desenvolvimento sustentável. 

A 3ª Reunião da Mesa acontece no dia 30 de março às 14 horas. O evento será on-line e transmitido pelo Facebook da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado. A reunião tem como objetivo apresentar os projetos e os resultados do programa obtidos até o momento.

Anteriormente, após a definição da Visão de Futuro, foram estabelecidos grupos de trabalho com representantes da Quádrupla Hélice (empresários, pesquisadores, representantes dos setores do governo e sociedade civil organizada) para construir as propostas para os projetos prioritários para cada área. A fim de construir colaborativamente os projetos, em janeiro de 2021, foram realizadas oficinas de cocriação para cada projeto elencado: Plantas Bioativas, Resíduos Agroindustriais e Saúde. No total, as oficinas contaram com cerca de 100 representantes da quádrupla hélice da região.

Ao longo das oficinas, os participantes elencaram as principais ações com potencial para tornar a Região dos Vales referência nacional em inovação. A realização das oficinas marcou um ponto importante do Programa Inova RS na Região dos Vales e no desenvolvimento do ecossistema regional de inovação.  

Ainda no início de 2021, os gestores de inovação e tecnologia da Região dos Vales organizaram reuniões on-line para manter a articulação entre as empresas parceiras, pesquisadores, membros do governo e da sociedade civil organizada, a fim de implementar os projetos estratégicos do Inova RS na Região dos Vales. Os projetos que buscam impactar no PIB da região visando o desenvolvimento econômico e social dos Vales do Taquari e Rio Pardo serão executados em parceria entre os membros do Programa Inova RS.

O Inova RS foi lançado em agosto de 2019 pelo Governo do Rio Grande do Sul e regulamentado pelo Decreto n. 54.767/2019. O projeto é promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e tem como objetivo tornar o Rio Grande do Sul referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local.